Os aplicativos podem estar roubando a cena no acesso à web em dispositivos móveis, mas os navegadores ainda são a principal porta de entrada da Internet para o usuário comum de computadores desktop. Os browsers são grátis e os favoritos para PC na hora de entrar em redes sociais e sites.
Veja outras opções de navegadores de Internet
Saiba quais foram os browsers mais usados de 2015 e veja como está a briga entre Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e o Internet Explorer pela preferência dos usuários no Brasil e no Mundo. Os dados são o StatCounter, que rastreia até o GPS em suas avaliações sobre localização e sistema.
Navegadores de Internet mais usados no Brasil
No Brasil, a liderança do Chrome é incontestável: 65,84% dos usuários em 2015 utilizaram o navegador do Google para acessar a web, entre todas as plataformas, vencendo "de lavada". No gráfico, são considerados os acessos via desktop, celular, tablet e console de videogame. O segundo lugar fica para o finado Internet Explorer, com 11,46%, mostrando que ainda há muitos PCs no país com versões antigas do Windows. Em terceiro fica o Mozilla Firefox, com 8,1%, seguido por Android e Safari.
Se considerarmos somente o acesso via computador desktop, a dominação do navegador de Internet do Google é ainda maior, com a preferência de 70,39% dos usuários. Segundo e terceiro lugares não mudam, com IE e Firefox distantes menos de 5% um do outro. O Safari para Mac aparece em quarto, com 1,3%, na frente do Opera, que está entre os mais rápidos e leves do mercado, com 1,01%.
A vantagem do Google Chrome entre os usuários brasileiros de Internet diminui quando se considera somente o uso no celular, com 56,42%, principalmente pela popularidade do navegador nativo de versões antigas do Android, com 19,65%, e do Safari, acessado pelo iPhone (iOS), com 11,65%. O browser do Windows Phone aparece em quarto lugar, com 4,41%, na dianteira do Opera, com 3,41%.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Navegadores de Internet mais usados no mundo
Globalmente, o Chrome continua com a liderança, com 44,87%, mas há uma mudança importante na segunda colocação. Ela agora é ocupada pelo Safari, com 13,06%, mostrando a popularidade do iPhone no mundo. Em seguida vem o IE, com 11,24%, seguido de perto pelo Firefox, com 10,51%. Android e UC Browser são os próximos, um pouco mais usados do que o Opera, próximo dos 5%.
Nas versões para PC, Mac e para distros do Linux, o reinado do Chrome cresce mais uma vez com pouco mais da metade dos acessos no mundo. Segundo e terceiro lugares vão, assim como no Brasil, para Internet Explorer e Firefox, mas com uma diferença de apenas 1,34% entre eles, reflexo do abandono do IE no Windows 10. Em seguida, Safari já aparece com 5,06%, graças aos fãs de Mac OS.
Nos celulares, o primeiro lugar mundial permanece com o Chrome, mas com uma liderança significativamente menor frente aos concorrentes para Android, iPhone e Windows Phone, com 33,58% do tráfego entre janeiro e dezembro de 2015. Em segundo lugar aparecem os usuários de iPhone com o Safari, com 18,84%, depois os que utilizam browser nativo do Android 4.0 ou anterior, com 15,39%.
Curiosamente, logo atrás com 15,12% vem o UC Browser, que está entre os tipos de navegadores com bloqueador de anúncios integrado. O gráfico também mostra que, em outros países, o Opera é muito mais popular do que no Brasil, com 11% de preferência.
Como baixar vídeos do Youtube no Google Chrome? Veja dicas no Fórum do TechTudo.
O StatCounter (statcounter.com) é um site que agrega estatísticas baseadas em dados coletados a partir de 15 bilhões de page views por mês, recolhidos por meio de uma rede com três milhões de websites. De acordo com os desenvolvedores, os números são atualizados e disponibilizados a cada quatro horas, porém estão sujeitos a revisão por 14 dias a partir de sua publicação – portanto, dados consolidados.
Vale notar que ainda não há sinal de popularidade do Microsoft Edge, novo navegador do Windows 10.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- AMD lança processadores de sétima geração, compatíveis com memória DDR4
- Como apagar o histórico de comandos de voz salvos pelo Google
- Dragon Ball Xenoverse 2 terá forma suprema e inédita de Goku
- Solstício de verão é lembrado pelo Google com Doodle animado (e fofo)
- Minecraft: veja como fazer um castelo no game de construir blocos
- Twitter: como excluir todos os tuítes do seu perfil de uma vez
- Overwatch: conheça Paris, novo mapa do jogo
- CBLoL 2018: Flamengo e Kabum! vencem na volta do 2° split; veja tabela
- Halo 5 Guardians chega com destaque nos lançamentos da semana
- Como identificar se seu HD é compatível com a placa-mãe do computador
- Epson Home Cinema LS100: projetor a laser cria tela de 120 polegadas
- Como acenar no Facebook? Saiba chamar a atenção de amigos
- Como ativar e desativar protetor de tela no Windows
- 'Gboard apresenta falhas continuamente': como resolver erro do teclado
- Como obter rank S nas missões de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
- INTZ estreia com vitória no Mundial de League of Legends
- BlizzCon 2016 traz novidades de Overwatch, Diablo 3, HearthStone e HOTS
- LG Velvet em detalhes: ficha técnica, preço, prós e contras
- Jogos que mereciam um remake: Eternal Champions
- Confira dicas para jogar Kingdom Come: Deliverance