Para refletir sobre código aberto, o Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro, propõe um exercício um tanto atrativo: a produção de cervejas artesanais. A ideia, que é batizada como Free Beer e veio de um coletivo dinamarquês chamado SuperFlex, foi “abrir o código” da bebida: qualquer pessoa pode reproduzir ou criar novos produtos a partir de uma receita amplamente compartilhada.
O que é software de código aberto?
A proposta é tornar mais palpável um conceito pouco popular. A discussão a respeito do Código Aberto (Open Source, em inglês) fica restrita a quem tem um conhecimento mais aprofundado em tecnologia. Então, para quebrar essas barreiras e ampliar o conhecimento, que tal produzir cervejas?
Free Beer
A bebida foi criada em 2004 e teve sua receita publicada sob uma licença que permite que qualquer pessoa crie sua versão dela. É permitido inventar versões da cerveja em si, e de sua embalagem, que também é compartilhada. Na prática, é como se a receita fosse o núcleo de um software - como o Linux, que dá origem a várias distribuições de sistemas operacionais.
Mas, não vá se animando! O nome do projeto, Free Beer, não significa “cerveja grátis”, como a expressão é conhecida, e sim “cerveja livre”. Faz referência a uma frase conhecida do ativista norte-americano Richard Matthew Stallman: “Software livre é uma questão de liberdade, não de preço”.
O projeto permite até ganhar dinheiro com a Free Beer. As únicas condição dadas são que a fórmula seja aprimorada e que sejam distribuídas com a mesma licença aberta, para que o produto permaneça em constante evolução. Também é exigido crédito ao trabalho original.
A bebida já foi fabricada em cidades como Taipei (Taiwan), Los Angeles (EUA), Munique (Alemanha), Lausanne (Suíça) e Auckland (Nova Zelândia). Agora, chega ao Rio de Janeiro, produzida pela Allegra, uma cervejaria local que produz cervejas artesanais como Three Monkeys e Jefrey.
Os experimento Free Beer fica disponível para o público às quintas e sextas, de 12h as 19h, até o dia 1 de
Sobre Código Aberto
Código Aberto é um termo que se refere a um software cujo código fonte. Ou seja, as linhas de programação que compõe um software, é disponibilizado para qualquer pessoa. Existe uma ideologia por trás: a colaboração entre várias pessoas que têm diversos conhecimentos pode evoluir o produto. É uma prática que se opõe ao comportamento padrão dos desenvolvedores. A grande maioria dos softwares tem seu código fonte restrito, sem deixar que seja copiado ou alterado sem autorização.
Conheça mais do Museu do Amanhã:
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Fortnite: Battle Royale ganha torneio com prêmio de R$ 31 milhões
- Como tirar S no LoL? Dicas e o que fazer para conseguir a nota
- Android 11 Go é lançado; nova versão é mais leve e traz funções inéditas
- Como fazer download e instalar o mod de Sonic em Minecraft
- Como criar filtro para Instagram
- Cansado do cabo USB convencional? Conheça o modelo que é ‘a sua cara’
- The Witcher 3 ganha jogo do ano no Golden Joystick Awards 2015
- Resident Evil, Star Wars e Ace Combat estão nas ofertas da semana
- Como acessar o manual digital nas Smart TVs da Sony
- Como atualizar o Moto Z para o Android Oreo
- Seu monitor está piscando? Descubra principais causas e soluções
- Como usar o aplicativo ‘Buscar meus amigos’ no Mac
- Confira a lista com os jogadores mais fortes no campo de Fifa 16
- Adolescente 'acaba' com ponto cego no carro usando projetor e webcam
- Requisitos de Warcraft 3 Reforged e como fazer download do jogo no PC
- Seis funções do Photoshop 2019 para iniciantes que você deve conhecer
- Eleições 2020: como consultar os candidatos no site do TSE
- Apple lança no Brasil os AirPods, fones de ouvido sem fio para iPhone
- LG G8S ThinQ tira três fotos ao mesmo tempo e custa R$ 4.299 no Brasil
- Como resolver todos os problemas do Windows Update