O Microsoft Office ainda é o pacote de programas de escritório mais encontrado em desktops. No entanto, o software ganhou alguns concorrentes de peso, como o LibreOffice e o Apache OpenOffice. Os dois softwares são gratuitos, de código aberto, com muitas funcionalidades em comum e alguns diferenciais.
LibreOffice: como colocar em ordem alfabética e classificar crescente
Mas qual deles pode substituir programas como o Word e Excel, da Microsoft? Conheça um pouco mais sobre cada um e descubra qual deles é a melhor opção.
Um pouco de história…
A semelhança que existe entre o LibreOffice e o OpenOffice se deve ao fato de ambos terem a mesma origem: um software proprietário chamado StarOffice. Tudo começou quando a Sun Microsystems comprou a empresa Star Division em agosto de 1999 e liberou o código fonte do StarOffice 5.1. Assim, em 13 de outubro de 2000, iniciou-se o projeto de desenvolvimento do OpenOffice.org.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Quando a Oracle comprou a Sun (e junto com ela os direitos do OpenOffice.org), alguns desenvolvedores e colaboradores do OpenOffice.org deixaram o projeto controlado pela Oracle para montar o LibreOffice, criando um fork (ramificação) do projeto original.
Atualmente, o OpenOffice é mantido pela The Apache Software Foundation, e o LibreOffice pela The Document Foundation. As duas suítes são bem completas e possuem um bom suporte aos formatos proprietários do Microsoft Office. Apesar das características em comum, os dois programas não são iguais e possuem algumas diferenças que podem ser determinantes na escolha de qual usar.
Compatibilidade de arquivos: empate
Os dois pacotes possuem boa compatibilidade com os formatos de arquivos usados no Microsoft Office. Ambos permitem abrir, editar e salvar arquivos doc, .ppt, .xls, xmls .docx, .pptx, .xlsx e outros formatos usados pelo Office. Tal compatibilidade não é perfeita, pois dependendo da complexidade e dos recursos usa
Estabilidade e velocidade: LibreOffice
O LibreOffice passou por uma grande limpeza do código obsoleto (herdado do StarOffice), e por conta disso, tem sido bastante adotado pelas principais distribuições Linux e pelos usuários que não querem ou podem usar o pacote da Microsoft. Esse ponto dá ao LibreOffice uma grande vantagem sobre o OpenOffice, pois resulta em uma maior estabilidade e velocidade.
Atualização: empate
Devido a sua comunidade e adoção, o LibreOffice tem sido desenvolvido mais rapidamente e recebido novas versões com mais frequência. Mesmo não tendo o mesmo ritmo, o OpenOffice também tem crescido e evoluído muito nos últimos anos.
Novos recursos: Libre Office
Além de ter um desenvolvimento mais rápido, o LibreOffice sai na frente por causa de sua licença. O projeto Apache OpenOffice usa a licença Apache, enquanto o LibreOffice utiliza uma licença dupla LGPLv3/MPL. O resultado prático disso é que o LibreOffice pode tomar código do OpenOffice e incorporá-lo, mas o OpenOffice não pode fazer o mesmo.
No longo prazo, isso significa que grandes melhorias para o OpenOffice podem ser incorporadas no LibreOffice, enquanto grandes melhorias para o LibreOffice não podem ser incorporadas no OpenOffice. Isso dá claramente uma grande vantagem para o LibreOffice, que vai desenvolver mais rápido e incorporar mais recursos e melhorias.
Conclusão: Libre Office
O OpenOffice e LibreOffice são, basicamente, as mesmas suítes de escritório, sendo o segundo uma articulação do primeiro. A grande diferença é que o LibreOffice tem tido um desenvolvimento mais ativo e tem sido adotado por muitas distribuições Linux, enquanto que a Apache Software Foundation tem se esforçado para melhorar o OpenOffice para torná-lo um verdadeiro concorrente para o LibreOffice e também para o Microsoft Office.
Ao menos por enquanto, o LibreOffice é o grande vencedor nessa disputa. Contudo, como nenhuma solução é 100% perfeita, vale a pena experimentar ambas e testar qual funciona melhor com seus arquivos e sua rotina de trabalho.
Como resolver problema de lentidão no LibreOffice? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- RX 580 vs GeForce GTX 1060: compare as placas de vídeo da AMD e Nvidia
- Super Mario Bros: cartucho lacrado é vendido por mais de R$ 350 mil
- Conheça o Smarty, novo set-top box Elsys que transforma a TV em smart
- Review Mega Man Legacy Collection 2
- QooCam: câmera 360° tem três lentes e pode gravar vídeos em 3D e 4K
- BGS 2019: como comprar ingressos para a feira de games em SP
- LBFF 2020: Santos retoma liderança na quinta semana da liga; veja resumo
- Como instalar e jogar Fifa 16 Ultimate Team, game para Android e iOS
- Conheça os melhores programas para ‘limpar’ a memória RAM do seu computador
- Lista tem 15 dicas para usar o Google Maps no celular e no computador
- BlizzCon 2015 abre com foco em filme, novidades e homenagens aos fãs
- Lives do fim de semana: como assistir aos shows ao vivo e online
- TFT para celular terá lançamento em março; faça pré-registro para baixar
- Apple Pencil, a canetinha do iPad Pro, fica mais cara no Brasil
- CS:GO: MIBR vence G2 e segue IEM Katowice Major 2019 com placar de 2-1
- Gears of War ganha vídeo que compara versão original com remasterizada
- Como verificar se PC executa versão 64 bits do Chrome; saiba como baixar
- Review The Seven Deadly Sins: Knights of Britannia
- Fortnite: veja a localização de todos os Pontos Avançados de Expedição
- Como usar o aplicativo Saúde no iPhone com iOS 8?