Nesta segunda-feira (13) na WWDC 2016 a Apple anunciou mudanças em software que passam pelo novo iOS 10, presente no iPhone e no iPad; contam com a chegada do macOS Sierra que toma o lugar do velho OS X, sistema operacional dos computadores Mac, que também ganha uma versão da Siri no Mac; um novo watchOS , que roda nos relógios Apple Watch ; e tvOS, da Apple TV . O foco na renovação da sua linha de software reflete na fala de Tim Cook, presidente-executivo da empresa. Para Cook, o foco da companhia agora está nas quatro plataformas que a fabricante do iPhone mantém atualmente.
Quanto tempo duram iPhones, iPads, Macs e outros produtos da Apple? Veja dicas.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
A Apple Worldwide Developers Conference (WWDC) ocorre no centro de convenções Moscone em San Francisco, nos Estados Unidos, e conta com cobertura do TechTudo.
macOS Sierra com Siri
O OS X, sistema operacional do Macintosh mudou de nome. A partir de hoje, o OS passa a se chamar macOS, na versão mac OS Sierra. De acordo com a Apple, a ideia é estar em conformidade com o que o consumidor já encontra nos demais sistemas mantidos pela empresa: iOS, tvOS e watchOS.
Entre as novidades do sistema operacional para macbooks está a função de otimizar o espaço interno do computador. Num Mac com apenas 20 GB, após rodar um aplicativo específico, o disco livre passou para 150 GB. Para tanto, o macOS automaticamente envia documentos antigos, fotos em alta definição e arquivos pouco usados para o iCloud Drive, a nuvem da Apple.
A Siri, assistente virtual presente no iPhone e iPad, enfim estreou no computador pessoal da Apple. O rumor sobre o novo recurso já era conhecido no mercado de tecnologia. A Siri no Mac replica as mesmas funções do smartphone: é capaz de mandar mensagens para os amigos e fazer consultas na web.
Assim como no iPad Pro, o iMac e MacBook poderá colocar os vídeos da Internet numa janela menor, no canto da tela. A função batizada de PIP (picture in picture, na sigla em inglês) permite assistir a uma série ou vídeo do YouTube enquanto o usuário realiza outra tarefa, inclusive em tela cheia (full screen).
iOS 10
A nova versão do sistema operacional da Apple para celulares, o iOS 10, chega como o maior lançamento já feito para os usuários do iPhone. Os destaques começam com o novo design da tela de desbloqueio, que exibe as notificações em balões brancos, não interferindo no plano de fundo. Ainda nesta área, o 3D Touch aparece com uma nova função – basta pressionar o dedo sobre uma notificação para ter rápido acesso ao seu conteúdo.
O iOS 10 traz uma Siri mais inteligente. A Apple anunciou que a assistente estará aberta a desenvolvedores. Ou seja, além dos apps nativos da empresa, a Siri poderá integrar-se a apps de terceiros, como o WhatsApp.
O QuickType foi mais um dos pontos altos do lançamento. O teclado conta com a inteligência da Siri para prever e sugerir respostas realmente inteligentes. Além disso, o recurso permite digitar em diversas línguas, sem a necessidade de trocar de teclado.
watchOS 3.0
O sistema presente no Apple Watch chega à terceira versão com o Activity Sharing, espécie de centro de atividades físicas que coloca o dono do relógio numa competição com os amigos para saber quem conseguiu completar os exercícios. A função Scribble permite escrever no relógio ao desenhar letras na tela do smartwatch. Antes disso, só era possível adicionar texto ao Apple Watch com o recurso de Ditado, em que o usuário falava e o relógio transcrevia o que era dito.
Além disso, o Apple Watch com watchOS 3.0 terá novas faces (inclusive da Minnie, em adição à do Mickey); o Breathe, aplicativo para exercícios de meditação que lembra os diversos apps de yoga presentes na App Store; e o modo de emergência, que telefona para a polícia e ainda envia a localização geográfica para familiares.
tvOS
A Apple TV também está mais completa, com o sistema operacional tvOS aprimorado. Entre as novidades, a interação com a Siri vai melhorar, permitindo navegar por diferentes serviços de vídeo, entre eles o YouTube. O número de canais e aplicativos disponíveis também deve crescer e oferecer mais opções para assistir filmes, séries e competições esportivas.
Além da ajuda da assistente virtual para conferir mais conteúdos, a Apple TV vai receber todos os serviços baixados no iPhone, que agora poderá ser utilizado como controle remoto da set-top box. Através de um aplicativo para smartphone, os usuários terão a possibilidade de controlar a TV, ou até mesmo transferir desenhos do celular para a tela grande.
Comprar o iPhone 6S ou esperar pelo iPhone 7? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Há 2 anos, Orkut anunciava seu fim; baixe suas fotos o quanto antes
- Celulares da Samsung também podem vir sem carregador
- Como salvar fotos em PDF no Mac OS X
- SmartGym ganha novas opções de treinos para fazer exercícios em casa
- Windows 10 chega a 500 milhões de dispositivos
- Windows 10 Mobile: veja como preparar seu Lumia para a atualização
- VLC: 56 atalhos de teclado para dominar o player de v?deo
- Galaxy S7 ou Moto Z? Saiba qual celular premium detona nas especificações
- Uber Transit: veja como funciona o serviço que mostra transporte público
- C.O.P.A Free Fire 2020: veja times na final e como assistir ao vivo
- Mandou um e-mail errado? ‘Destrua’ uma mensagem enviada com o Dmail
- Conheça as skins do aniversário de Overwatch e saiba consegui-las
- Como adicionar um local no Google Maps pelo celular
- iTunes e Apple Music terão áudio de alta qualidade, diz site
- BeerMkr prepara cervejas de forma smart e manda avisos pelo celular
- Mortal Kombat X ganha joystick temático voltado para jogos de luta
- Veja 7 sites de compra coletiva e economize de viagens a restaurantes
- Doom e Pokémon Co-Master são destaques nos trailers da semana
- Testes do elevador que transporta pessoas para o espaço começam em breve
- Review Red Dead Redemption 2