Uma série de 15 falhas de segurança graves foram descobertas no kernel (núcleo) do Ubuntu, distro Linux desenvolvida pela Canonical. Os problemas, que acabam afetando diretamente as edições 12.04, 14.04 e 15.10 do sistema operacional, podem ser corrigidos com uma atualização do componente. Os problemas foram listados em avisos de segurança do Ubuntu, que esclarecem mais a fundo os riscos envolvidos em continuar usando o computador com o sistema operacional desatualizado. As falhas foram descobertas por desenvolvedores e hackers de Linux.
Windows 10 ganha build 14342 com mais extensões para Microsoft Edge
No total, são 15 problemas apontados e prontamente corrigidos, todos de alguma gravidade: o CVE-2015-8767, talvez o mais sério de todos eles, permite que um computador seja invadido remotamente, dando ao invasor a chance de causar travamentos no sistema. Outras brechas graves da lista não servem de porta para intrusos, mas permitem que informações sejam obtidas por invasores.
Como corrigir o problema?
De acordo com a Canonical, a atualização do sistema é altamente recomendável para usuários das edições Ubuntu 12.04 LTS, Ubuntu 14.04 LTS, e Ubuntu 15.10. O processo de atualização é simples, bastando que seja usado um comando dentro do Terminal para dar a ordem de fazer o update:
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
Esse comando vai desencadear o processo de atualização do seu Ubuntu. O sistema operacional irá buscar pacotes atualizados em repositórios de confiança para uma série de aplicativos e recursos, além de aplicar modificações oficiais do kernel realizadas pela própria Canonical.
O que é kernel?
Kernel é um dos componentes que perfazem um sistema operacional, seja ele Linux, Windows, Mac OS e etc. Para entender melhor sua importância, basta compreendê-lo como uma camada básica do software operativo (kernel, em inglês, significa núcleo), responsável por estabelecer a comunicação entre o sistema e o hardware. Nessa analogia, em que o kernel é o núcleo, e a interface gráfica com que interagimos é uma camada que reveste o kernel, fica fácil entender por que ele é tão importante.
Como atualizar o kernel
No Linux, há a possibilidade de atua
A grande questão é que esse procedimento é bastante avançado, requer conhecimento mais aprofundado do Linux e não é livre de riscos: um processo de atualização mal sucedido, ou a aplicação de um kernel incompatível com a versão do sistema operacional e com o computador em si pode provocar uma série de erros, que vão desde instabilidades do sistema a travamentos constantes.
Para evitar traumas, a melhor maneira de garantir um kernel atualizado e um computador seguro é atualizando o sistema a partir do comando sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade. Isso garante que seu computador estará rodando a versão mais atual e oficial do kernel para Ubuntu.
Netflix não abre no Ubuntu (Linux), como resolver o problema? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como fazer backup de fotos e arquivos do PC na conta Google
- Metal Slug e promoções: conheça os jogos para Android da semana
- Intel diz superar Apple M1 em até 30% com chips de 11ª geração
- DayZ e mais três jogos são banidos de lançamento na Austrália
- Core i9 9900K vs Core i9 10900K: compare os chips Intel top de linha
- Tekken World Tour 2019 dará R$ 708 mil em prêmios; veja novidades
- Apps para Windows Phone: Opera Mini, 6tag e outros tops da semana
- Amigo secreto por SMS: saiba como fazer sorteio por mensagem de celular
- Microsoft corrige falha apontada pelo Google e põe fim a polêmica
- Bloodborne: como destruir a Bruxa de Hemwick no game
- Projetor portátil FuntaSee reproduz filmes em 4K e cabe na mochila
- Novo gamepad da SteelSeries é o primeiro controle para a nova Apple TV
- BLAST Pro Series convida SK Gaming para a edição de 2018
- Como dar entrada no seguro desemprego pela web
- Street Fighter 5 tem Akira de Rival Schools, Dan e Oro em nova temporada
- League of Legends: como reportar jogadores no LoL
- Como fazer download de Miitomo da Nintendo e jogar no Android e iPhone
- Animal Crossing: Pocket Camp é novo game da Nintendo no iOS e Android
- CS:GO: MIBR vence Evil Geniuses na estreia do Asia Championships 2019
- Nove usos de tecnologia que podem se tornar comuns nos próximos 10 anos