HDs consistem em discos magnéticos girando em altas velocidades e isso significa que eles normalmente geram algum ruído. Contudo, há situações em que barulhos estranhos devem servir de alerta ao usuário porque indicam que o dispositivo está com problemas sérios em seus mecanismos. O uso prolongado de HDs nessas situações pode agravar o problema e comprometer a saúde da superfície em que os seus dados estão armazenados.
Como detectar erros no disco rígido?
No tutorial, você vai conhecer alguns métodos para identificar a origem dos ruídos, determinar se eles são normais ou representam indícios de problemas. Também vai ficar por dentro de dicas importantes para não comprometer a integridade dos seus dados.
Antes de analisarmos possíveis causas e soluções, tenha em mente que HDs não devem fazer barulho. Um disco rígido que está se comportando de forma anormal e produzindo ruído durante o uso, pode ser usado por mais algum tempo. Medidas paliativas podem estender um pouco sua vida útil, mas, via de regra, HDs que começam a fazer barulho não melhoram, só pioram com o tempo. Se o seu está nesse estágio, encare a situação com cuidado e realize backups de seus dados.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Passo 1. A primeira precaução é determinar saúde do disco. Para isso, execute algum aplicativo de diagnóstico para HDs, como o HD Tune Pro. Esse programa vai examinar o dispositivo e, caso encontre problemas, você já terá indícios de que o ruído pode estar relacionado a esses erros.
Passo 2. Caso o software encontre erros como “bad blocks” dentro do seu HD, execute programas que são capazes de corrigi-los (além do HD Tune Pro, considere o Hirens BootCD como opção para essa tarefa). Em alguns casos, eliminando os bad blocks, o disco rígido pode parar de fazer barulho.
Passo 3. Se o diagnóstico não encontrou nada de errado, ou se mesmo corrigindo bad blocks seu disco ainda faz barulho, há outras possibilidades para se eliminar os ruídos.
Abra seu computador e verifique se os parafusos que fixam o HD no lugar estão bem apertados. Algumas unidades de deskt
SSD em conjunto com HD deixa o Windows mais rápido? Veja no Fórum do TechTudo
Passo 4. Outra possível solução é alterar a posição dos cabos de energia e de informações. Substitua-os e realize novos testes.
É possível que um cabo de energia com defeito cause o problema por subalimentar o dispositivo, fazendo com que os rotores responsáveis por girar os discos não funcionem corretamente. No caso do cabo de informações, problemas semelhantes podem ser causados caso a conexão entre placa e HD não esteja estável em virtude de um cabo de má qualidade.
Passo 5. Se seu HD produz dois estalos na hora de ligar o computador e mensagens relacionadas a erro de boot são emitidas pelo sistema, você tem em mãos um disco rígido condenado. Nesse caso, o HD não pode ser reparado e apenas empresas especializadas podem tentar recuperar seus dados.
Caso queira recorrer a esses profissionais, é importante desinstalar o HD defeituoso para evitar que novas tentativas de inicialização provoquem mais problemas.
Passo 6. Há dois tipos de ruído que simbolizam situações graves e que dificilmente podem ser corrigidos, caso todas as outras alternativas anteriores não tiverem dado nenhum resultado: o som de pequenas batidas e estalos de forma constante, oriundos do interior do HD, denotam sérios problemas: certifique-se de que você possui backup dos seus dados, ou busque realizar o procedimento de cópia imediatamente.
Outro ruído que pode apontar defeito na unidade é um tipo de gemido em alta frequência, assimilando-se ao barulho que o metal faz ao tocar outra superfície em alta velocidade. Nesse caso, é possível que o disco magnético esteja raspando as cabeças de gravação, ou paredes internas do HD. Nessa situação, considere o dispositivo condenado.
Como evitar esses problemas?
HDs consistem em equipamentos que unem eletrônica e mecânica. Por conterem peças móveis bastante delicadas, é fundamental manuseá-los com cuidado e evitar que eles sofram pancadas a todo custo.
Impactos podem desalinhar o preciso equilíbrio dos mecanismos que fazem com que o HD funcione corretamente, provocando pontos de contato entre cabeças de leitura e gravação com o disco e outros danos físicos, que acabam criando ruídos, prejudicando a integridade dos dados e, no fim, condenando o dispositivo.
Outro ponto importante é que HDs com muitos anos de uso acabam sofrendo desgaste natural dessas partes móveis. Se seu disco rígido é velho e está emitindo ruídos estranhos durante o funcionamento, considere a aposentadoria do dispositivo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como ocultar o n?mero de celular no app 99Taxis?
- Câmera de segurança smart tem detector de fumaça e movimento
- Hellblade, PES 2018 e Artifact são os destaques da semana em jogos
- Conhe?a tecnologias ?bizarras? que deram certo em sites de arrecada?
- Crash Bandicoot N. Sane Trilogy será lançado para Nintendo Switch
- Clash Royale: cinco coisas que você nunca deve fazer no jogo da Supercell
- Dicas para jogar Evolve e ganhar com cada monstro no PS4, Xbox One e PC
- Autoridades fecham botnet que infectou mais de 3,2 milh?es de PCs no mundo
- Veja a evolução dos gráficos de Halo, série de tiro em primeira pessoa
- Panasonic lança smart TV 4K HX550 com Android TV e comandos de voz
- Celular flip, ringtone, MMS: relembre tecnologias antigas de telefones
- Como atualizar os apps manualmente na smart TV Samsung
- Como fazer logoff e desconectar o WhatsApp aberto no PC de maneira remota
- Como transformar o Android em um despertador divertido com Mimicker
- Google libera correção para Chromecast que pode derrubar conexão Wi-Fi
- Tudo que você precisa saber sobre a Nvidia GTX 1080
- Instagram testa compartilhamento de Stories pelo WhatsApp
- PS5 vs PS4: veja o comparativo de design dos consoles e dos acessórios
- Câmera térmica para iPhone é uma das novidades da IFA 2015
- Pr?ximo iPhone ter? processador e tela fabricados pela Samsung, diz site