A Blu-ray Disc Association (BDA) já havia anunciado a conclusão do desenvolvimento do novo formato de Blu-ray com suporte ao 4K. Nesta quinta-feira (6), a organização revelou mais uma importante informação sobre ele: os discos chegarão ao mercado ainda durante este ano de 2015. O licenciamento começa já no próximo dia 24 de agosto.
Qual a diferença entre Blu-Ray, DVD e CD? Entenda
Os discos prometem levar imagens em resolução 4K, com HDR, gerando um vídeo com melhor qualidade de imagem e também um contraste melhor. Além disso, contará com as taxas de reprodução de até 60 quadros por segundo. A taxa de transmissão será o dobro do padrão atual, de 54 Mbps, com 128 Mbps.
Foi confirmado que o formato utilizará cores em 10 bits e codec H.265, tendo suporte para novos padrões de áudio, como DTX: X e Dolby Atmos. Os discos estarão disponíveis em capacidades de 50GB, 66GB e 100GB, tendo em vista que os conteúdos terão tamanhos muito superiores aos atuais.
O 4K ainda não é tão popular, com somente 11,7 milhões de TVs Ultra HD em 2014, mas a previsão é de que o número de televisores com suporte a esta qualidade seja de 25,6 milhões em 2019. E o Blu-ray Ultra HD é um passo fundamental para o aumento da adoção deste padrão.
“O Ultra HD vai aumentar muito nos próximos anos, e com TVs mais em conta. A habilidade de consumir conteúdo em 4K é que é a grande questão. O Blu-ray Ultra HD ajuda o usuário a ter acesso a isso de forma imediata, sem depender de operadoras e variáveis”, afirmou Paul Erickson, analista do IHS Technology, ao site Business Wire.
Acredita que TVs de 4k vão vingar em poucos anos? Opine no Fórum do TechTudo
A ideia da BDA é levar estes discos para o público até o final do ano, tendo em vista que já começará a licenciar produtos com a tecnologia a partir de 24 de agosto. E claro, para reproduzi-los, uma nova safra de leitores de discos Blu-ray está sendo preparada. Espera-se que, até o fim do ano, eles já estejam no mercado.
Há algumas exigências para os aparelhos, que segundo a própria BDA devem ser de duas a três vezes mais caros do que os atuais (os discos, porém, não passarão pelo reajuste no preço). É preciso que os leitores rodem os Blu-rays tradicionais e tenham HDMI 2.0 para reproduzir os novos discos.
Ainda não há gadgets assim no mercado. Alguns leitores, como o Leitor Blu-ray Disc 3D com aprimoramento para 4K e Wi-Fi BDP-S6200, da Sony, fazem o upscaling, que t
Uma possibilidade que alguns milhões de pessoas no mundo já têm em casa e pode ser compatível, apesar de nada ter sido confirmado, é um console de nova geração. Afinal, o PS 4 e o Xbox One podem transmitir vídeos 4K e são compatíveis com os codecs que a BDA colocou como padrões para o novo formato.
Via Engadget
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Overwatch 2 é revelado na BlizzCon 2019; saiba tudo sobre o novo jogo
- Gmail: seis dicas de edição e formatação para um novo e-mail
- The Sims 4: lista traz os melhores mods de carreira para o game
- Deezer anuncia retrospectiva e artistas mais escutados de 2020
- Notebook Core i5: veja nove opções para comprar por até R$ 4 mil em 2020
- Microsoft libera bots na Cortana; pizzaria já adotou a novidade
- Smart TVs da Sony serão as primeiras com Google Assistant integrado
- Como colocar cupom de desconto no Uber Eats
- Nova ranqueada Hearthstone: veja tabela de ligas e recompensas em 2020
- Microsoft Edge vai bloquear animações em Flash automaticamente
- Far Cry 5 aposta em mapa aberto, modo cooperativo e muita violência
- iOS 10: como impedir que a tela do iPhone ligue ao levantar o celular
- Nvidia desenvolve criação de módulos com várias GPUs; entenda
- Primeira ligação telefônica via celular completa 45 anos
- Microsoft usa ‘rede neural’ em seu tradutor; entenda o que isso significa
- Webcam ainda vale a pena? Veja prós e contras de comprar em 2020
- Dragon Ball Xenoverse: como ganhar a transforma??o de Super Sayajin
- BlizzCon 2018: veja cronograma da Overwatch World Cup e mais torneios
- Shopify vale a pena? Entenda como funciona para criar lojas online
- Seis vezes em que o Google tentou criar um app de mensagem popular