O Early Access é uma plataforma da loja digital Steam que permite aos desenvolvedores lançar jogos para a venda ao público antes de eles estarem completos, o que às vezes causa certa confusão. Entenda melhor o que é o acesso antecipado aos jogos e quais as vantagens e riscos dessa modalidade.
Guia Steam: veja coletânea de dicas para a plataforma de games para PC
Origem
O conceito inicial de vender um jogo ainda incompleto provavelmente se popularizou com o surgimento de Minecraft, o qual ironicamente não é vendido no Steam. Jogadores que compraram o título de blocos quando ele ainda estava sendo desenvolvido, pagaram apenas 25% do preço que ele custa hoje, puderam jogá-lo durante vários anos enquanto ele era terminado e no fim tiveram acesso ao jogo completo.
Não seria exagero dizer que Minecraft não seria tão popular hoje se não fosse por esse modelo de negócios. O acesso antecipado cria uma relação diferente entre o desenvolvedor e o consumidor, que passa a se achar tanto dono do processo de desenvolvimento quanto do produto final.
Vantagens
Uma grande vantagem de comprar um jogo em seu estágio Early Access costuma ser o preço, como mencionado anteriormente. Valores como os 25% do preço final como em Minecraft são raros, mas você com certeza conseguirá um bom desconto em relação ao preço de lançamento.
No entanto, a principal vantagem é obviamente poder jogar antes de todo mundo. Caso você esteja muito animado por um game, poderá começar sua aventura antes mesmo de seus amigos sequer comprá-lo. Em casos de RPGs ou MMORPGs, o acesso antecipado às vezes permite que você já comece a subir de nível antes mesmo do lançamento.
Alguns títulos oferecem também itens extras, os quais podem ser estéticos, para diferenciar jogadores que apoiaram o projeto desde o início, ou realmente itens poderosos para utilizar no jogo que aumentarão seu entretenimento, como uma recompensa pelo voto de confiança.
Ajudando no desenvolvimento
Quando mencionamos que a relação entre consumidor e desenvolvedor é diferente no acesso antecipado, o principal motivo é que o jogo ainda não está pronto, e pode ser moldado pelas pessoas que o estão jogando. Desenvolvedores irão querer ouvir o feedback de usuários sobre seu jogo, sobre onde podem melhorar e quais partes podem não estar tão boas.
Em um determinado momento no desenvolvimento de Minecraft, o criador do game decidiu que as tochas teriam duração limitada, sendo que jogadores as utilizavam para se protegerem de monstros que apareciam na escuridão. Como muitas pessoas se manifestaram contra essa mudança durante o desenvolvimento, elas permaneceram do jeito que eram até hoje.
Quais são os riscos?
Obviamente, o maior risco ao comprar um jogo que ainda está incompleto é que ele nunca chegue a ser terminado. Assim como acontece em campanhas
Outra desvantagem é que o processo de desenvolvimento de um jogo é algo muito demorado. Isso significa que um título com acesso antecipado pode levar mais de 1 ano até ficar pronto, e até mesmo muitos meses para sequer se tornar prazeroso de jogar por longos períodos de tempo.
Ponderando sobre esses problemas, evite se envolver em projetos que pareçam grandes demais, mas ofereçam uma parcela muito pequena de conteúdo no acesso antecipado. Pense bem se um desenvolvedor pequeno irá realmente conseguir completar jogos tão ambiciosos quanto eles idealizaram.
É recomendado para quem?
Como é possível ver, o processo de acesso antecipado não é tão simples, traz algumas vantagens mas nem tudo são flores. Ele é recomendado para os fãs mais entusiastas de jogos ou fãs de alguma franquia específica que realmente queiram investir uma grande porção do seu tempo a um título.
Jogadores mais casuais que apenas queiram pegar um bom jogo e se divertir com ele, podem acabar frustrados ao experimentarem um título em acesso antecipado, onde a maioria das funções mais complexas pode ainda não estar disponível ou funcionando de acordo, para não mencionar bugs que estraguem a diversão.
Vale a pena comprar jogos na loja digital Steam? Comente no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Black Friday 2018: cinco dicas para achar as melhores promoções online
- NuConta: como usar o simulador de rendimento do Nubank
- Uma nova experiência em computação
- YouTube passa a exibir vídeos na vertical; conheça todas as mudanças
- Valorant: guia com as principais call-outs dos mapas do jogo
- Water cooler Corsair vale a pena? Veja modelos e preços para comprar
- Windows 10 Pro ou Home? Entenda as diferenças entre versões no PC
- Conhe?a as melhores placas de v?deo AMD para turbinar seu PC gamer
- Como instalar aplicativos exclusivos de iPhone no iPad
- Darksiders 2: Deathinitive Edition será lançado para PlayStation 4
- Como criar grupo no Facebook pelo celular Android?
- Microsoft oferece Xbox One X raro personalizado da Capitã Marvel
- GTX 760: veja se ainda vale investir na placa de vídeo da Nvidia
- Windows 10: Dez dicas para usar melhor a central de notificações
- Zenfone 2: como apagar o histórico de ligações
- Saiba como postar fotos do iPhone no Facebook
- Bio para TikTok: cinco ideias para preencher a biografia da rede social
- Como testar o áudio do microfone sem instalar nada no PC
- Como testar a velocidade do Wi-Fi sem instalar nada no PC
- Review Wolfenstein 2