Os pen drives são práticos para levar seus arquivos para onde quiser, em um dispositivo compacto. Uma das vantagens é que ele possui diversos modelos com armazenamentos que vão desde 1 GB até mais de 100 GB nos tops. Mas além disso, os pequenos pen drives também são úteis para funções inusitadas, como dar boot no computador, entrar na Internet, manter seus dados seguros e mais. Confira uma lista com seis dicas.

Windows não reconhece seu pen drive? Veja como resolver o problema

1) Mais segurança aos arquivos

Os pen drives podem ser criptografados para manter seus dados mais importantes seguros de olhares curiosos. Dessa forma, será necessário adicionar uma senha pessoal para acessar os arquivos, ao invés de apenas plugar para abrir. O recurso é feito por meio do computador, com programas especializados. Para entender melhor, confira o tutorial usando o BitLocker, de forma simples e rápida.

Crie um pen drive criptografado que precisa de senha para acessar os arquivos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

2) Segurança no PC

O programa Predador pode ajudar a manter seu computador mais seguro usando um pen drive. Ele transforma o dispositivo portátil em uma chave de acesso para a máquina, que é atualizada automaticamente, monitorando o funcionamento do sistema. Ao desplugar o pen drive o PC será bloqueado, sem comandos do mouse e teclado. Dessa forma, você evita que bisbilhoteiros acessem seus dados pessoais.

Use o pen drive como uma chave de acesso para o computador (Foto: Divulgação/Kingston)

3) Entrar na Internet

É possível copiar as informações da sua rede sem fio para pré-programar o acesso por meio de um pen drive. Dessa forma, o usuário não perde tempo configurando em cada computador os dados de Internet. O processo é feito pelo próprio sistema, de forma simples e gratuita. Para saber como funciona, confira este tutorial.

É possível salvar configurações de rede no pen drive (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Up na memória RAM

O pen drive também pode ser usado para ajudar na memória RAM do computador e aumentar a velocidade de processamento. O programa eBoostr pode ser útil nesse quesito, já que ele cria um método de expansão da RAM via a porta USB 2.0. Assim, as máquinas mais antigas, por exemplo, podem encontrar no dispositivo um aliado para combater a lentidão na máquina.

O pen drive pode ajudar a deixar o computador mais rápido expandindo a memória RAM (Foto: Reprodução/Pond5)

5) Pen drive para não lotar o armazenamento do celular

Sabia que existe pen drive para celula

... r? É isso mesmo. Quem comprou um smart com pouco armazenamento, por exemplo, pode usar o dispositivo compacto para guardar fotos, vídeos e demais arquivos e levar para qualquer lugar, sem precisar de um computador. Ele é plugado diretamente na entrada do celular, micro USB ou Lightning. Descubra cinco modelos disponíveis para comprar no Brasil, com espaço a partir de 8 GB.
Pen drive para expandir o armazenamento do smartphone (Foto: Divulgação/Multilaser)

6) Servir como disco de inicialização no computador (boot)

Está precisando de um novo Windows no computador? Saiba que o pen drive pode ser usado para instalar o sistema operacional na máquina. O processo pode ser feito para dar boot com o Windows 10, plataforma mais recente da Microsoft, liberada gratuitamente para usuários. É possível ainda formatar um PC com o pen drive e mais. Confira a lista com os melhores programas para dar boot com o dispositivo.

Pen drive pode ser usado para dar boot, instalar o Windows 10 e formatar o computador (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Quais são os 20 maiores mitos sobre computadores? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.