A tela inicial do iPhone (iOS) ganhou mais uma opção de personalização com a chegada dos widgets, integrados ao sistema no iOS 14. A função se tornou um sucesso entre os usuários, que logo começaram a procurar maneiras de organizar apps e criar pastas no iPhone. Entre os novos recursos do iOS 14 para organizar o smartphone, está a biblioteca de aplicativos e a possibilidade de ocultar aplicativos ou páginas inteiras do celular, sem remover os programas de forma definitiva do celular.
Além das ferramentas nativas, há aplicativos como Widgetsmith, que oferecem maneiras divertidas de personalizar a tela de início do smartphone da Apple. Confira, a seguir, seis dicas reunidas pelo TechTudo para organizar a tela de início do iPhone com recursos do sistema ou com apps externos.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Ocultar páginas da tela de início
O iOS 14 permite que o usuário oculte uma página inteira de aplicativos de uma só vez. Fazer isso economiza tempo, já que não é preciso ocultar cada programa ou pasta individualmente. O recurso facilita a vida de quem deseja esconder rapidamente uma página de apps do celular ou quer deixar o uso mais dinâmico, sem muitas telas lado a lado.
A ação é possível através de um novo menu de personalização do sistema, que permite marcar ou desmarcar todas as telas que o usuário deseja exibir. Vale destacar que remover uma tela não apaga os aplicativos instalados no iPhone, apenas oculta todos eles da visualização do usuário. Todos os ícones voltarão a ser exibidos quando o usuário restaurar a tela para o celular.
2. Usar a biblioteca de apps
Outra forma de organizar apps no iPhone é com a nova biblioteca de aplicativos do iOS 14, que funciona de forma automatizada: o próprio sistema identifica os aplicativos de acordo com categorias e organiza os ícones automaticamente em pastas, facilitando a localização dos itens pelo usuário. O sistema agrupa os apps por gênero, como redes sociais, utilitários, entretenimento, jogos, entre outros, exibindo a galeria na última tela do sistema, localizada à direita.
Desta forma, pessoas que possuem muitos aplicativos instalados podem encontrar um programa específico mais rapidamente. Vale lembrar que os apps ocultados da tela inicial também podem ser encontrados na biblioteca para serem reativados.
3. Arrumar aplicativos em pastas
Criar pastas no iPhone é a forma mais tradicional de organizar os aplicativos na tela para encontrá-los mais rapidamente. O recurso, presente no iOS há anos, também resolve o problema de quem baixa muitos apps e deseja deixar a interface do celular mais limpa, diminuindo o número de telas lado a lado durante a navegação. Para facilitar a identificação das pastas, todos os grupos podem receber nomes criados pelo próprio usuário.
4. Mudar ícones de aplicativos
Para organizar a tela de início do iPhone, muitas pessoas mudam ícones de aplicativos. O iOS não permite realizar a ação de forma nativa, mas um truque utilizando o app Atalhos, da Apple, pode ajudar nesta tarefa. Para fazer ícones personalizados, o usuário deve criar um atalho para a ação de abrir aplicativos, selecionando o programa desejado durante a criação. Ao final do procedimento, o usuário poderá escolher qualquer foto da galeria para ilustrar o ícone, incluindo memes, fotos e desenhos.
Para que o atalho funcione, é preciso manter o aplicativo original instalado no celular. Uma dica para escondê-lo é ocultar o programa principal após a criação do atalho. Assim, somente o ícone personalizado permanecerá na tela para utilização.
Assim como muitos aplicativos podem incomodar alguns usuários, usar muitos widgets na tela do iPhone pode ser um problema para aqueles que preferem uma visão mais limpa durante a utilização do celular. Para contornar esse problema, é possível criar um Conjunto Inteligente, que é uma espécie de “pasta de widgets”. Para criar um desses grupos, basta selecionar um widget e depositá-lo em cima de outro. Os widgets serão combinados imediatamente, permitindo que o usuário navegue entre eles deslizando o dedo dentro da pasta.
O usuário tem a liberdade de criar conjuntos com os widgets que desejar, mas o iOS também oferece alguns modelos prontos. Mesmo assim, é possível escolher quais programas o usuário quer deixar no grupo, assim como sua ordem de exibição na tela.
6. Personalizar os widgets
Alguns aplicativos externos permitem personalizar os widgets do iPhone, mudando cores e fontes dos novos atalhos do iOS. Dessa forma, o usuário poderá deixar a tela do celular com o seu estilo. Apps gratuitos como o Widgetsmith possibilitam que o usuário use widgets com diferentes tamanhos e cores de plano de fundo diferentes dos padrões do iPhone, criando uma tela personalizada e individual.
Quer deixar o iPhone mais rápido? Veja como no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Conhe?a as impressoras multifuncionais ?baratinhas? da HP
- Mulher é salva pela função Drop In da Alexa em uma Amazon Echo Show
- CS:GO: MIBR vence Cloud9 e conquista primeira vitória na ELEAGUE
- TikTok ultrapassa WhatsApp e é o aplicativo mais baixado de 2020
- NBA Live 15: como ajustar regras e dificuldade do game de basquete
- Arena of Valor: veja dicas para jogar o modo 5v5
- Saiba a hora certa de ampliar a infraestrutura de TI
- Placa de vídeo GTX 950 da Asus ganha versão Strix com redutor de ruídos
- Como ganhar dinheiro rápido em Kingdom Come: Deliverance
- Jogador de Valorant é banido para sempre dos torneios da SolaryTV
- Mario Kart, Need for Speed e mais: confira jogos de corrida para 2
- Assistir UFC ao vivo: como ver Daniel Cormier x Stipe Miocic no Combate
- Como mudar o nome de usu?rio do Twitter pelo celular?
- Veja requisitos e como fazer download de Prey no PS4, Xbox One e PC
- Free Fire: modo Redenção volta ao Battle Royale em evento
- Leilão da Receita e robôs sexuais são destaques de Eletrônicos em maio
- Aprenda a usar o app Overwolf para melhorar seu desempenho em jogos
- Sites falsos prometem cadastro para vacina contra Covid-19
- OneDrive: como salvar o que está no seu desktop e abrir em qualquer PC
- Legends of Runeterra (LoR): entenda ranking e elos do card game da Riot