Se você usa a internet há algum tempo é bem provável que já tenha passado por algum problema de DNS. Nestes casos, a solução mais comum é mudar os servidores DNS que sua máquina usa, definindo manualmente o DNS primário e secundário. Mas, qual a diferença entre DNS primário e secundário? Podemos escolher quando usar cada um?
O que é DNS? Confira no TechTudo.
Antes de sabermos a resposta a essas perguntas, temos de entender primeiro certos aspectos do funcionamento de uma rede de computadores, em especial, os servidores DNS.
DNS (Domain Name System)
Em uma rede de computadores, como a internet, cada máquina possui dois endereços. Um é o endereço físico, que é definido pela placa de rede. O outro, é o endereço lógico, definido pelo protocolo de rede que está sendo utilizado no momento. O mais comum é o TCP/IP. Se o sistema de endereçamento que estiver sendo utilizado, por exemplo, for o IPv4, cada máquina terá um endereço lógico no formato “a.b.c.d”, onde cada letra é um número de oito bits, variando de 0 a 255.
Os endereços lógicos são também chamados de endereços IP. Suponhamos que o computador que hospede o TechTudo na internet, possua o endereço IP 200.123.123.7, por exemplo. Para você acessar o TechTudo do seu computador, seria necessário digitar o endereço IP dele no navegador, no caso 200.123.123.7. Agora, pergunte-se: é mais fácil memorizar “www.techtudo.com.br” ou “200.123.123.7”? Logicamente, um nome que conhecemos é muito mais fácil de memorizar.
Assim, para facilitar as coisas, foram criados os servidores DNS. Explicando de uma maneira bem simplista, os servidores DNS armazenam uma tabela com o endereço IP dos sites e seu respectivo nome. No caso do TechTudo, seria o nome “http://www.techtudo.com.br” correspondendo ao endereço “200.123.123.7”. Desta forma, sempre que alguém digitar o endereço “techtudo.com.br” na barra de URL, o servidor DNS vai procurar em sua tabela o endereço IP correspondente àquele nome. Só depois de feita esta verificação é que você é redirecionado efetivamente para o site.
Por que minha internet está caindo? Confira no Fórum do TechTudo
DNS primário e secundário
Nas configurações de rede de seu computador, você pode usar dois servidores DNS, o primário e o secundário. Quando você tentar se conectar a um site, o sistema tentará primeiro converter a URL amigável digitada num endereço IP no servidor DNS p
Em outras palavras, você usa dois servidores DNS apenas como redundância, uma segurança a mais. No caso de um deles falhar, há o secundário, que pode evitar que você fique sem acesso.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Notebook 2 A.M traz chip de desktop e promete alto desempenho para jogar
- Seis apps para comprar passagens de ônibus online com o celular
- Dia dos Namorados: envie mensagens românticas pelo WhatsApp
- Óculos VR promete resolução de 70MP equivalente ao olho humano
- Snap: câmera Polaroid tira fotos e imprime na hora sem usar tinta
- Magic Duels, Heroki e mais: confira os jogos para iOS da semana
- CS:GO ganha Danger Zone, modo Battle Royale, e fica grátis na Steam
- Nova câmera 5D Mark IV da Canon tem Wi-Fi e filma em 4K; conheça
- Apex Legends: entenda a queda da popularidade do Battle Royale
- Star Wars Jedi Fallen Order em review: confira a análise do jogo da EA
- Como mandar mensagem no Telegram usando comando de voz
- Facebook libera cinco botões de reações além do 'Curtir' para todos
- Facebook ganha stickers animados da Copa América 2015; veja como usar
- Dragon Ball FighterZ: conheça novo campeonato da Bandai Namco
- Vídeo aula: seis aplicativos para assistir no celular
- Como tirar print no Moto G 4 Plus
- Lumia 730 ou 830: qual smart da Microsoft tem o melhor custo-benef?cio?
- Como enviar posts de amigos e páginas por inbox no bate-papo do Facebook
- Ainda vale a pena comprar o DJI Spark? Veja prós e contras do drone
- Aplicativo para colocar crédito no celular: saiba usar o RecargaPay