As barras de ferramentas são desenvolvidas adicionar recursos extras e rápidos ao navegador. Normalmente ficam instaladas logo abaixo da barra de endereço do browser, onde está a URL dos sites. Caso tenha optado por adicionar alguma barra de ferramentas, será possível compartilhar páginas de forma rápida nas redes sociais, fazer buscas e mais vantagens.
Qual o melhor navegador para PC? Faça o teste online e descubra agora
No entanto, uma barra de ferramenta ruim pode dar dor de cabeça quando o recurso vem oculto na instalação de programas, mudam seu buscador original e lotam a interface. Entenda como funcionam.
Como funciona?
Chamadas em inglês de “Toolbar”, a barra de ferramenta funciona de forma integrada com o navegador, permitindo acessar atalhos, botões de busca e mais itens. Cada fabricante adiciona os itens convenientes, e que acham importantes para os internautas. Assim, vale lembrar que cada barra de ferramenta oferece recursos próprios. Cabe ao usuário escolher se deseja adicionar uma ao browser.
A vantagem está na praticidade e a ideia principal é tornar a navegação mais rápida e intuitiva. No entanto, a interface do browser “perde” um espaço, o que pode deixar o visual mais lotado, principalmente para quem adiciona diversas barras diferentes no mesmo navegador.
Normalmente, a Toolbar é grátis e compatível com Internet Explorer, Chrome, Firefox, Opera e Safari.
Na sua opinião, qual o melhor navegador de internet? Comente no Fórum TechTudo
Barras boas x barras ruins
Quando o usuário opta pode instalar uma barra de ferramentas, a ideia é deixar o uso de recursos mais prático no dia a dia. Dentre as principais disponíveis para download, é possível lembrar como destaque da Barra de Ferramentas do Google (Google Toolbar), que permite compartilhar páginas em redes sociais, fazer buscas rápidas na web por notícias, vídeos, imagens e mais recursos online.
Além disso, a toolbar vem com um bloqueador de pop-ups, o que pode ser bem prático, e permite fazer traduções. Mas o que é considerada uma barra “boa”? Resumidamente é o fato de não conter anúncios, propagandas, conteúdo indevido e, principalmente, pela instalação ser feita por escolha do internauta.
Para entender melhor, as barras incômodas, ou “ruins” são aquelas instaladas sem o consentimento do usuário ou por descuido. Normalmente elas ficam ocultas na instalação de programas gratuitos e o internauta acaba adicionando a ferramenta sem perceber, ao aceitar um termo de compromisso ou até prosseguir com os passos de forma tradicional. O resultado só é notado ao abrir o navegador.
A desvantagem desses itens é que lotam a interface do navegador, requisitam tempo do internauta para desinstalar e muitos vêm com anúncios. Al
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Como remover barras de ferramentas
Instalou uma barra de forma indesejada? Então saiba que é possível remover a ferramenta. Algumas ações demandam mais trabalho, sendo necessário desinstalar o item no Painel de Controle do computador e ainda desativar em cada navegador.
São exemplos de barras de tarefas Yahoo Toolbar, Hao123, a barra de ofertas do Dealply, Babylon Seach, Barra Ask e do Muvic Smartbar. Confira nos tutoriais de cada item como remover do seu PC.
Remover barras de tarefas usando o Avast Browser Cleanup
Passo 1. Baixe e instale a ferramenta do Avast no computador;
Passo 2. No menu da lateral esquerda, selecione o navegador no qual deseja fazer a limpeza. Note que serão listadas as extensões e barras de ferramentas instaladas. Caso não esteja vendo todas as barras, desmarque a opção “Remover as extensões com uma boa classificação”. Clique em “Remover” e confirme em “Sim. O recurso vai remover e reiniciar o navegador.
É possível remover cada barra de ferramentas que achar incômoda nos diferentes browsers, de forma simples e rápida. O recurso pode ser utilizado para as barras que você não precisar mais.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Internet discada e Wi-Fi turbinado são destaques de informática em janeiro
- Lista reúne jogos com conteúdos especiais para o Halloween 2016
- Lista traz os melhores Managers de Futebol grátis para iOS e Android
- CS:GO: Team Liquid é confirmada na Epicenter 2018
- Como importar e exportar favoritos do Chrome
- Videoconferência: oito ferramentas para fazer reuniões online grátis
- Confira como instalar o Adobe Flash Player no Android 4.4 e 5.0
- MacBook: veja como resolver problemas de conexão com aparelhos Bluetooth
- The Sims: veja a evolução da famosa franquia de simulação da vida real
- Celulares piratas serão bloqueados nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste
- Cinco jogos viciantes de PC para treinar e subir de ranking no CS:GO
- Apps para Android: Reclam?o, Alt-C e outros destaques da semana
- Como vincular conta da Riot Games com a Twitch TV
- Como criar colagens de fotos em celular Samsung
- Como usar o aviso de limite de internet 4G no Android
- ROG Phone 2 vs ROG Phone 3: saiba o que muda em preço e ficha técnica
- LBFF Série C abre inscrição; veja regulamento e como participar
- Redmi AirDots, da Xiaomi, é o fone mais buscado do Brasil em março
- Como se cadastrar no programa de prêmios Xbox Live Rewards
- Apps para colocar texto em fotos: veja os cinco melhores aplicativos