Quem deseja investir em um computador pode optar por modelos compactos, usando placas-mãe mini-ITX ou micro-ATX. Outra opção é procurar computadores ainda menores, que usem placas e componentes customizados, como o Intel Nuc e o Raspberry Pi. É possível, inclusive, economizar ao montar um computador de pequeno porte, pesquisando pelos preços mais em conta de placas e demais peças.
Aqui, você vai ficar por dentro dos detalhes que cercam a montagem desse tipo de computador, que costuma ser ideal para desempenhar as funções de um computador para entretenimento na sala da sua casa.
Mini-ITX
Esse padrão de placa-mãe é de 17 x 17 cm e é muito popular entre quem monta computadores menores. Embora não seja o menor padrão existente, essas placas costumam ser mais acessíveis e oferecem um equilíbrio entre pequenas dimensões e bom suporte a recursos, já que têm mais de um slot para memória e mais de um barramento PCIe, suportando, inclusive, a instalação de placas de vídeo.
O ponto central na escolha de uma placa-mini ITX para iniciar a montagem de um PC novo não foge do que o consumidor está acostumado a fazer quando vai montar um computador de dimensões mais tradicionais: há placas de entrada e top, cuja escolha depende do tipo de aplicação prevista para o computador.
Assim como placas-mãe de tamanho convencional, as micro-ITX se dividem entre as que suportam processadores AMD e aquelas que rodam Intel. Aceitando desde APUs de entrada aos Core i7 mais poderosos, as micro-ITX também têm variações no que diz respeito à tolerância de overclock e regulagem fina do hardware para quem quer fazer um PC gamer mais compacto.
Outro caminho são as placas micro-ATX, que apresentam tamanhos similares. Vale para elas as mesmas atenções necessárias na hora de criar um PC mini-ITX: o perfil do computador determina o tipo de placa e as capacidades que ela oferece em termos de hardware.
Atenção com a relação entre placas, fonte e gabinete
Um erro comum na hora de montar um computador em torno de uma placa-mãe mini-ITX é optar por um gabinete pequeno demais, que consiga abrigar a placa-mãe, mas que não tenha espaço para a fonte de energia e, em alguns casos, a placa-de-vídeo.
Ao projetar a montagem do seu mini-ITX tenha em mente as medidas desses dois componentes para comprar o gabinete ideal. Há modelos em formato mais quadrado, que reservam espaço para fontes de energia bem parrudas e placas de vídeo de tamanho integral. Você sacrifica um pouco do tamanho, mas garante que tudo vai caber na máquina.
Comprar computadores mini-ITX ou micro-ATX
Alguns fabricantes vendem máquinas no formato. Em geral, são modelos desenvolvidos para uso em empresas, apresentando hardware bastante simples.
Apesar disso,
Placa-mãe AT ou ATX? Entenda as diferenças entre as tecnologias
Intel Nuc
Outro caminho para quem quer um computador ultra compacto são os Nuc, da Intel. Nesse caso, o usuário leva para casa um PC com placa, processador e fonte de energia, tudo em um gabinete bastante compacto, similar em tamanho a uma Apple TV.
Cabe ao usuário, então, escolher memórias, discos de armazenamento de dados e instalar o sistema operacional escolhido para o computador, que oferece saída HDMI e portas USB.
O Nuc é o ponto de equilíbrio entre computador compacto e poderoso. Dependendo da versão, o usuário pode rodar conteúdo em 4K na máquina, ligando-o a um televisor e fazendo do Nuc uma opção à Apple TV e Mac Mini.
Raspberry Pi
Para quem quer ir ao limite, as variações de Raspberry Pi são a melhor alternativa. Em especial os Orange Pi, que usam processadores quad-core, GPU de melhor qualidade e, em alguns modelos, trazem 2 GB de memória DDR3 e saída HDMI, tudo isso custando US$ 15.
Dá para montar um PC gamer com gabinete mini-ITX da Corsair? Veja no Fórum do TechTudo.
Os Orange Pi são capazes de reproduzir conteúdo 4K e aceitam bem variações do Linux e Android. No caso do último sistema, ao fazer uso do Google Play, o usuário acaba tendo acesso a uma quantidade enorme de aplicativos, jogos e entretenimento para o computador que pode ser facilmente ocultado atrás de uma TV.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Google Maps: Como acelerar o carregamento de páginas de mapas na Internet
- CES 2015: Conectados, carros que se auto-dirigem serão destaque na feira
- Overwatch: confira dicas para o novo modo coop Retaliação
- Apps para Windows Phone: Dropbox, Spotify, SiSU e outros top da semana
- iPhone 7 lidera mercado de celular usado; veja o ranking
- Galaxy A9: celular Samsung com quatro câmeras tem data de lançamento no país
- Google Play Música: como assinar o Plano Família no Android
- Como usar o V-Trigger dos personagens em Street Fighter 5 no PC e PS4
- The Last of Us Part 2: as cinco novidades mais importantes do novo jogo
- Como mudar o toque do Moto G ou personalizar notifica??es no Android?
- Free Fire anuncia Alok como novo personagem do Battle Royale
- Mensagem de Sexta-Feira Santa: 5 apps com frases para enviar no WhatsApp
- Allugator é confiável? Como funciona site de assinatura de eletrônicos
- iFood com problemas? Usuários relatam bug que exibe dados de outras contas
- Três jeitos de recuperar fotos apagadas do WhatsApp (e vídeos)
- Como colocar o AliExpress em português
- Apex Legends, Battle Royale no mundo de Titanfall, é anunciado
- Como jogar PES 2018 com visual fotorrealista usando o NVIDIA FreeStyle
- Case vazado do iPhone 7 indica mudança no áudio do smartphone
- O que é o Hamachi?