Diversos programas de computador marcaram os anos 90. Softwares de troca de mensagem, como o ICQ e o MSN, e ferramentas para baixar música, como o eMule, conquistaram o coração dos usuários, mas deixaram de existir na medida que novas tecnologias foram desenvolvidas.
Dez celulares que eram 'top de linha' quando você era criança
Para relembrar de alguns programas que fizeram parte da vida daqueles que têm mais de 20 anos, o TechTudo reuniu oito softwares que foram indispensáveis antes de WhatsApp, Facebook, Twitter e outros aplicativos roubarem seus lugares.
1. miRC
Antigamente, quando ainda não existiam aplicativos de mensagem como WhatsApp e Facebook Messenger, as pessoas conversavam através do mIRC. Criado em 1995 e utilizando o protocolo IRC, o miRC foi um dos primeiros softwares a promover conversas entre milhões de pessoas do mundo todo através da Internet.
Embora tenha sido revolucionário para a época, o miRC não tinha suporte para fotos, ou seja, os usuários se identificavam apenas com o uso de um "nickname". Em seu auge, a plataforma chegou a ter 150 milhões de downloads, mas logo perdeu espaço para outros serviços de mensagem.
2. Netscape
Muito famoso durante a década de 1990, o Netscape foi o primeiro grande navegador de Internet. Com serviços bem avançados para a época, o browser foi responsável pela criação de tecnologias muito utilizadas até hoje, como a SSL (Segurança da camada de transporte) e o Javascript. Apesar de ter tido seu tempo de glória, o navegador foi substituído pelo Internet Explorer e acabou perdendo espaço no mercado.
3. ICQ
Os fãs do ICQ ficaram órfãos do mensageiro por muito tempo, mas em 2014 puderam comemorar o retorno do serviço. Com o mesmo conceito, o programa voltou cheio de novidades e atualizações.
4. MSN Messenger
Criado pela Microsoft, o MSN Messenger foi um dos programas de mensagens instantâneas que fez mais sucesso no fim dos anos 1990. Lançado em 1999, o software logo ultrapassou o concorrente ICQ e se tornou o líder do segmento no Brasil. Porém, como nada é para sempre, principalmente na tecnologia, os tempos de glória do mensageiro terminaram.
No dia 6 de novembro de 2012, foi feito o primeiro anúncio da descontinuidade do uso do programa, que seria substituído pelo Skype. O MSN chegou ao fim definitivo em 27 de maio de 2013, e as contas dos usuários foram migradas para o Skype, serviço de teleconferências da Microsoft.
5. LimeWire
O LimeWire era um software de compartilhamento de arquivos, baseado na Gnutella – rede usada principalmente para a troca de músicas e filmes entre usuários. O programa também tinha suporte limitado para o BitTorrent, com uma versão gratuita e outra paga (LimeWire PRO).
O serviço, que utilizava programas P2P para fazer downloads de arquivos, ficou no ar durante dez anos, até que brigas judiciais com gravadoras americanas desencadearam o seu fim. Em 26 de outubro de 2010, os usuários tiveram que se despedir do programa de compartilhamento de músicas e filmes que marcou os anos 2000.
6. Kazaa
Criado em 2001, o Kazaa era um programa de computador para o compartilhamento de arquivos que usava a tecnologia P2P. Com o serviço, os usuários podiam fazer a troca de arquivos de músicas e imagens. O programa fez grande sucesso entre os usuários mas, foi descontinuado por problemas legais.
Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.
Em 2009, os desenvolvedores tentaram voltar com um serviço de música legalizado, mas não tiveram muito sucesso. Porém, no fim de 2011, o Kazaa anunciou seu novo aplicativo de streaming na loja da Apple, concorrendo com grandes nomes como Spotify, Rdio e outros fortes candidatos.
7. Ebuddy
O Ebuddy é um programa gratuito que permitia acessar a conta de diversos mensageiros da Internet ao mesmo tempo. Com ele o usuário poderia se conectar aos serviços do MSN Messenger, Facebook, ICQ, Google Talk e Myspace, sem precisar fazer a instalação desses softwares. O serviço acabou ficando obsoleto e foi substituído pela nova versão: o eBuddy XMS. O software tem as mesmas funções, mas traz diversas novidades, como a possibilidade de se comunicar por texto, voz, vídeo e enviar imagens e emoticons.
8. eMule
Criado no ano de 2002, o eMule foi um dos mais populares compartilhadores de arquivo da Internet. A ferramenta surgiu como uma ótima opção para quem gosta de baixar arquivos em redes P2P. Apesar de existir ainda hoje, com versões para Windows e Mac, o programa não tem mais o sucesso que fazia antes e sofre com a influência atual de outros serviços mais poderosos.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como usar Gift Card Netflix no Brasil sem boleto ou cartão de crédito
- Notebook Dell Inspiron 15 3000 tem até 32% de desconto; veja se vale
- Cinco melhores apps de carona para Android e iPhone
- MacBook usado: veja dicas para evitar problemas após a compra
- Skype móvel ganha suporte a filtros de vídeo e outros recursos
- Facebook e Qualcomm desenvolvem Wi-Fi ultrarrápido para áreas urbanas
- Conheça a nova ‘TV’ superfina que gruda na parede como um pôster
- Google Fotos ‘imita’ Facebook e também passa a relembrar fotos antigas
- Fortnite World Cup 2019 bate recorde de audiência na Twitch TV
- Você sabe o que é doxxing? Mais de 50% dos brasileiros teme abusos
- Spotify amplia plano família para até seis pessoas pelo mesmo preço
- Como descobrir o IP de um site
- Leilão da Receita tem MacBook por R$ 2,1 mil, iPhone 11 'barato' e mais
- Quantum GO ganha acabamento dourado em modelo para 4G
- LG surpreende com tela flexível que parece papel laminado
- Como usar o Flipagram no PC com o novo app universal para Windows 10
- Por que as gigantes tecnológicas estão na mira do Procon
- Vírus de Android sequestra tela e só libera uso após pagamento de resgate
- Flamengo vence Team One e está no segundo split do CBLoL 2018
- Resident Evil Zero HD Remaster traz mais realismo ao clássico do terror