O Google, dono da marca Orkut, entrou com um pedido no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) contra o registro da marca Orkuti, usada pela rede social idêntica criada em 2014 pelo brasileiro Alex Becher. Com quase 400 mil usuários, o site é muito semelhante ao serviço do Google, não apenas no nome, mas também pelo layout. O criador da plataforma, porém, afirma que não há nada que o impeça de utilizar o nome no Brasil.
Veja os termos de uso do Facegloria e entenda o que pode e o que não pode
Muitos brasileiros sentem saudade do Orkut e foi exatamente por isso que Becher decidiu criar o Orkuti. Porém, a rede social adotou muitas características semelhantes às do Google. Na área que seria dedicada ao feed de posts, por exemplo, são escritos os Scraps. É possível também entrar em Comunidades, receber Depoimentos e ver a 'Sorte do Dia', como na plataforma aposentada pelo gigante de buscas.
Apesar da pequena diferença no nome, o Google, detentor da antiga marca, entrou com um pedido no Inpi de oposição ao registro da marca Orkuti – feita em outubro de 2014. De acordo com a gigante de buscas, “em razão da fama adquirida e da excelência dos serviços, a marca “ORKUT” tornou-se alvo de cobiça de empresas em todos os ramos de atividade e ficou sujeita a tentativas de usurpação por terceiros que pretendem simplesmente se aproveitar do prestígio da Opoente”, explicam.
Atualmente, ao procurarmos pela marca “Orkuti” no site do Instituto são encontrados dois registros de marca com os números de processo: 908401124 e 908401230. Os dois documentos possuem a mesma classificação: “Educação, provimento de treinamento; entretenimento; atividades desportivas e culturais”. Também é possível visualizar o pedido de oposição nos dois processos – que estão sendo verificados administrativamente.
Em defesa do Orkuti, o criador afirma que foi dada entrada do pedido de "aposentadoria da marca" Orkut, já que o Google tirou a rede social do ar em todo o mundo, restando apenas o arquivo de comunidades. Ainda segundo Becher, o pedido está aguardando decisão judicial, mas como o domínio Orkuti está em nome dele, não há nada que o impeça de utilizá-lo.
“Não temos nada do Google, tudo criamos aqui no Brasil, tentamos reproduzir o ambiente do saudoso Orkut. O Google não precisa disso, eles têm o mundo e nós só [temos] o Brasil”, afirma o desenvolvedor do Orkuti.
O TechTudo entrou em contato com o escritório do Google no Brasil. Porém, a empresa não vai comentar o
Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- CS:GO: programa ajudou a banir mais de 14 mil jogadores por trapaça
- Como ativar ou desativar o 3D Touch no iPhone
- Kiddle, o 'Google das crianças', bloqueia drogas, nudez e violência
- Review Cuphead
- Como desativar o compartilhamento de vídeos e fotos do iCloud no Mac OS
- Como baixar e usar o HWMonitor para monitorar o hardware do computador
- Saiba como bater faltas no jogo PES 2017 para fazer belos gols
- Como criar e postar um GIF no status do WhatsApp para iPhone
- Metal Gear Solid 5 ganha trailer estrelado por Snake em ação furtiva
- Twitter encerra rede social Vine e transforma app em Vine Camera
- Windows 10 Mobile: como mudar o toque do telefone
- LoL: veja escalações dos times do 1º split do Circuito Desafiante 2020
- Facebook trabalha contra ad blockers e muda configurações de anúncios
- Shovel Knight é anunciado e chegará ao PS4, PS3 e Vita em 2015
- O que é flood?
- Como alterar seus dados no app do Agibank
- Como baixar novos modos de câmera para celulares Samsung
- Como remover o iCloud dos iPhone 6 e 6S
- Como apagar mensagens diretas (DMs) no Twitter
- Apple TV: aprenda a usar fotos do Flickr na proteção de tela