O HDR é um novo padrão tecnológico que permite ganhos de qualidade de imagem mais sutis do que a alta resolução. A sigla indica "grande alcance dinâmico" e já é conhecida por fotógrafos e quem usa câmeras de maior qualidade. Mas onde encontrá-la e quais as vantagens?
TV analógica deixa o Brasil a partir deste ano; veja como se adaptar
Para entender melhor a importância da tecnologia, principalmente em TVs 4K e monitores, veja o que o recurso oferece e em quais aparelhos está disponível. As fabricantes criaram um selo especial para certificar os usuários da performance do padrão.
Qualidade de cor
O HDR é um recurso desenvolvido para que dispositivos eletrônicos gerem ou reproduzam imagens que apresentem cores mais vivas, com melhores níveis de contraste, tons claros com mais brilho e tons pretos mais escuros.
É por esse detalhe – gerar e reproduzir – que o mesmo termo pode se referir à câmeras de foto e vídeo, capazes de registrar imagens com grande alcance dinâmico, ou a televisores e monitores, habilitados em aceitar esse padrão e reproduzir as imagens com maior qualidade de cor.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
A ideia, portanto, é que uma tela com suporte a esse padrão, exibindo imagens com HDR, vá apresentar um resultado muito mais bonito esteticamente e com cores mais vivas e próximas à forma pela qual os olhos as veem naturalmente. O HDR funciona preservando detalhes de cor na imagem que, do contrário, acabariam perdidos nos padrões atuais de conversão de imagem.
TV de LED ou OLED?
A princípio, o recurso HDR deverá ser mais comum, ao menos nos próximos anos, em televisores LED. A razão é que a tecnologia OLED ainda é um pouco restritiva a implementação dessa técnica. Com o tempo, isso deve mudar: a LG, durante a CES 2016 , apresentou televisores OLED com HDR. No entanto, não espere que esses produtos sejam baratos e que exista grande oferta de TVs e monitores OLED com HDR no curto prazo.
Como saber se o que assisto é HDR?
Não adianta ter uma TV, ou um monitor HDR se o conteúdo que você assiste não foi produzido com atenção a essas especificações. Atualmente, canais de TV aberta e paga do Brasil não veiculam produtos com essa tecnologia e só é possível encontrar imagem com o recurso em plataformas como o Netflix.
Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do
Há, também, outra opção: games. Jogos de computador já apresentam essa tecnologia há algum tempo e os consoles PS4 e Xbox One são capazes de aproveitar o HDR na hora de reproduzir as imagens de games desenvolvidos para tirar proveito do grande alcance dinâmico.
Selo Ultra HD Premium
Grandes fabricantes de televisores e monitores apresentaram um selo que foi criado para determinar padrões mínimos de qualidade e performance para TVs 4K. Entre os pontos que um produto precisa atingir para ganhar o selo, está o HDR.
Isso significa que, daqui em diante, bastará encontrar TVs e monitores com a certificação para ter certeza de que o dispositivo conta com suporte à reprodução de imagens em HDR.
HDR só em TV 4K?
Como você pode perceber, o HDR está profundamente vinculado com TVs e monitores 4K, já que é esse o caminho que a indústria vem trilhando. No entanto, isso não impede que exista modelos com resolução Full HD e HDR.
Tecnicamente, não há motivos para que isso não ocorra e o argumento para que esse tipo de produto eventualmente surja é bastante sólido, já que TVs Full HD ainda despertam grande interesse e a presença do HDR nessas telas agregaria valor ao produto.
Tendência
Para quem, com alguma razão, ainda não vê motivos para comprar TVs 4K, a má notícia é que na CES 2016 nenhum fabricante apresentou unidades com resolução 1080p e HDR. Como a feira não só antecipa lançamentos do ano todo, mas também aponta tendências para a indústria, o HDR pode não chegar aos televisores Full HD.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Call of Duty Ghosts, Titanfall e The Witcher estão nas ofertas da semana
- Review Dissidia Final Fantasy NT
- Veja como anexar v?rias fotos num mesmo tu?te no Twitter do celular
- Review Beats Solo 3 Wireless
- Macbook, Air e Pro: veja as diferenças entre os notebooks da Apple
- Twitch Sings leva 'karaokê' para plataforma de stream; veja como funciona
- Android M, iOS 9 ou Windows 10 Mobile: qual sistema inovou mais?
- Telegram: rival do WhatsApp libera supergrupos com 5 mil pessoas
- Destiny 2: Maldição de Osíris, tudo sobre a nova expansão
- Apple vai consertar teclados de MacBook com defeito; veja como verificar
- Como mudar o tom de pele de emojis usados no Facebook
- Quatro coisas que você ainda pode fazer no Orkut até setembro de 2016
- Como editar PDF pelo celular
- Procon-SP vai notificar Apple no Brasil por lentidão em iPhones antigos
- Curso online grátis: 5 apps que liberaram aulas durante a quarentena
- Conheça Galaxy Fit 2, a pulseira fitness que vendeu 1,3 milhão de unidades
- Como configurar uma VPN no Windows 7
- Como incorporar games com código embed no Twitter; veja dica
- Dell lan?a vers?o de notebook 2 em 1 com processador top e mais autonomia
- Destiny: saiba como conseguir Fragmentos de Luz no game de tiro