O Google segue tentando derrubar o WhatsApp no mundo dos aplicativos de mensagens. Durante a conferência anual da empresa, o Google I/O, foram revelados o Allo e Duo, dois novos apps mensageiros. No passado, porém, a empresa já tinha apostado em programas similares para conquistar os tagarelas no Android e no iPhone (iOS). Hangous e Talk são dois nomes, entre tantos outros que continuam ativos ou foram finalizados.
Android N é revelado em detalhes no Google I/O; conheça as novidades do sistema
Se você está confuso com essa variedade de ferramentas de chat e comunicação, o TechTudo reuniu um histórico dos aplicativos lançados pelo gigante da internet e o que aconteceu com eles.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android e iPhone
Google Talk: lançado em agosto de 2005 para Windows e Web
Nos tempos de MSN, o Google Talk foi a aposta da empresa para a troca de mensagens e ligações do tipo VOIP. A primeira versão beta do serviço foi lançada em 24 de agosto de 2005 e chamou a atenção por ser bastante leve. Para usá-la, era necessário ter uma conta do Google+, como um endereço do Gmail, por exemplo.
O GTalk, como também era conhecido, era bem simples se comparado aos apps de mensagens atuais e até mesmo os da época. Embora disponível para Windows, o serviço ganhou muita popularidade ao ser integrado com o Gmail e o Orkut, a principal rede social do Brasil na época. O Google Talk teve ainda uma versão para Android, mas foi substituído em 2013 pelo Hangouts.
Google Voice: lançado em março de 2009 para web, Android e iOS
O Voice é um serviço de chamada para telefones fixos e celulares do Google lançado para concorrer diretamente com o Skype. Assim como o rival, o aplicativo oferecia tarifas mais baixas para ligações para linhas convencionais no Brasil e no exterior, normalmente custando alguns centavos por minuto. Além disso, usuários do serviço ligavam de graça entre si e podiam enviar SMS grátis.
O Google Voice ainda continua ativo, mas seus aplicativos raramente são atualizados com alguma novidade. Em 2014, o Google integrou as funções do app ao Hangouts e, desde então, se esforça para migrar os usuários para o programa mais recente.
Android N: qual a melhor novidade da versão? Opine no Fórum do TechTudo.
Google+ Messenger: lançado para Android e iOS
Também conhecido como Hundle, o Google+ Messenger fazia parte dos diversos apps separados da rede social lançada em 2011. Nele, o foco era o envio de mensagens instantâneas e troca de fotos e vídeos com os grupos e círculos do Google+. No entanto, o serviço teve vida curtíssima, sendo substituído pelo Hangouts em 2013, e transformando-se em Google+ Photos.
Google Hangouts: lançado em maio de 2013 para Android, iOS, web e Chrome
O Hangouts surgiu com a promessa de unificar a bagunça de apps e serviços de mensagens do Google. Para isso, ele foi integrado ao Gmail e Google+, substituindo os antigo GTalk, Voice e G+ Messenger gradativamente. Para isso, o serviço foi pensado para ser multiplataforma, suportando computadores, tablets, celulares, relógios e web.
Entre as principais funções do Hangouts estão a troca de mensagens de textos, emojis, adesivo e localização, além de ligações por voz e vídeos. Há ainda a possibilidade de enviar e receber SMS em aparelhos com Android, mas o Google também tem um cliente específico para isso.
Com o lançamento do Allo e Duo no Google I/O 2016, no último dia 18, especulou-se sobre o possível fim do Hangouts. No entanto, a empresa confirmou que o serviço segue funcionando normalmente.
Messenger: lançado em novembro de 2014 para Android
O Messenger é um cliente de mensagens de texto (SMS) convencionais do Google lançado apenas para Android. Para começar, ele trazia a interface Material Design do então recém-lançado Android 5.0 Lollipop. Além disso, a ferramenta apostava em funções como compartilhamento rápido de fotos e vídeos (MMS), envio de mensagens em grupo, bloqueio de remetentes, além do suporte a mensagens de voz, adesivos e emojis.
O Google Messenger é compatível com Android 4.1 (Jelly Bean) e versões posteriores. Segundo a empresa, o aplicativo continuará em operação mesmo após a chegada do Allo e do Duo. Conheça as diferenças entre o Messenger e o Hangouts.
Spaces: lançado em maio de 2016 para Android, iOS e Web
Com a popularidade de grupos no WhatsApp e Telegram, o Google resolveu lançar sua própria ferramenta para esse fim: o Spaces. Nele, os usuários poderão criar tópicos de discussão e compartilhar páginas da Web, fotos, vídeos e diversos conteúdos de forma mais rápida, graças à integração com o serviço de buscas, o YouTube e o navegador Chrome.
Embora não seja uma ferramenta de chat convencional, o aplicativo permite a troca de mensagens e conversas em comentários de tópicos. A chegada do Spaces foi uma surpresa para muitos usuários, uma vez que ele reúne funções de outros serviços da empresa, como o Google+ e Hangouts.
Google Allo: anunciado em maio de 2016 para Android e iOS
O Google Allo é o aplicativo mais recente do Google que turbina a troca de mensagens com inteligência artificial e diversos truques. Criado para rivalizar com o WhatsApp, ele permite que o usuário envie mensagens automáticas sugeridas de acordo com fotos e textos recebidos, seja mais expressivo com textos em diferentes tamanhos e até mesmo envie mensagens auto destrutivas no modo anônimo, como na navegação privada do Chrome.
O Allo traz ainda o Google Assistant embutido para fazer pesquisas na web. Assim como seu grande concorrente, o aplicativo funcionará vinculado ao número de celular do usuário e haverá criptografia para proteger o conteúdo das conversas. O aplicativo ainda não foi oficialmente lançado, mas deve chegar entre junho e setembro de 2016.
Google Duo: anunciado em maio de 2016 para Android e iOS
Outra surpresa do Google I/O 2016 foi o Duo, um app para fazer companhia ao Allo e, de certa forma, similar ao FaceTime do iPhone e Mac. Com ele, o usuário pode fazer ligações para algum contato via internet e conversar utilizando a câmera de vídeo.
Umas de suas principais vantagens é o recurso "Knock Knock", que mostra a imagem de quem faz a chamada para que o receptor saiba de quem se trata, em caso de um número desconhecido. Em outras palavras, você sabe quem está ligando antes de atender.
Assim como o Allo, o Duo também funcionará com base no número do telefone do usuários e deverá fazer chamadas até quando a conexão da Internet estiver mais lenta. O aplicativo também chegará entre junho e setembro de 2016 para Android e iOS.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- iPhone: como editar vídeos sem instalar nada no iOS 13
- uberAIR: conheça carro voador da Uber que será testado no Brasil
- Moto X4: tudo que você precisa saber antes de comprar o celular Motorola
- Overwatch: evento de Halloween tem data de início para próxima semana
- Como mudar seu nome no Facebook
- Como fazer votação em vídeo ao vivo com o Facebook Live
- Como mudar capa de um Destaque do Instagram sem postar nos Stories
- Saiba tudo sobre For Honor, aguardado jogo de luta da Ubisoft
- iPhone X chega às lojas em 8 de dezembro; saiba tudo sobre lançamento
- Segurança em Smart TVs: entenda os riscos e proteja-se de brechas
- PES 2016 ganha data de lan?amento mudan?a clim?tica durante os jogos
- Windows 10 terá 1 GB de correções no primeiro dia do lançamento oficial
- Como baixar de novo apps comprados pela App Store do iPhone
- Update no WhatsApp Web sincroniza links e documentos entre celular e PC
- Roteador TP-Link dual-band: veja modelos e preços para comprar no Brasil
- Como funciona o Wi-Fi 6 no celular
- Táxi sem motorista circula pela primeira vez no Reino Unido
- Mad Max: game chega em setembro sem vers?es para PS3 e Xbox 360
- Celular flip, ringtone, MMS: relembre tecnologias antigas de telefones
- Demon's Souls Remake: oito coisas que você precisa saber sobre o game