Não é novidade que a televisão está servindo cada vez mais como grandes monitores, e menos para assistir a programas de TV tradicionais. Mas, como aproveitar o conteúdo sob demanda e outras vantagens modernas com uma TV antiga, sem conexão à Internet e, muito menos, sistema operacional? Separamos a seguir dicas para ajuda-lo nessa tarefa, confira.
Conheça a nova ‘TV’ superfina que gruda na parede como um pôster
Laptops e desktops conectados
Usar cabos HDMI ou VGA para conectar um computador que você já tem é a maneira mais fácil e barata de tornar sua TV mais "inteligente". Assim, você pode usar o notebook sempre que quiser navegar na Internet em uma tela grande ou optar pelo desktop, caso queira criar uma central de mídia fixa. Nesse último caso, é uma alternativa interessante para quem tem muitos gigabytes de filmes, séries e músicas baixados.
Em ambos os casos, você precisará que os PCs estejam conectados também à Internet, além de um segundo dispositivo para manejar tudo à distância. Aplicativos como o Unified Remote, que transforma seu smartphone em um controle remoto, serve bem a essa tarefa, assim como o Spotify - se você tiver uma assinatura ativa, é possível usar os apps oficiais no celular para dar play e pause na música tocada no PC.
Dongles e gadgets multimídia
Outra maneira recorrente de transformar sua TV em smart é lançando mão de dongles e outros dispositivos multimídia, sendo o Chromecast e a Apple TV os mais conhecidos do tipo no Brasil. O primeiro pode ser ligado na tomada e na porta HDMI da TV para criar uma ponte entre seu computador, smartphone ou tablet e a televisão da sala, por meio do WiFi.
Como transmitir som da TV para o home theater? Comente no Fórum do TechTudo.
Já a Apple TV é o aparelho perfeito para quem já tem iPhone, iPad ou Mac. Ele vem com diversos apps pré-instalados, como Vimeo, Vevo, Netflix e, é claro, a biblioteca inteira do iTunes, onde é possível comprar livros, séries e músicas e reproduzir na TV com a ajuda de um controle remoto que acompanha o produto.
O Chromecast é vendido no Brasil por cerca de R$ 250, enquanto a Apple TV pode ser encontrada no site da fabricante por a partir de R$ 399.
Computer sticks
Os computadores estão ficando menores e já começam a caber na palma da mão. Sejam sucessos do Kickstarter, casos do Neutron e do CHIP, ou feitos pela própria Intel, como o Compute Stick, eles devem se modernizar e chegar em breve às prateleiras dos brasileiros.
Por enquanto, os computadores portáteis mais populares têm hardware modesto e são equipados com Android, mas já são capazes de oferecer um sistema operacional moderno para uma TV antiga. Fabricados principalmente na China, eles podem s
Consoles
Se você for um gamer e tiver um console da geração mais recente ou até da passada, também pode usá-lo como “cérebro” para sua TV antiga. Playstation 3 e 4 e Xbox 360 e One vêm equipados com diversas funcionalidades de uma Smart TV, como aplicativos de vídeo e música, além de navegadores de Internet. Nesse quesito, os consoles da Microsoft levam vantagem sobre os da Sony por uma questão óbvia: o Xbox se integra ao Windows de maneira nativa.
Essa diferença vai ser ainda maior com a chegada do Windows 10, que tornará o Xbox One um verdadeiro computador que, por acaso, também roda jogos. No entanto, isso não quer dizer que o Playstation não tenha suas vantagens. A principal delas é a integração com o Spotify, que facilita o compartilhamento de playslists e, em breve, possivelmente até de vídeos, entre celular, videogame e TV.
O próprio celular ou tablet via HDMI
Embora seja uma alternativa pouco viável em termos de usabilidade, é possível também conectar o seu celular ou tablet diretamente na TV por meio de uma entrada HDMI. Para isso, é preciso que o aparelho tenha uma saída do tipo, algo não muito comum de se encontrar.
O Xperia Z Ultra, da Sony, é um dos poucos disponíveis no Brasil que oferecem HDMI nativamente, mas é possível obter a funcionalidade em vários outros modelos por meio de cabo acessório. Para isso, basta adquirir o adaptador compatível com o modelo do seu telefone, de preferência com um extensor, e conectá-lo à televisão para aproveitar apps e jogos na tela grande.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Asap Dash promete 100% de carga para celulares em até cinco minutos
- Battlefield Hardline: trailer simula seriado e diz 'seja contra a lei'
- Galaxy Note 8: lançamento da Samsung chega com ficha técnica de peso
- Facebook recomenda app Moments para backup ‘ilimitado’ de fotos
- Novo iPhone 11: loja da Apple sai do ar antes do lançamento
- Chromecast ganha compatibilidade com controle remoto de TVs
- Windows 10: Microsoft planeja trazer apps e plugins para o Outlook.com
- Conheça os jogadores do Santos no Rainbow Six: Siege
- Google Nest Mini: caixa de som inteligente tem lançamento no Brasil
- Facebook seguro: rede social tem central de segurança no Android
- Galaxy S8 ou Google Pixel: compare os celulares top com Android
- CS:GO: MIBR está fora da DreamHack Rio; veja próximos jogos do time
- iOS 8.3 beta: saiba como ativar a Siri em portugu?s em seu iPhone ou iPad
- Dez motivos para testar o Tidal, o rival turbinado do Spotify
- Conheça os personagens brasileiros mais famosos dos games
- Wild Rift: Riot Games mostra LoL Mobile em novo vídeo; assista
- Satélites em órbita podem distribuir até 1 ZB de Internet pelo mundo
- Como remover a marcação de uma foto no Facebook para celular
- Como compartilhar documentos no Word 2016
- iOS 13: sistema do iPhone tem data de lançamento revelada