Lentidão… Travamentos… Vírus… Pane geral… … a temida Tela azul! Fim da linha, amigo, é hora de formatar seu computador. Estes são os sinais mais óbvios de que é hora de recomeçar sua máquina do zero. Mas há outras razões que indicam o momento de resetar o PC.
Se você for vender ou doar o equipamento, trocar alguns hardwares ou, por exemplo, quiser mudar a versão do Windows, estas também são razões que indicam motivo para formatar o computador. Mas antes de tomar qualquer decisão, o mais indicado é conversar com um técnico em informática, dizer exatamente o que está acontecendo com a sua máquina e esperar o diagnóstico.
Além da notável lentidão e travamentos, a presença de vírus é outro indício forte de que a máquina precisa ser recomposta. Recentemente, a empresa de segurança digital Kapersky, fez uma lista de como identificar a infecção por um malware. Se você notar bloqueios inesperados, atividade elevada do disco rígido - que pode ser percebida pelo próprio acionamento da ventoinha quando você está apenas fazendo atividades normais, janelas estranhas indicando problemas de acesso ao sistema, programas que abrem sozinhos ou não respondem aos seus comandos e até a desativação inesperada do seu antivírus, pode apostar, é quase certo que seu computador esteja infectado.
Há quem prefira tentar outras alternativas antes de partir para a formatação da máquina. Você pode, por exemplo, tentar uma solução de segurança diferente para limpar vírus mais comuns; algumas telas de erros mais simples ou problemas com drivers também podem ser resolvidos sem a necessidade de formatar. Acredite, formatar nem sempre é a melhor opção…
Se depois de uma análise e até consulta com um especialista a decisão for mesmo formatar o computador, alguns cuidados básicos podem garantir que a solução não se transforme em um problema ainda maior.
A formatação é certamente uma saída mais rápida do que, muitas vezes, tentar ficar caçando um problema difícil de ser identificado. Mas, como dissemos, é preciso fazer uma análise do equipamento primeiro e ter certos cuidados. Para quem preferir formatar seu computador por conta própria, além dos cuidados já mencionados, é bom ter algum conhecimento de informática também. Além do backup, certifique-se que versão do sistema operacional que você tem para instalar é compatível com o equipamento e também que se vai ser possível (e fácil) recuperar todos os programas que você está acostumado a usar. Não vacile...
As novas versões dos sistemas operacionais, especialmente o Windows, trazem funcionalidades úteis e sofisticadas. Mas, normalmente, exigem mais do processamento da máquina. Computadores mais antigos – entre 5 e 7 anos – dificilmente suportam essas atualizações e o primeiro sinal de que isso aconteceu é uma irritante lentidão da máquina. Se este for o caso, mesmo com uma formata
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Como baixar músicas do YouTube no Android sem instalar nada
- Feira mostra o como será a indústria do futuro; veja como será
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Saiba como transformar áudio em texto no smartphone
- Como escolher o computador ideal para você?
- Varejo do futuro já é realidade no Brasil: veja o novo código de barras em ação
- O WhatsApp é a plataforma preferida para os golpes virtuais? Confira o vídeo
- O Uber se prepara para invadir os ceús. Confira o vídeo
- Startup brasileira transforma as crianças em heróis de seu próprios livros. Veja
- Experiência do varejo do futuro já pode ser vivida no Brasil; conheça
- O futuro dos carros elétricos direto do Vale do Silício
- Como um drone paralisou um dos maiores aeroportos do Brasil por horas
- Aprenda a desfocar o fundo das fotos
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- O Waze realmente encurta a viagem? Fizemos o teste
- Microsoft libera nova atualização para Windows; veja o que foi corrigido
- Conserto de celular cresce no Brasil; será que vale a pena?
- Saiba como robôs esgotam ingressos muito antes de você tentar comprá-los
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Comparamos 7 serviços de armazenamento na nuvem; saiba qual é o melhor