O Windows 10 trouxe o Menu Iniciar de volta com novas funcionalidades e personalizações. Além de abrir em tela cheia ou em versão menor, o menu oferece agora blocos dinâmicos (live tiles) para fixar aplicativos, atalhos para configurações e sistema de cores que combina com o Explorer.
Windows 10: Como usar a função Snap e abrir mais de um app na tela
Quer deixar o Menu Iniciar do novo sistema operacional da Microsoft do seu jeito? Confira a lista completa para personalizar a ferramenta.
1) Fixar blocos dinâmicos
Embora siga o padrão do Windows 7, o Menu Iniciar do novo sistema da Microsoft ganhou os blocos dinâmicos do Windows 8. Com eles, os usuários podem acompanhar a atualização dos apps modernos sem nem mesmos abri-los, o que é ótimo para redes sociais e programas de notícias. Para fixar um app, basta tocar no ícone do mesmo no menu ou na área de trabalho e escolher a opçao “Fixar na tela inicial”.
2) Aumentar o tamanho do menu
Se está faltando espaço no Menu Iniciar, é possível aumentar o espaço de duas formas. A primeira, é adicionando uma coluna de blocos dinâmicos adicional, permitindo que o usuário fixe até quatro live tiles médias em uma mesma linha. Além disso, é possível redimensionar o menu clicando em sua extremidade e arrastando.
3) Fixar atalhos para tudo: arquivos, pastas, configurações
Nem só de programas vive o Menu Iniciar. Se o usuário utiliza bastante uma configuração específica do PC ou quer ter acesso mais rápido a uma pasta, é possível fixá-los também. Para as Configurações, basta acessar a função e tocar sobre o ícone de alfinete. Já as pastas podem ser fixadas com um clique com o botão direito e a opção “Fixar no Início”.
4) Criar grupos de blocos dinâmicos para organizar o menu
Os usuários que têm vários aplicativos podem organizá-los por grupos no Menu Iniciar. Para isso, basta arrastar um grupo de blocos
5) Não gosta dos blocos? Desligue-os ou livre-se deles
Muitos usuários sentem-se confusos pelas animações dos blocos dinâmicos ou simplesmente não querem ver tantas janelas piscantes no Menu Iniciar. Diante disso, a primeira opção é desligar a animação deles, transformando-os em ícones estáveis. Além disso, é possível também retirar todos os blocos e fazer com que o Menu Iniciar adote um estilo clássico, como os do Windows Millenium e anteriores.
6) Mostrar os aplicativos mais usados e recentemente instalados
Para quem quer poupar tempo, o Windows 10 traz a opção de listar os aplicativos mais usados no topo esquerdo do Menu Iniciar. Para ativar a opção, o usuário precisa apenas acessar as Configurações do Sistema > Personalização > Iniciar e escolher a opção “Mostrar aplicativos mais usados”.
7) Ativar atalhos diretos para arquivos a partir do Menu Iniciar
Embora não seja possível fixar todo tipo de arquivo no Menu Iniciar, é possível definir que seus respectivos programas mostrem atalhos no espaço. A função funciona como as jump lists da barra de tarefas e mostra arquivos mais recentes e algumas ações a partir da seta ao lado do nome do aplicativo. Para ativar, basta em “Configurações do Sistema > Personalização > Iniciar” e escolher “Mostrar itens abertos recentemente…”.
8) Combinar as cores do Menu Iniciar com as janelas do Explorer
A primeira atualização do Windows 10 trouxe uma ótima novidade: a capacidade de combinar as cores do Menu Iniciar com as da janelas do Windows Explorer e Central de Notificações. Para fazer isso, basta escolher as cores que mais te agradam.
9) Retirar a transparência do Menu para acelerar o carregamento
Em computadores antigos, o Menu Iniciar pode levar um certo tempo até ser aberto, dado os efeitos de transparências e animações. Para deixá-lo mais leve, deixe o menu com cores sólidas. Outra boa saída pode ser desativar a animação dos blocos dinâmicos, citado na dica 5.
10) Sente saudade do Windows 8? Execute o menu em tela cheia
Se você gostava do Menu Iniciar do Windows 8, é possível executá-lo da mesma forma no novo sistema operacional em duas maneiras. A primeira é acessar "Configurações > Personalização > Iniciar" e ativar a função “Usar tela inteira de Iniciar”, conforme mostrado neste tutorial. Nessa função, apenas o menu será aberto maximizado. Se quiser fazer o mesmo com os aplicativos, basta ativar o Modo Tablet.
Como criar uma conta de convidado no Windows 10? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Cortana em português fica para 2016; tradução do app atrasa no Brasil
- Atualização de PES 2016 traz performance dos atletas reais para o game
- Como liberar espaço no HD após atualização Windows 10 October 2018 Update
- Como melhorar contraste de fotos no Photoshop com função Preto e Branco
- Como salvar hospedagens e restaurantes favoritos no TripAdvisor
- Mortal Kombat X: v?deo mostra bastidores e sistema de fac??es
- Nova linha de TVs Android da Sony já tem preço e data de lançamento
- PES 2018: confira dicas para mandar bem no game de futebol
- Apps para Android: Snapchat, Send e outros destaques da semana
- Sunset Overdrive chega ao PC; jogo era exclusivo do Xbox One
- CS:GO: Snax sai da Virtus.pro e é o novo jogador da mousesports
- Confira como adicionar amigos no seu perfil do Steam
- iPhone XR: como colocar chip do tipo nano SIM
- Split push e poke no LoL: veja as principais estratégias no competitivo
- PlayStation 5 (PS5): como comprar e baixar jogos no console da Sony
- Call of Duty, Trine e Alan Wake: confira as ofertas da semana
- ESET Antivírus: descubra se vale a pena fazer o download do NOD32
- League of Legends: primeira final brasileira lota arena e cinemas do Brasil
- Dicas para mandar bem em Dragon Ball FighterZ
- PES 2015: confira os bugs mais bizarros e engraçados do jogo