Nada melhor do que chegar em casa e poder descansar com tranquilidade, deixando as preocupações do lado de fora da porta. No entanto, para nos sentirmos bem e descansado, é fundamental que estejamos num ambiente seguro. Se você está buscando um novo lar, deve se atentar a alguns pontos para ter em sua lista de opções apenas casas seguras para alugar.
Então, é preciso evitar que alguns detalhes passem despercebidos. Em especial nas grandes cidades, onde a procura por imóveis é grande e às vezes bem corrida.
Para que você se sinta bem mesmo depois da mudança, aprenda como escolher uma casa segura para alugar.
Atente-se às fechaduras do imóvel
Quando estamos próximos de casa, na maioria das vezes, já pegamos as chaves e nos preparamos para abrir a porta. As chaves são o verdadeiro símbolo desse espaço, não é mesmo? Porém, é preciso ter muito atenção e cuidado com elas.
Logo que você se mudar para uma casa nova, o ideal é que troque os segredos das fechaduras de cada uma das portas. Afinal, nunca se sabe quantas cópias existem ou possam estar espalhadas por aí.
Se você optar por manter as mesmas chaves, instale fechaduras reforçadas, como a tetra-chave ou outro trinco, para prevenir qualquer tipo de surpresa desagradável.
Verifique o estado das janelas
Quando estiver visitando casas para alugar, não deixe de verificar a situação das janelas do imóvel, pois, muitas vezes, elas são o ponto fraco da segurança. Por isso, preste atenção no vidro e nas esquadrias, veja se não estão frágeis ou enferrujadas. Confira também se há alguma forma de trancar as janelas.
Além disso, se for preciso, não hesite em encomendar a instalação de grades ou outras formas de proteção. Lembre-se também dos basculantes e janelas dos fundos da casa, muitas vezes não damos atenção a estas áreas, apesar da importância para segurança da casa.
Controle a entrada da casa
Foi-se o tempo em que a campainha era o suficiente para anunciar pessoas na porta da sua casa. Hoje em dia, é fundamental contar com um portão eletrônico e, de preferência, acompanhado de um interfone com câmera.
Desta maneira, você consegue saber quem está chegando na sua casa, sem precisar ser visto e controlando a entrada da maneira mais segura possível.
Tenha em mente que a iluminação ajuda na proteção
Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas imóveis com iluminação exterior são mais seguros e afastam possíveis invasores. Quando estiver caminhando à noite, repare nas casas com luzes do lado de fora e repare como esse detalhe faz diferença.
Invista nos muros e na proteção
Já que estamos falando das áreas externas da casa, destacamos também a importância dos muros de proteção. Além de deixarem o ambiente mais reservado, eles protegem contra a entrada de ladrões e possíveis invasores. Também é possível contar com cercas elétricas na parte superior dos muros, para garantir ainda mais segurança para sua casa.
Invista em um sistema completo de segurança
Hoje em dia, existem muitos imóveis disponíveis no mercado que já oferecem todos os equipamentos necessários para a proteção da sua casa. Os circuitos de segurança são elementos que garantem muito mais tranquilidade para os moradores. Entre as opções, você pode contar com as seguintes:
- Câmeras de vigilância
- Alarmes
- Sensores de movimento
Todas estas ferramentas tecnológicas permitem que você tenha a certeza que a sua casa estará protegida a todo momento. Sem contar que você pode controlá-las de maneira remota, seja pelo smartphone ou computador. Além do apoio prestado pelas empresas que fornecem estes equipamentos.
Avalie a rua onde vai morar
Já parou para pensar que muitas vezes as pessoas alugam casas tendo feito uma única visita? Isso é um equívoco, pois é fundamental conhecer a vizinhança, a rua, perceber se é muito movimentada, se é deserta, iluminada ou escura. Estas características dizem muito sobre a sua segurança e bem estar dentro da residência.
Considere todos os tipos de proteção
Engana-se quem foca o aspecto segurança apenas na questão dos roubos. Existem outros tipos de elementos que podem colocar a sua casa em risco, como, por exemplo, os incêndios. Para isso, veja qual a possibilidade de contar com detectores de fumaça, para prevenir qualquer situação.
O ideal é instalá-los na cozinha ou nos outros cômodos onde o risco seja maior. Além disso, tenha sempre um extintor em casa, para apagar pequenos focos de maneira segura.
Quando o assunto é segurança, nunca é demais. Siga as nossas dicas quando sair em busca da sua casa dos sonhos e prepare para usufruir de momentos de tranquilidade no seu novo lar.
E você? Presta atenção a esses detalhes quando está em busca de uma casa? Conta pra gente nos comentários e compartilhe as suas experiências.
Mais Artigos...
- Tenha o jardim dos seus sonhos
- Consórcio ou financiamento imobiliário: qual a melhor opção?
- Dividir o aluguel do apartamento é considerado sublocação?
- Imóveis novos ou usados: qual vale mais a pena?
- Automação residencial é tendência em imóveis
- Apartamento financiado: 5 dicas para otimizar as finanças
- Escolha também sua vizinhança
- Saindo do aluguel: é melhor comprar uma casa ou apartamento?
- Conheça o bairro e busque apartamentos para alugar na Lapa
- Saiba como quitar dívidas sem passar sufoco
- Conheça 4 benefícios de fazer móveis planejados para o seu imóvel!
- 4 casas de filmes famosos que existem na vida real
- Vantagens de morar em prédios residenciais
- Guia da Mudança: passo a passo para você comprar o imóvel ideal!
- 5 erros para evitar ao fazer um contrato de aluguel
- Conheça os prazos para locação residencial
- Você sabe o que é o IPTU?
- 8 motivos indiscutíveis para investir em imóveis!
- 12 formas de se divertir morando no bairro do Ipiranga
- Como organizar sapatos com pouco espaço e criatividade