Digimon Story: Cyber Sleuth é o novo RPG da série de monstros digitais desenvolvido pela Bandai Namco. Disponível para PS4 e PS Vita, o título coloca o jogador no papel de hacker com habilidades para usar “programas” chamados Digimon. O game tem uma mecânica de evoluções mais complexa e não conta com legendas em português. Por isso, o TechTudo preparou um tutorial que ensina a fazer download de Digimon Story: Cyber Sleuth e jogar o RPG:
Leia o review completo de Digimon Story: Cyber Sleuth
Como fazer download de Digimon Story: Cyber Sleuth para PS4 e PS Vita
Digimon Story: Cyber Sleuth pode ser adquirido por meio da PlayStation Store, em versão digital. Para comprar e baixar, acesse a loja online pelo navegador ou no próprio console, e procure pelo nome do jogo na aba de buscas da página principal.
Na página do Digimon Story: Cyber Sleuth, adicione o jogo ao carrinho e siga os passos com os dados de pagamento para concluir a compra. Para baixar o game, clique na opção de download após a compra ou acesse seus jogos no menu de cada console.
No PS4, encontre o título na biblioteca de jogos e clique em "Baixar". Ele é pequeno e ocupa somente 2.4 Gb no HD. No PS Vita, abra o ícone da PS Store, clique nos três pontos localizados na parte inferior direita da tela e escolha sua lista de downloads. Selecione a opção download para começar a baixar. A versão de portátil pesa 1.5 Gb.
Primeiros passos
Durante o prólogo de Digimon Story: Cyber Sleuth, o jogador aprende um pouco das mecânicas básicas de jogo. Escolha gênero e nome para o personagem e depois um dos três Digimons disponíveis para começar – Palmon, Terriermon e Hagurumon –. Clique em todas as opções no menu do game ou do DigiLab para abrir os tutoriais iniciais.
Interface e menus
Os menus do jogo são um Digivice, simples e fáceis de entender. Aperte triângulo para abrir a roda de ícones. Entre elas estão as opções de save – é possível pode salvar a qualquer momento –, a DigiLine com mensagens de amigos e Digimons, o perfil de investigador com informações de level e casos, inventário de itens, opções de som e animações, e também o guia geral com as digievoluções desbloqueadas ao longo do game.
Como capturar Digimons
O sistema de captura em Digimon Story: Cyber Sleuth é o mesmo de Digimon Dusk e Dawn do Nintendo DS. Ele é feito por meio do Digimon Scanner, ou seja, basta encontrar o Digimon durante uma batalha para a porcentagem de dados sobre ele irá subir. Quando o número chegar a 100%, o jogador pode converte-lo em um Digimon na opção DigiConvert, no menu do DigiLab.
DigiLab
O DigiLab é introduzido logo no começo do game e é uma ferramenta essencial pra construir uma boa equipe de Digimons. É nele que o usuário fará as digievoluções, converterá dados do scanner, criará itens e poderá lutar com outros jogadores no multiplayer online. Confira abaixo todas as opções disponíveis no DigiLab:
DigiBank: Este é o menu para criar, organizar e evoluir os Digimons. O DigiBank tem um limite de espaço que pode ser expandido ao longo do game.
DigiFarm: A DigiFarm é a fazenda para deixar os Digimons treinando. O level deles aumentará gradualmente e ainda há a opção de aumentar a quantidade de experiência adquirida com "Farm Goods", comprados também no DigiLab. É nela que o jogador poderá subir os status, como ataque, defesa, HP e CAM, ou criar itens e pesquisar novos casos para investigar.
Digimons colocados como líderes da DigiFarm dão 5% de bônus em certos status na opção Training. Confira a lista com o bônus que cada personalidade pode oferecer:
Personalidade / Bônus
Durable | Bônus em HP |
Lively | Bônus em SP |
Fighter | Bônus em Ataque |
Defender | Bônus em Defesa |
Brainy | Bônus em Inteligência |
Nimble | Bônus em Velocidade |
Builder | Reduz tempo para criação de itens |
Searcher | Reduz tempo de pesquisa |
Mirror Dungeon: Esse menu salva a localização de dungeons anteriores para que seja possível visitá-las novamente. É útil para treinar e capturar Digimons diferentes.
Shop: A loja dentro do DigiLab vende apenas itens para serem usados dentro da DigiFarm. Os Farm Goods são equipamentos que aumentam a experiência por atributo (Fogo, Água, Trevas) ou ajuda a treinar status de ataque, velocidade, entre outros. Há também comidas especiais que podem subir o nível de CAM mais rapidamente.
Colosseum: Este é o menu que possibilita disputar partidas multiplayer locais ou online. Basta estar conectado à internet e procurar partidas de acordo seu rank. Antes de começar, há opção de escolher se quer ou não disputar aquela partida com o usuário selecionado. Não é possível usar itens durante a luta e as vitórias rendem pontos.
Medical Machine: Aqui, o jogador pode recuperar o HP e SP dos Digimons. Antes de batalhas importantes, entre em pontos de acesso para usar o DigiLab e curar os monstros. O valor depende da quantidade de HP e SP que precisa recuperar.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Como evoluir seus Digimons
Digivolver faz com que o Digimon se torne mais forte e aprenda novos ataques. Essa transformação também é feita no DigiLab, pelo menu do DigiBank. Mudar a forma de um Digimon fará com que ele volte para o level 1, porém, também vai aumentar o level máximo. O nível máximo que cada Digimon pode alcançar é 99.
Além de mudarem para a forma adiante, eles também podem retornar para a anterior, o que facilita explorar diversas árvores de evoluções. No entanto, para fazer isso, é necessário cumprir os requisitos de cada digievolução. Eles incluem nível, pontos de atributos (ataque, defesa, HP), afinidade (CAM) e as vezes outros Digimons (DNA). Os requisitos variam de acordo com o tipo do Digimon e evoluções disponíveis.
Para conseguir formas mais avançadas, como Ultimate e Mega, aumente o status ABI, uma espécie de potencial do Digimon. Além de permitir alcançar digievoluções mais poderosas, também aumenta a quantidade de pontos bônus que o Digimon pode ganhar pelo treinamento da DigiFarm em cada um dos status. Por isso, não tenha receio de de-digivolver várias e várias vezes.
Há também como subir o level do Digimon com os dados de outro (Load Digimon). O jogador “gasta” um ou mais de seus monstros e o outro ganha experiência de acordo com o nível e forma do Digimon usado. Um processo parecido também ocorre na digievolução de DNA. Além de cumprir os requisitos, um dos Digimons sumirá após a evolução.
Sistema de combate
O sistema de combate é em turnos, com 3 vs 3. No menu de luta, existem os ataques comuns (Attack), as habilidades especiais (Skill), itens para usar e a opção para trocar de Digimon, gastando um turno (Change). Ao lado direto, está a Timeline, que muda de acordo com a velocidade de cada um. Digimons mais rápido atacam primeiro.
As habilidades são divididas entre uma fixa (Special Move) e outras que podem ser aprendidas ao longos dos leveis e evoluções (Inherited Skills). Cada Digimon aprende, no máximo, 20 habilidades. Se passar deste limite, é preciso deletar uma delas para colocar outra no lugar.
O número de Digimons a serem usados é limitado pela memória disponível no inventário. Ela pode ser aumentada ao longos dos capítulos, com o item Memory Up. O combate também tem um modo automático (Auto Mode) com o botão Select, que coloca os Digimons para serem controlados pela AI do game.
Cross Combo
Chamados de Xros Combos, são ataques em conjunto de dois ou mais Digimons. Há quatro tipos: Chain Attack (aumenta o número de golpes), Damage Up (aumenta o dano), Heal Up (aumenta a cura) e Skill Up (aumenta a habilidade de buff ou debuff).
Para melhorar as chances de conseguir um Xros Combo, suba o nível de afinidade dos Digimons. Isso é feito aumentando o status CAM, alimentando seus monstros com comidas na DigiFarm. O Cross Combo é ativado quando os Digimons com a barra de combo ficam alinhados na Timeline de combate, que aparece do lado direito da tela.
Pontos de acesso
Os pontos de acesso, ou Access Points, são áreas no mapa com conexão para o mundo digital. O protagonista com a habilidade Connect Jump pode “saltar” entre as redes para chegar ao EDEN ou DigiLab. Os orelhões amarelos dão acesso aos dois, porém, o azul só tem transporte para o DigiLab e aparece apenas nas dungeons do mundo digital.
Para acessar as dungeons e outros mapas do jogo, vá ao EDEN. Já para explorar os locais do mundo real, basta acessar o mapa principal do game.
Casos e habilidades
Passar horas no DigiLab evoluindo Digimons é viciante, mas para avançar na história, é necessário completar o objetivo do jogo – resolver casos no mundo real e virtual. Ao longo dos capítulos, o personagem pegará casos principais ou secundários para resolver. Eles estão disponíveis no quadro do escritório e só há como pegar um por vez.
O personagem também ganha experiência com as missões, o que aumenta o level como Cyber Sleuth. Ele também tem habilidades para hackear as dungeons, que libera o acesso a novas áreas. Aperte quadrado para conferir a lista e usá-las nos cenários.
Qual o melhor Anime ou Mangá? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Overwatch: saiba o que pode mudar no meta do jogo com atualização 1.25
- iPad Pro tem tela de 12,9” e canetinha stylus Apple Pencil
- Confira dicas para jogar The Legend of Zelda: Breath of the Wild
- Lenovo anuncia PCs com recurso contra curiosos durante a CES 2020
- Como editar fotos e colocar filtros no celular com o app Afterlight
- inkHunter: como usar o app para escolher sua próxima tatuagem
- Conheça os 15 Pokémon mais poderosos no game para celulares Pokémon Go
- Cartola FC: como acompanhar as parciais dos pontos e comparar com amigos
- Quer uma placa de vídeo? Veja oito modelos por até R$ 2 mil em 2020
- Melhores do Ano: TechTudo elege os destaques da tecnologia em 2020
- Batalha das Lendas Free Fire: tabela e como assistir à Liga BDL ao vivo
- Dragon Ball Z: O Renascimento de F ganha jogo brasileiro para celular
- G3 e G7 são os novos notebooks gamer da Dell; veja o preço no Brasil
- Time de CS:GO Windigo ainda não recebeu prêmio de R$ 2,6 milhões da WESG
- Friday the 13th marca o retorno de Jason, o assassino de Sexta Feira 13
- Perdeu alguma novidade da CES 2016? Veja o resumo do que aconteceu
- Star Wars Battlefront 2 traz personagens da saga e gráficos bonitos
- PC não volta do modo de espera; veja como resolver
- Flamengo Esports completa três anos: veja trajetória no LoL e Free Fire
- Batman e Mortal Kombat X s?o destaques nos trailers da semana