Home Theater ou Receiver? Na hora de incrementar o som da casa, muita gente se pergunta em qual equipamento investir. Para responder, é preciso antes entender o que cada tecnologia se propõe a fazer, além de suas principais diferenças. O TechTudo preparou um texto para esclarecer dúvidas e te ajudar na sua escolha.
Lista reúne os Home Theaters com melhores preços da Samsung, Sony e LG
O que é cada um?
O Home Theater é o nome de um sistema de som que busca reproduzir (ou melhorar) a experiência do audiovisual dentro de casa. Para isso, ele funciona com televisores potentes e sistemas de som 5.1 ou superiores, com pelo menos cinco caixas de som espalhadas pela sala e um subwoofer para garantir graves robustos. Para realizar a ligação entre o som e a imagem, é utilizado um aparelho conhecido como Receiver.
Pelo próprio nome (em tradução literal, “receptor”), o Receiver já entrega sua principal função. Ele foi desenvolvido para ampliar e simplificar a recepção de vários sinais e sua posterior transmissão para a televisão e sistema de som estéreo e/ou surround. Com isso, você pode ligar um DVD, um laptop e um videogame ao Receiver e escolher facilmente qual fonte de sinal vai ser enviada para o televisor naquele momento, além de qual configuração sonora será utilizada no seu sistema.
Comprar, alugar ou baixar filmes em 3D. Qual a melhor forma de consumir essa tecnologia? Opine no Fórum do TechTudo.
Como exemplo, você pode selecionar o videogame com um botão no Receiver, e a imagem de seu aparelho irá ser exibida na televisão sem muito esforço. Caso você queira voltar a assistir televisão, basta outro clique no controle remoto para retomar a imagem de seu programa na televisão, escolhendo também se deseja utilizar um som 5.1, 7.1 ou um simples estéreo.
Assim, podemos dizer que o Home Theater é o nome do sistema que busca emular imagem e sons de cinema, interligando a televisão e caixas de som, enquanto o Receiver é o aparelho que irá fazer essa ligação. Na realidade, quando você compra um sistema fechado de Home Theater, este virá acompanhado de um Receiver, geralmente com leitor de DVD (ou Blu-Ray) embutido.
Uma boa vantagem de comprar um Receiver separadamente e construir um sistema próprio é a liberdade para adicionar e customizar o som da maneira que você quiser, bastando a aquisição de novas caixas a serem ligadas ao sistema. Além disso, em um bom Receiver é possível realizar a ligação de muito mais equipamentos (como videogames e televisão a cabo) do que em um Home Theater padrão, que conta com entradas limitadas para aparelhos externos.
Algumas opções interessantes de Receivers de bom custo benefício são Onkyo Tx-sr313 e o Yamaha RX-V377, ambos em torno de R$ 2.500. Um modelo mais modesto, que não suporta a tecnologia 5.1, é o TEAC AG790A, na faixa de R$ 900.
A praticidade do Home Theater é um ponto a favor; nele, todo o sistema já vem fechado, basta você realizar as simples ligações das caixas ao Receiver e a televisão. A grande maioria já vem com leitor de DVD (e/ou Blu-Ray) embutido, evitando que você tenha que gastar dinheiro com a compra de mais um aparelho.
Interferência de aparelhos domésticos em conexão wi-fi: como resolver? Comente no Fórum do TechTudo.
Entre as diversas opções de Home Theater, vale a pena conferir a nossa lista com alguns dos aparelhos com melhor custo benefício. Além da qualidade do equipamento em si, o espaço de sua sala deve ser levado em consideração.
Em suma, se você deseja mais liberdade para construir e aprimorar seu sistema de som, a compra de um Receiver dedicado é ideal, lembrando que você terá que comprar as caixas de som e subwoofer que deseja utilizar. Caso você não tenha conhecimento em áudio, a facilidade de um sistema Home Theater fechado pode ser muito mais interessante para, além do conjunto fechado sair com um preço mais em conta.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Bombshell: novo game troca Duke Nukem e usa hero?na como protagonista
- Sete sites para quem gosta de comprar livros pela Internet
- Galaxy A71 recebe atualização com Android 11 e One UI 3.1
- Como criar um link direto para um arquivo ou pasta no Dropbox
- Mundial de LoL 2019: datas, horários e jogos do Flamengo no Play-In
- Google est? perto de tornar Android Wear compat?vel com iPhone, diz site
- Deezer para Mac: streaming de música ganha app para computadores Apple
- CS:GO: veja times e datas dos jogos finais do FACEIT Major London 2018
- Como mudar a câmera do Snapchat durante a gravação de vídeos
- Como personalizar seu status de usuário no Hangouts para iPhone?
- FIFA 20: como denunciar uso de cheats e jogadores tóxicos para EA
- Inspiron 2 em 1 de 15 polegadas da Dell ganha processador de 6ª geração
- Extensão para o Chrome volta com o limite de 140 caracteres do Twitter
- Novo MacBook Air com chip M1 supera versão Pro com Core i9 da Intel
- Google anuncia Pixel 4A; saiba preço e ficha técnica
- Apple derruba preço de iPhone 8, iPhone XR e iPhone XS na China
- Instax Mini 9: veja prós e contras antes de comprar a câmera da Fujifilm
- Cansado do cabo USB convencional? Conheça o modelo que é ‘a sua cara’
- Como tirar a foto do perfil do Facebook
- Como desativar a troca rápida de usuários no Windows