O Spotify perdeu um interessante e ótimo recurso recentemente: as letras de músicas. Muito usado pelos assinantes do serviço de streaming de música, essa função mostrava a letra da canção à medida que ela era tocada. Assim, os usuários que não conheciam a letra podiam acompanhar e, logicamente, aprender a cantar sem essa “cola” por perto.
Em nota ao TechTudo, o Spotify esclareceu que a função realmente está indisponível enquanto eles tentam melhorar a ferramenta. Ao tentar ver a letra de qualquer faixa no Spotify, aparece a mensagem: “Cantarolar sem a letra também é divertido. Fã de letras, estamos fazendo melhorias muito legais, por isso esse recurso não está disponível. Fiquem de olho nas atualizações”.
Uma das mensagens que o Spotify mostra ao tentarmos ver a letra de alguma música (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)
Entretanto, o real motivo para o sumiço das letras foi o fim da parceria com o musiXmatch, empresa que fornecia as letras das canções disponíveis no Spotify. No blog da companhia, Max Ciociola, fundador da empresa, explicou o que aconteceu: “Lamentamos o fim da parceria, mas devemos manter nosso produto e nossos usuários acima de tudo. Não vamos permitir que ninguém ignore nosso modelo de negócios”.
Aparentemente, o fim da parceria se deu por divergências de opinião quanto ao valor que o Musixmatch pedia. Ao que tudo indica, o Spotify não concordava e queria pagar um valor menor pela parceria. Como não conseguiram chegar a um acordo, o Musixmatch decidiu dar fim à parceria.
A integração entre ambos os serviços começou em meados de 2015 e funcionava no aplicativo para desktops do Spotify. Bastava pressionar o botão “Letras” para poder acompanhar a letra da canção à medida em que ela era tocada, sin
... cronizada com a música.
Essa perda é bem considerável para o Spotify, visto que ele atua em um mercado extremamente competitivo e que qualquer diferencial ajuda a conquistar mais clientes. O Musixmatch possui o maior banco de dados de letras de músicas e mais de 60 milhões de usuários ao redor do mundo. Ele é mais antigo que o próprio Spotify. Infelizmente, o Spotify não deu nenhuma previsão de retorno da funcionalidade.
A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.