O processo tradicional é duplamente trabalhoso e, na maioria das vezes, bastante lento também. Para os dois lados, tanto para quem procura uma nova colocação no mercado de trabalho quanto para o pessoal de RH, que vive à caça dos melhores profissionais para preencher as vagas disponíveis. Mas este é mais um cenário que promete se tornar “coisa do passado”. O uso da tecnologia, mais precisamente da Inteligência Artificial, promete revolucionar os processos de recrutamento e seleção de muitas empresas.
A parte mais complexa de um processo de seleção é a triagem manual de currículos. Com um mercado de trabalho extremamente competitivo em todas as áreas, o número de candidatos para cada vaga costuma ser cada vez mais alto. E essa análise de perfil responde por aproximadamente 70% do processo e pode levar de horas a semanas para ser concluído. Já com o uso de soluções que usam Inteligência Artificial, uma plataforma digital se responsabiliza completamente por este primeiro passo.
Além da avaliação dos perfis dos profissionais, as plataformas oferecem a opção de aplicar testes de competências e comportamentos para que somente os melhores – ou mais indicados para determinada vaga – cheguem finalmente a uma entrevista pessoal.
Muitas empresas, principalmente as de tecnologia e negócios, já aderiram à tecnologia para aprimorar seu processo de seleção. Interessante é que, em alguns casos, mais do que preencher uma vaga com rapidez, o time de Recursos Humanos ainda pode garantir que verdadeiros talentos não sejam desperdiçados.
Quem se candidata conhece o processo tradicional – que muitas vezes é repetido inúmeras vezes em diferentes ocasiões: testes, dinâmicas de grupo, avaliações, entrevistas... O uso da Inteligência Artificial pelas empresas também promete mudar essa realidade; ou pelo menos reduzi-la a oportunidades que realmente se encaixem com o perfil do profissional. Agora tudo se resume a um único cadastro preenchido pelo próprio candidato; simples assim.
A t
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Veja como foi o primeiro dia da Build 2018, a conferência anual da Microsoft
- Celular até 1.500 reais: saiba qual o melhor!
- Transtorno do Espectro Autista: tecnologia ajuda no diagnóstico e tratamento
- Veja como avaliar eficiência energética e economizar bateria do smartphone
- Painel solar orgânico produzido no Brasil transforma luz em energia limpa
- LG não planeja lançar um smartphone dobrável tão cedo
- Veja como personalizar o seu smartphone Android
- Como controlar o PC a distância pelo celular
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Nova TV Ambilight da Philips usa sistema único para ampliar imersão; veja
- Como a tecnologia ajuda no combate ao desperdício de comida
- Inteligência artificial ajuda empresas a escolherem os melhores candidatos
- Veja o que muda com a atualização do Windows 10
- Igualdade salarial também é meta para grandes empresas de tecnologia
- Veja como migrar do iOS para o Android
- 5 apps de edição de fotos para usar no seu celular
- Internet das Coisas: surgem os principais desafios para o mercado
- Amazon Go: veja como é fazer compras no mercado do futuro
- Os Moto Snaps de câmera são bons? Nós testamos
- 24h conectado: conheça a rotina de um brasileiro ultraconectado