XSplit Broadcaster e OBS Studio são programas utilizados para realizar transmissões ao vivo de jogos. As ferramentas são gratuitas em 64 e 32 bits, e oferecem inúmeros recursos que profissionalizam as lives. Enquanto o OBS Studio tem uma interface mais aprimorada, o XSplit oferece um editor de vídeo rápido que permite enviar vídeos diretamente para o YouTube. Ambos são concorrentes do Streamlabs. Veja as principais características dos programas e entenda qual deles é a melhor opção a seguir.
Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Plataformas e compatibilidade
O XSplit Broadcaster e OBS Studio se destacam por serem multiplataformas, ou seja, funcionam para os principais serviços de transmissões do mercado. Ambos podem ser usados para enviar as capturas de telas para a Twitch TV, Facebook Gaming ou YouTube Gaming, além de outros serviços não tão habituais, como Periscope e Restream.io.
Em relação à compatibilidade, o OBS Studio garante vantagem, pois atende aos três principais sistemas operacionais: Windows, macOS e Linux. O XSplit Broadcaster roda apenas em computadores equipados com Windows 7 ou versões superiores. Os dois programas não possuem aplicativos para dispositivos móveis.
Funções
Os dois programas cumprem seus propósitos: permitem a transmissão de lives de jogos com alta qualidade para as principais plataformas de streaming. Além disso, o XSplit Broadcaster e o OBS Studio também permitem a gravação de tela. Com esse recurso, os usuários podem ativar a captura de todo o conteúdo que está sendo exibido na tela com apenas um clique e, em seguida, salvar em formato de vídeo.
Durante as transmissões, o OBS Studio e Xsplit também podem usar os plugins. Esses recursos podem personalizar e adicionar determinadas funções às transmissões, como notificação de novos membros e contadores de inscritos. Para ambos programas, as extensões são gratuitas. Entretanto, enquanto o XSplit permite a instalação com apenas um clique, o OBS Studio exige que o usuário efetue o download dos arquivos e instale na pasta do programa manualmente.
O grande diferencial do XSplit é o editor de vídeo rápido. O recurso possibilita que o streamer possa recortar facilmente trechos das transmissões e fazer upload diretamente para o seu canal do YouTube dentro de poucos minutos. Vale ressaltar que, embora seja simples, o editor também tem suporte para remoção de fundo (chroma key).
Interface
O OBS Studio possui uma interface limpa e simplificada. Essas características favorecem produtores de conteúdo que não estão habituados com a plataforma. Na interface principal, são disponibilizadas as principais áreas de comando das transmissões: cenas, fontes, mixer de áudio, transições e controles. O programa permite personalizar a tonalidade da interface em três opções, além da tradicional: acri (cinza e azul-escuro), rachni (cinza e azul claro) e system (branco e cinza).
Já o XSplit detém uma interface inicial menos intuitiva que o OBS Studio. Ao abrir, o usuário se depara com os principais comandos na interface principal, como controle de exibição, microfone, áudio, cena e transição de cenas. No canto da tela, os monitores de FPS, CPU, GPU e memória podem ser conferidos enquanto são atualizados em tempo real. Os dois programas têm versões em língua portuguesa.
Conclusão
O OBS Studio e o XSplit são soluções rápidas e acessíveis para realizar transmissões de jogos ao vivo em alta resolução. Eles são compatíveis com as principais wecbcams e placas de capturas do mercado, como Elgato, Logitech e AVerMedia. Como é um software livre e com código aberto, o OBS Studio sai na frente e oferece todos os recursos gratuitamente. Já o XSplit, embora também gratuito, limita algumas ferramentas, como cenas ilimitadas e atraso de transmissões, ao pagamento de uma licença.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Conheça fones Bluetooth 'discretos' e ouça músicas sem ninguém perceber
- Conheça o celular com câmera ‘giratória’ de 13 MP para selfies da Huawei
- Como controlar o iTunes 12 na Central de Notifica??es do Mac
- Instagram supera 400 milhões de usuários; Brasil impulsiona downloads
- Como usar Facebook Business? Entenda o que é e como funciona o gerenciador
- Como atualizar livros no Kindle
- The Sims 4: lista traz os melhores mods de carreira para o game
- Prêmio Melhores do Ano TechTudo anuncia eletrônicos vencedores em 2019
- Como usar o DNS 1.1.1.1 Cloudflare no celular Android ou iPhone
- Velozes & Furiosos e Horizon Zero Dawn estão nos lançamentos da semana
- Como encontrar vaga de estágio pelo Facebook
- Watch Urbane: relógio de luxo chega ao Brasil com preço de smartphone
- Como deixar o Twitter privado pelo celular com Android ou iPhone
- Câmera compacta com 100 megapixels custa mais de R$ 200 mil
- Xiaomi volta ao Brasil e lança aparelhos inteligentes para casa conectada
- Como fazer os 7 finais de Agony, jogo de terror para PC, PS4 e Xbox One
- Do Xperia XA1 ao XZ Premium: todos os lançamentos da Sony em 2017
- Como fazer enquete no Facebook Stories
- GoPro Hero6 vs Hero7: veja o que mudou na nova linha de câmeras de ação
- Half-Life 2 entra para a retrocompatibilidade do console Xbox One