O dual-chip Lumia 730 foi lançado em 2014 com a promessa de ser um smart Windows Phone com excelente custo-benefício. Mas, um ano depois, a Microsoft colocou no mercado o Lumia 640, que também aposta no equilíbrio entre funcionalidades e preço. Confira o comparativo das especificações dos dois intermediários, e escolha qual é a melhor opção para você.
Testamos os Lumia 640 e 640 XL, smarts concorrentes do Moto G e Zenfone
Desempenho: Empate
Em termos de performance, a disputa não poderia ser mais acirrada. Os dois aparelhos têm o mesmo hardware, composto por um processador quad-core Snapdragon de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento, com entrada para cartão de memória externo de até 128 GB, o suficiente para guardar milhares de fotos, músicas e vídeos.
Por mais que essas configurações pareçam modestas demais, o Windows Phone consegue tirar proveito suficiente para rodar o sistema com fluidez nas tarefas diárias e até na hora de rodar jogos pesados, como o Asphalt 8. Na prática, eles só ficam devendo para smarts top na velocidade de abertura de janelas, o que pode até passar despercebido por muitos.
Tela: Lumia 730
O Lumia 640 traz, assim como o 730, uma tela de resolução HD, ou seja, com 720 x 1280 pixels. No entanto, como o tamanho do display é maior, a densidade de pixels acaba por ficar em desvantagem. Com 5 polegadas, o 640 oferece 294 ppi, contra 316 ppi da tela de 4,7 polegadas do Lumia 730.
O Lumia mais antigo também sai na frente na tecnologia empregada. Embora o 640 não seja exatamente ruim - pois se trata de IPS LCD -, o Oled do Lumia 730 oferece cores mais fortes e ótimo contraste. Como consequência, as imagens vistas nele parecem ser mais vivas.
Bateria: Lumia 640
A autonomia de energia do Lumia 730 é considerada boa, já que consegue ficar, facilmente, um dia inteiro longe da tomada, graças a uma bateria de 2.200 mAh. Apesar disso, a Microsoft garante que o novo Lumia rompe essa barreira com a capacidade de 2.500 mAh, capaz de oferecer até 20 horas de conversação com o 3G ligado – a capacidade nominal do 730 é de 17 horas.
Dimensões: Lumia 730
É comum que um celular equipado com uma tela menor seja também mais compacto, e isso não é diferente neste comparativo. O Lumia 730 é menor e, além disso, é 15 gramas mais leve que o 640, tornando-se a opção ideal para quem deseja um aparelho portátil e fácil de manusear com uma só mão.
Quanto à estética, os dois aparelhos são simples, mas têm detalhes bem acabados e não perdem em nada para os intermediários concorrentes.
Design: Empate
Qual é o melhor sistema operacional para smartphones? Opine no Fórum do TechTudo
Os dois aparelhos apresentam detalhes clássicos da maioria dos smartphone Lumia. O 730 exibe bordas curvas e uma traseira com policarbonato de textura leve, dando o ar de sobriedade característico da linha. Já o Lumia 640 tem a carcaça totalmente arredondada nos cantos, e uma tampa traseira de plástico brilhoso, que pode ser removida para permitir personalização. No fim das contas, os dois dispositivos agradam, igualmente, neste quesito.
Câmeras: Empate
Apesar de empatado, este item mostra uma das diferenças fundamentais entre os smartphones. Enquanto o Lumia 730 é focado em selfies, com uma câmera de 5 megapixels na frente com lente grande-angular, o 640 oferece mais qualidade nas fotos convencionais, graças a um sensor de 8 megapixels, com estabilização de imagem via software.
Os pontos fracos ficam, portanto, na câmera traseira do 730, que só captura fotos de até 6,7 pixels, e na frontal do 640, destinada a videochamadas, com apenas 1 megapixel de resolução e sem capacidade de gravação de vídeos em Full HD, como no modelo mais antigo.
Sistema operacional: Empate
Os dois são equipados com o Windows Phone mais recente, com atualização para o Lumia Denim, portanto, não há como escolher um vencedor quando o assunto é software. Se você se adapta bem ao sistema da Microsoft, ou aposta nas novidades do Windows 10, ambos serão capazes de atender às suas necessidades.
Preço e disponibilidade: Empate
O Lumia 640 foi lançado em julho de 2015, enquanto o 730, há um ano, mas, mesmo assim, podem ser encontrados pelo mesmo preço no varejo online. Apesar do preço oficial de lançamento ter sido de R$ 799, o 640 já é vendido por até R$ 550 em algumas lojas, mesmo preço do irmão intermediário.
Conclusão: Lumia 640
Com hardware similar e sistema igual, não há muito o que diferenciar nos dois aparelhos, a não ser que sua escolha recaia no tamanho da tela.
O Lumia 640 traz uma vantagem que pode ser decisiva: a presença de TV Digital integrada. Com isso, se você está em dúvida entre os dois aparelhos, a possibilidade de assistir à televisão aberta no Lumia 640 pode se tornar um bom motivo para comprá-lo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Little Big Planet 3 e Not a Hero estão grátis no PS4 em fevereiro
- Pok?mon vira simulador de namoro em jogo par?dia criado por f
- Twitter: como compartilhar trechos de vídeos ao vivo no celular
- Como usar o Samsung Pass para fazer login com biometria
- IEM Katowice 2019: veja datas, times e formato do Major de CS:GO
- Xbox 360 completa 10 anos; relembre trajetória do console da Microsoft
- Xiaomi prepara celular com supercâmera de 48 megapixels, revela CEO
- Como ver e calibrar MMR no DotA 2
- PUBG e CS:GO: cinco jogos competitivos que tiveram queda alta de players
- App para sexo: cinco aplicativos que prometem melhorar a vida sexual
- Virtua Racing, Super Monaco GP: Conheça os melhores jogos de Fórmula 1
- Morte permanente em Hellblade: Senua’s Sacrifice é questionada após teste
- Call of Duty Mobile atinge marca de 148 milhões de downloads no mês
- WhatsApp se une ao TSE no combate às fake news nas eleições de 2020
- CS:GO: relembre jogadas com brasileiros decididas na faca
- Confira como montar um 'cinema' em casa sem precisar gastar muito
- ScreenMaster
- Xperia XZ Premium: como gravar vídeos em super slow motion
- Veja como usar códigos e cheats para macetes em PixARK
- Como usar o histórico de locais visitados no Foursquare no Android