Um novo vírus que se espalha pelo Facebook infectou mais de 10 mil pessoas dois dias após ter sido lançado, no final de junho, a maior parte delas no Brasil e outros países da América Latina. Segundo a Kaspersky Antivirus, o ataque de phishing se propaga através de notificações de marcações em comentários de amigos na rede social, instalando versões infectadas do Chrome em computadores com Windows e extensões que bloqueiam a conexão com sites de segurança.
De novo?! Facebook muda o News Feed
Segundo a Kaspersky Lab, o processo de infecção acontecia em dois estágios. O primeiro deles iniciava no momento em que o usuário clica na notificação. Neste instante, um arquivo malicioso encerrava o navegador, instalando uma versão maliciosa que abria uma página que imita o login do Facebook para fazer com que a vítima forneça suas credenciais de acesso (login e senha).
Já o segundo estágio começa após o login, no qual a sessão da rede social era controlada em background e um novo arquivo baixado para mudar as configurações de privacidade na rede social, extrair dados da conta e manipulá-la para outras atividades, como roubo de identidade, engajamento fraudulento com conteúdos e transformando o perfil em um disseminador do malware — replicando o post com o link para baixar o vírus no computador no feed da vítima.
<b>Brasil é o país mais afetado
</b>
Os dados da Kaspersky Lab mostraram que o Brasil foi o país mais afetado pelo ataque de phishing, com 37% das ocorrências. Em seguida estão Polônia, Peru, Colômbia, México, Equador, Grécia, Portugal, Tunísia, Venezuela, Alemanha e Israel, sendo este último o país onde a origem do problema foi detectada.
Por que as imagens do Facebook não carregam no Wi-Fi? Descubra no Fórum do TechTudo.
O ataque foi desenvolvido para funcionar apenas em computadores e notebooks que usam o Windows. Portanto, dispositivos como smartphones e tablets não correm o risco de serem infectados. A exceção seriam telefones com Windows Phone, que podem ser contaminados em raras oportunidades.
Segundo a Kaspersky Lab, o phishing funciona graças a uma falha no Facebook sobre a qual a rede social já teria sido informada e corrigido. Este tipo de ataque é diferente de outros semelhantes, pois não envolve nenhum texto suspeito, apenas uma notificação que infecta o computador automaticamente.
A recomendação para os usuários que foram vítimas do ataque é conferir a lista de extensões do Chrome e apagar aquelas que não usa ou não se lembra de ter instalado. Este golpe em particular instala um plugin chamado thnudoaitawxjvuGB, que permite o controle da conta do Facebook e bloqueia o acesso a sites de segurança e antivír
<b>Como saber se fui infectado?</b>
Alguns sinais de infecção, além da notificação na rede social, são um súbito encerramento do navegador que, ao ser reinicializado, não é reconhecido como o padrão, além da instalação da nova extensão.
Para evitar ser vítima de ataques semelhantes, desconfie de qualquer download sugerido para melhorar o uso de uma ferramenta que você já opera sem dificuldades, como o próprio Facebook ou o YouTube e evite baixar arquivos de fontes suspeitas, via links em notificações ou janelas pop-up. Se você está recebendo as notificações de amigos infectados, informe-o sobre o malware para que ele possa remover o vírus do Facebook.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Do CS ao Global Offensive: veja evolução dos gráficos nos jogos da Valve
- PlayStation 2 e Xbox 360 estão entre consoles mais buscados na quarentena
- Como ativar créditos do Skype adquiridos no Office 2016
- Bully faz 10 anos: veja curiosidades e polêmicas sobre o game
- Saiba como ficar rico rapidamente em Super Mario Odyssey
- Avengers e Kingdoms of Amalur são destaques nos lançamentos da semana
- Instagram tira Photomap do automático, função revela local de fotos
- Multilaser lança tablet M9 Quad Core
- Moto G8 Power vs LG K61: compare preço e ficha técnica
- Naruto Online chega ao Brasil em breve com cinco classes disponíveis
- Shadow of the Colossus encanta com "gráficos 4K" no PS4; veja teste
- LoL: veja patch notes do 9.19, atualização do Mundial de 2019
- Como baixar e ler o manual de instruções do iPhone
- Caixa Econômica, Bradesco e até Nubank estarão no Samsung Pay
- Instagram e Facebook Messenger chegam ao PC com Windows 10
- E3 2015: confira a agenda completa da maior feira de jogos do mundo
- Como criar uma URL encurtada e personalizá-la com o Is.gd
- Placa de vídeo externa em notebook? Razer Core pode ajudar em upgrade
- Três dicas para encontrar vagas no LinkedIn: salve, descubra e avise
- Site para casamento: cinco plataformas para planejar o evento