Não importa a época: viajar se tornou cada vez mais importante na agenda de todo mundo. Mas, é claro que o final de cada ano e o perído de julho concentram as maiores movimentos por conta do calendário escolar. Então, se você é dos mais prevenidos, provavelmente já fez seus planos. Se é do tipo que deixa tudo para a última hora, talvez ainda esteja decidindo... nos dois casos, é lembrar do verdadeiro arsenal de aplicativos que estão à sua disposição para tornar suas férias melhores. Nós fizemos uma lista com alguns confira!
Dá para dividir os sites e os aplicativos para smartphone em 2 tipos. Aqueles que apostam nas colaborações dos próprios internautas e aqueles que usam seus próprios recursos para oferecer o serviço.
A Daiana é daquelas viajantes frequentes. Seja a trabalho ou a lazer, sempre que pode ela está com o pé na estrada. E na bagagem dela – ou melhor na tela do computador ou do smartphone – sempre está presente um dos aplicativos mais populares – e que é baseado na colaboração.
Serviços como esse são intessantes porque coletam opiniões dos próprios viajantes e, assim, conseguem ir além do marketing das empresas. Porém, o lado negativo é que refletem uma visão média – o que pode não corresponder a expectativa de todo mundo.
De qualquer modo, eles podem ser uma mão na roda na hora de escolher um hotel ou um restaurante, por exemplo. Esse aqui é um dos pioneiros nesse setor. O Yelp não é tão popular assim aqui no Brasil, mas é uma ótima ferramenta para buscar recomendações de locais nos Estados Unidos e também na Europa.
Se os aplicativos colaborativos são bem eficientes, também tem exemplos de aplicativos que apostam nos seus próprios recursos e que fazem um bom trabalho. Quando o assunto são passagens aéreas, uma das melhores ferramentas é o Google Flights. Além de ser totalmente gratuito – você tem acesso ao preço dos bilhetes sem nenhuma taxa, dá para comparar rotas diferentes para um mesmo destino e acompanhar a evolução dos preços. Depois de se cadastrar, toda vez que há uma alteração, o mecanismo envia um email para o endereço cadastrado.
Agora, ainda no tema passagem aérea, tem um aplicativo que já foi considerado até pelo Google o melhor de todos: o Hopper. O diferencial dele é que as buscas são feitas com a ajuda da inteligência artificial. Com isso, muitas vezes ele consegue propor combinações de rotas diferentes, o que pode significar uma boa economia. O pessoal do aplicativo fala em diferença de até 40% no preço dos bilhetes. Nós nunca vimos uma diferença tão grande – mas já observamos alguns descontos na faixa dos 10 ou 15% - o que, cá entre nós, já ajuda bastante.
Pois é, esse é um dos grandes problemas das viagens na era da internet. Antes, quando todo mundo recorria a uma agência de viagens, você tinha como reclamar quando chegasse ao hotel e ele não fosse exatamente o que você esperava. Agora, quando você é quem faz a sua reserva – não tem nem a quem reclamar.... por isso, é super importante ter algum grau de segurança nessa escolha. Nesse quesito, quem faz um bom serviço é esse site aqui, o Oyster. Eles fazem as próprias fotos dos hotéis – o que evita o efeito Photoshop. São fotos reais, mas feitas com um pouco mais de cuidado que as dos usuários dos aplicativos colaborativos. Além disso, os reviews deles são bem confiáveis e completos. Só tem um inconveniente: o site está todo em inglês e a maior parte dos hotéis visitados fica nos Estados Unidos e Europa – mas já é uma ajuda se você vai para um desses destinos...
Como a gente disse no começo, tem milhares de aplicativos quando o assunto é turismo. Mas, para a matéria chegar ao fim, tem a questão dos mapas. Afinal, nada mais chato que ficar perdido na cidade... aí tem duas boas opções. No Google Mas, você pode baixar os mapas off-line dos lugares que você for visitar. Basta procurar pelo nome da cidade, clicar no menu e
Esses apenas alguns exemplos entre os milhares de aplicativos do tipo disponíveis tanto na Web quanto nas lojas do Google e da Apple. Você tem sugestão de outros? Compartilhe com a galera nos comentários. E boa viagem!
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Os perigos da exposição desenfreada nas redes sociais
- TV analógica será desligada no fim do mês em SP; saiba o que você precisa fazer
- CNH Digital facilita a vida do motorista; veja como ter o documento no celular
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Saiba identificar quando seu smartphone está com vírus
- Entenda o que é um Beacon e como ele pode facilitar a sua vida
- Perigo na rede: ferramentas permitem que qualquer um crie seu próprio vírus
- Entenda como funciona a realidade aumentada nos jogos
- Em 2015, Google deixou de ser dono do Google
- Por dentro da Microsoft: veja como é a sede da empresa nos EUA
- A polêmica e os riscos de expor crianças muito cedo ao mundo da tecnologia
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra - 09/02/2019
- Samsung volta a apostar nos tablets Android; conheça o Galaxy Tab S3
- A CES 2019 mostrou o futuro da saúde na forma de wearables. Saiba mais
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Realidade virtual no cinema: você poderá se sentir como um astro de Hollywood
- Inteligência artificial virou 'moda' em 2017; confira os avanços
- Perfil clonado no Facebook: vidas roubadas
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Testamos: nova geração do Moto G é elegante e lembra o top de linha Moto Z