Valorant é o jogo de tiro em primeira pessoa produzido pela Riot Games e disponível para download grátis no PC. Muito comparado a Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), o título aposta em um sistema de agentes, mais ou menos como o visto em Overwatch, e tem foco na gameplay competitiva. Veja, a seguir, a lista preparada pelo TechTudo sobre as principais vantagens de Valorant em relação ao CS:GO.
Os dois games podem ser baixados gratuitamente para PC. O Valorant conta com um launcher próprio (similar ao do League of Legends), e o Counter-Strike: Global Offensive está disponível diretamente no Steam. Veja os requisitos mínimos para jogar Valorant e os requisitos do CS:GO.
Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Personagens, habilidades e variações estratégias
O Counter-Strike: Global Offensive diferencia os jogadores somente pelo time e armas carregadas. Por outro lado, Valorant tem um sistema de classes mais profundo, que permite a montagem de composições (ou "comps") de equipes com estratégias bem definidas, valorizando os pontos fortes de cada usuário.
Esse modelo é possível graças às habilidades únicas de cada personagem, que impactam o jogo de maneiras diferentes. É possível usar armadilhas, bloqueios de passagem, granadas de fumaça e explosões com dano em área, além de outros efeitos. Isso, aliado à variedade de armamentos disponíveis, torna as partidas um verdadeiro jogo de xadrez, que requer a neutralização dos oponentes.
2. Sistema anti-cheat poderoso
A Riot Games sempre levou a proteção contra trapaças muito a sério em seus jogos. Em Valorant, a história segue a mesma. Já em sua versão beta, o game veio acompanhado de um sistema anti-cheat bastante potente. A robustez do software chegou a incomodar alguns jogadores, que o acusavam de ser "invasivo demais".
O fato é que tanto cuidado com o uso de truques e trapaças faz do Valorant um jogo mais confiável para se jogar, enquanto Counter-Strike: Global Offensive segue sofrendo com hackers e softwares proibidos durante as partidas. Esses mecanismos de cheats afetam não apenas o cenário competitivo do jogo, como também a comunidade casual, que pode encontrar cheaters em suas sessões.
3. Jogo mais acessível para novatos
Counter-Strike é um sucesso entre os fãs brasileiros de jogos desde o boom das lan houses no final dos anos 90. Essa popularidade, no entanto, não significa que o game de tiro da Valve seja exatamente fácil de jogar ou simples de compreender. Passadas duas décadas de seu lançamento, ainda é difícil controlar o temperamento de armas mais agressivas, ou mesmo entender as estratégias e caminhos para seguir nos mapas.
A Riot Games optou por uma experiência mais simples em Valorant, que torna o FPS mais amigável para novatos no gênero. Padrões de recuo das armas são mais fáceis de entender e dominar, e o design dos mapas cria confrontos mais acessíveis entre os times. Isso não significa que o jogo seja fácil, mas sim que sua curva de aprendizado tem suavidade para novos jogadores.
4. Jogo dublado em português do Brasil
Games dublados em português são cada vez mais populares por aqui. Seguindo o padrão visto em seus outros títulos, a Riot fez um bom trabalho de adaptação do Valorant para o mercado brasileiro, com personagens cheios de carisma, além de menus e textos completamente localizados.
A mesma característica, no entanto, não pode ser dita sobre Couter-Strike: Global Offensive, que, embora tenha sido lançado em 2012, nunca recebeu uma atualização com vozes em português. A ausência da dublagem não chega
5. Tick rate melhor
Tick rate é a velocidade em que o servidor do game se comunica com o computador do jogador para atualizá-lo sobre todos os eventos que estão acontecendo no jogo (tiros disparados, dano recebido, movimentação dos personagens, entre outros). Apesar de bastante técnica, essa medida afeta bastante a jogabilidade, já que garante respostas muito mais ágeis.
Valorant conta com servidores de 128-ticks, enquanto os de CS:GO operam com a metade, 64-ticks. Em resumo, isso significa que o FPS da Riot é capaz de atualizar o status da partida 128 vezes por segundo, enquanto seu concorrente faz o update 64 vezes no mesmo período de tempo.
Vale notar que o CS:GO tem suporte a servidores de 128-ticks, mas estes costumam ser pagos, como Esea e Faceit. Por conta disso, Valorant é uma escolha melhor para jogadores muito exigentes, que podem ter o melhor desempenho nos servidores padrão da Riot.
*Esse conteúdo faz parte do projeto Guia Valorant, patrocinado pela Riot.
Qual é o melhor jogo de tiro na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Review Call of Duty Black Ops Cold War: jogo aposta em nostalgia e agrada
- Como dar ‘Super Like’ no Tinder e aumentar suas chances de conquista
- Facebook muda política de nomes e pretende reduzir 'enganos'
- Apple garante patente que protege o iPhone contra quedas livres
- Xiaomi deve lançar celular com zoom de 120 vezes
- RED Canids x KaBuM: veja estatísticas dos times no CBLOL 2021 1º split
- Gmail ganha conversão automática de endereços e contatos em links
- Scalebound terá combates intensos e controle do seu dragão de estimação
- De Dead Island 2 a Epidemic, conheça os games da série de zumbis
- Como enviar stickers no Snapchat
- Super Smash Bros., Pokémon e mais: o que esperar da Nintendo na E3 2018
- Titan Xp: nova placa de vídeo da Nvidia é a mais rápida do mundo
- Lista traz os melhores jogos para Xbox One em lançados em 2015
- Hearthstone: brasileiro vence a primeira temporada da Copa América
- PaMu Slide: fone sem fio tem preço baixo e bateria que dura até 60 horas
- Nokia lança no Brasil novo fone Bluetooth com bateria de até 35 horas
- Como usar a Mi Band: dicas para configurar a pulseira
- Como configurar o Opera Mail
- Moto Maxx: como checar quais apps ocupam mais espaço e limpar a memória
- Premiere Play: como baixar e usar o app para assistir a jogos ao vivo