Mark Zuckerberg compartilhou, na segunda-feira (16), em sua página do Facebook algumas das ambições da empresa para os próximos anos. A rede social, que começou somente como um site para comunicação online, tem investido em diversos tipos de tecnologia.
Conheça as 10 redes sociais mais bizarras do mundo
Entre as apostas do Facebook para o futuro estão drones, realidade virtual, inteligência artificial e outros. A tendência, com isso, é de que a companhia esteja cada vez mais presente na vida de seus usuários.
Inteligência Artificial
Para o CEO do Facebook, IA (Inteligência Artificial) será a próxima grande tecnologia para melhorar a experiência das pessoas na Internet. Um dos estudos em andamento é tentar entender quais as demandas de cada usuário, reunindo todos os dados possíveis. Dessa forma, a ideia é mostrar para cada pessoa conteúdos relevantes só para ela. Isso já acontece na rede social, mas deve força.
O site tem trabalhado também em um software que tenta identificar objetos em vídeos. A tarefa é difícil, uma vez que um filme traz várias informações ao mesmo tempo. O programa ainda é falho e não reconhece todos os itens corretamente, mas promete ajudar a entender melhor o que há em cada foto.
Realidade Virtual
Uma das vertentes mais conhecidas do Facebook sobre o assunto é o Oculus VR, fabricante de óculos virtuais comprada pela empresa em 2014. A aposta, aparentemente, é a mesma do Google: os acessórios poderão ser uma das formas de navegação na Internet mais importantes nos próximos anos.
“Se você olhar como as pessoas gastam tempo nas plataformas, não importa se são celulares ou desktops, cerca de 40% é gasto com algum tipo de comunicação e mídia”, explica Zuckerberg.
“Em longo prazo, quando [Oculus] tornar-se uma plataforma mais madura, eu apostaria que terá os mesmos 40% de tempo gasto para fazer interações sociais e coisas como essa. É isso que nós sabemos. É isso que podemos fazer”, finaliza.
A plataforma tem gerado bons resultados. O Oculus já ajudou, por exemplo, o Facebook a criar o novo recurso de vídeo de 360 graus, disponível desde setembro para computadores e Android.
Reconhecimento Facial
Ao postar uma foto no Facebook, o site oferece a opção de marcar as pessoas que a própria rede social reconhece, membros já inscritos. O próximo passo, de acordo com Zuckerberg, é criar um novo aplicativo que vasculha as fotos no celular do usuário. Ao reconhecer amigos, o programa enviaria automaticamente as fotos em que eles aparecem sem qualquer esforço do usuário da rede social.
Internet.org
Quanto mais gente conectada à Internet, melhor para o Facebook. Exatamente por isso está levando – em parceria com outras empresas – conectividade para pessoas que ainda não estão online.
O projeto se baseia em aplicativo que dá acesso gratuito ao Facebook, notícias, sites de buscas, listas de empregos, entre outros. Apesar de estar em mais de 24 países (como Índia, Indonésia, Paquistão, Filipinas e África do Sul), a Internet.org recebeu críticas, principalmente por ter limitações no acesso de conteúdos online. Ou seja, é Internet grátis, mas só para os sites que o Facebook libera (seus parceiros comerciais).
“Internet.org está funcionando. Nós aprendemos muito com os nossos esforços. Ouvimos muitos retornos de pessoas nas comunidades e estamos respondendo com alterações significativas no programa”, explica.
Entre essas adaptações, estão um aplicativo mais seguro e a possibilidade de quaisquer serviços de terceiros serem incluídos – salvo restrições técnicas.
Ferramentas de bem social
Desde agosto de 2014, Zuckerberg tem investido em maneiras de ajudar pessoas que estão conectadas ao Facebook. Para isso, nomeou Naomi Gleit como vice-presidente de Produtos Sociais. Há uma ferramenta exclusiva para doações para causas específicas ou instituições de caridade, além de ferramentas para que as pessoas possam comunicar que estão bem em situações adversas.
O segundo ponto, especificamente, tem sido bastante estudado. Principalmente após polêmicas que envolvem possíveis escolhas do Facebook. A rede social pela primeira vez liberou ferramentas de Safety Check em um atentado terrorista, além do 'Filtro Paris', que mudava a foto dos usuários.
Como excluir uma conta do Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.
Drones
O céu parece ser o limite para Mark Zuckerberg. O Facebook tem trabalhado em um projeto de drone como plataforma de Internet. O estudo consiste em enviar acesso à Internet de alta velocidade, não importa para aonde, por meio de laser. Os voos de teste poderão começar ainda no final de 2015.
Apesar disso, a empresa enfrenta o desafio de desenvolver uma tecnologia para que a bateria do drone dure tempo suficiente no ar. A parte mais difícil, que é o envio de Internet via laser, pelo menos já foi totalmente construída nos laboratórios do Facebook. Agora, resta levantar voo e conectar redes.
Via FastCompany
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Samsung Essentials E33 é bom? Conheça ficha técnica e preço do notebook
- Calendário lunar no celular: aprenda como usar o app Fases da Lua
- Confira os requisitos para jogar Call of Duty: Infinite Warfare no PC
- Como postar uma atualiza??o em diversas redes sociais no Windows Phone?
- Mass Effect: Andromeda está disponível no EA Access e Origin Access
- Batman: Arkham Asylum e City chegam ao PS4 e Xbox One remasterizados
- Lives de Carnaval 2021: como assistir aos shows ao vivo e online
- PC gamer: confira dicas para escolher o monitor ideal para seus jogos
- Sega Saturn faz 20 anos; confira curiosidades sobre o clássico console
- Mario Kart Tour atinge 200 milhões de downloads e é sucesso nos celulares
- Como arredondar número no Excel
- Como usar o sistema de construção de Fallout 4 e ampliar comunidades
- Dock para smarts tem despertador com conexão ao Spotify e Uber
- Confira dicas para jogar o multiplayer de Battleborn
- CS:GO: MIBR tem recorde de audiência na BLAST Pro Series Los Angeles
- Será que você sabe tudo sobre WhatsApp? Faça o quiz e descubra
- Nintendo Switch ganhará bundle com Diablo III em novembro
- Microsoft corrige falha apontada pelo Google e põe fim a polêmica
- Teclado e mouse gamer: seis modelos por até R$ 150 para comprar em 2021
- Moto G 3 ou Moto X 2014: qual smartphone vale mais a pena?