O Oculus Rift, da Oculus VR, e o Project Morpheus, da Sony, são dois óculos de realidade virtual que têm dado o que falar. Ambos ainda estão em fase de desenvolvimento, e com previsão de chegada ao mercado no primeiro semestre de 2016. Comparamos os dispositivos em diversas categorias para definir qual se sai melhor.
Do protótipo a versão final: relembre a evolução do Oculus Rift
Design: Empate
Conforto é um quesito de extrema importância ao se pensar em passar horas a fio com o gadget durante os jogos, e tanto o Oculus Rift quanto o Morpheus cumprem bem esse papel. Apesar de não terem suas especificações ainda divulgadas, como dimensões e peso, os dois modelos parecem leves o suficiente para não incomodar o usuário.
Em relação ao visual, ambos possuem um design com acabamento muito bem feito e toque moderno, além de sistema de áudio incluído.
O modelo da Sony conta com LEDs coloridos, que remete até à série futurista Star Trek, enquanto o aparelho da Oculus VR é todo preto, e não há informações sobre lançamento em outras cores.
Display: Project Morpheus
O Project Morpheus possui uma tela de 1920 x 1080 pixels, dividida verticalmente, entregando uma resolução de 960 x 1080 por olho, já o Oculus Rift tem a taxa um pouco mais alta, com o total de 2160 x 1200 pixels. Ainda, o modelo da Oculus VR oferece um campo de visão maior, com 110º, contra 100º do modelo da Sony.
Os dois modelos usam tecnologia OLED em seus displays, de 5.6 para o Oculus Rift e 5.7 para o Project Morpheus. Porém, o Morpheus possui uma vantagem sobre o concorrente: enquanto o Oculus Rift deverá contar com uma taxa de atualização de 90 Hz, o Project Morpheus entrega uma de 120 Hz, que deve fazer toda a diferença para o usuário final. Por isso, o modelo da Sony vence na categoria.
Compatibilidade: Oculus Rift
Enquanto o Morpheus será feito para rodar exclusivamente com o PlayStation 4, enquanto o Oculus Rift traz um número maior de possibilidades. Ele será compatível com computadores com Windows, Mac e Linux, virá com suporte ao Windows 10 e também pode ter compatibilidade com o Xbox
Áudio: Oculus Rift
Ainda não temos informações exatas sobre como será o áudio na versão final do Oculus Rift, mas, baseando o comparativo na versão para desenvolvedores DK3 (Crescent Bay), podemos afirmar que ele se sai melhor que o concorrente. Mesmo com o Morpheus possuindo um sistema de som 3D criado especialmente ele, o Oculus Rift traz vantagens.
Porém, o Oculus Rift, em sua versão mais recente para desenvolvedores, lançou o SDK de som, permitindo que o áudio 3D seja combinado com o treking localizado na cabeça do usuário, além de fones de ouvido de alta qualidade incluídos no protótipo. Com isso, a sensação de som ambiente se torna mais realista.
Preço: Empate
A 2ª geração do Development Kit do Oculus Rift (DK2), para desenvolvedores, custa U$ 350 (cerca de R$ 1.218,70). Porém, tanto a versão final do Oculus Rift quanto o Morpheus, que serão voltadas para o consumidor final, ainda não tiveram seus valores finais divulgados, mas a suspeita é de que não passe dos U$ 400 (cerca de R$ 1.392,80), para cada um. Os dois modelos tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2016, ainda sem data oficial definida.
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Conclusão: Oculus Rift
Como o Oculus Rift venceu na maioria das categorias, ele acaba levando essa disputa. Porém, como os dois dispositivos ainda estão em desenvolvimento, é difícil dar um veredito final e eleger um claramente vencedor. Até porque as versões finais que chegarem ao mercado podem vir com especificações e recursos diferentes dos que já conhecemos até o momento.
Ainda,o Oculus Rift se mostra superior ao concorrente em algumas categorias, enquanto o Project Morpheus ganha vantagem em outras. Até o momento, quem vence é o modelo da Oculus VR, mas nos resta esperar os aparelhos serem lançados para termos mais informações, além do preço, que pode fazer toda a diferença na hora de escolher qual tem o melhor custo-benefício.
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