Um novo vírus espião descoberto pela Kaspersky coloca usuários de Android em risco. A empresa de segurança revelou nesta terça-feira (1) que uma nova ameaça desenvolvida pelo grupo hacker Transparent Tribe usa vídeos pornográficos para distrair vítimas enquanto bisbilhota o dono do smartphone. Uma vez instalado, o aplicativo malicioso pode acessar mensagens SMS e registros de chamadas, além de rastrear a localização e ouvir tudo o que é captado pelo microfone do celular.
Após interceptados, os dados podem ser utilizados em diversos tipos de golpes e extorsões, incluindo o que se chama de sextorsão. Segundo os especialistas, o malware teve atuação identificada apenas na Índia. A empresa não informa se há indícios de que brasileiros já tenham sido afetados.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A Kaspersky conta que o malware foi desenvolvido a partir do vírus de código-aberto Android AhMyth, disponibilizado publicamente no GitHub. Várias das funções da ameaça teriam sido adicionadas recentemente. No entanto, um recurso nativo que permite captura de fotos da galeria de fotos teria sido deixado de fora.
Ele é distribuído por meio de aplicativos fraudulentos que imitam apps reais. No país asiático, ele esteve presente em um app de conteúdo adulto e até em uma versão falsa do rastreador oficial da Covid-19 utilizada pelo governo. O relatório aponta ainda que ele é capaz de baixar por conta própria outros apps e arquivos perigosos no smartphone sob comando dos hackers.
O elo com o grupo Transparent Tribe está evidente nos servidores utilizados para descarregar o código malicioso no aplicativo fraudulento. Essa conexão é necessária porque os apps distribuídos na Internet não trazem as funções completas para não despertar suspeitas. O aplicativo que se passa por app pornô, por exemplo, é apenas um reprodutor de mídia que contém alguns vídeos adultos para assistir.
Como se proteger
Especialistas recomendam nunca baixar aplicativos de fora do Google Play e fugir de programas com conteúdo adulto, muito usados como iscas de golpes. Além disso, é preciso manter o Google Play Protect sempre ativado e evitar clicar em links e arquivos enviados por desconhecidos em mensagens ou e-mails. No caso do e-mail, uma providência pode ser adotar um serviço com um bom filtro
É importante também atualizar o celular sempre que possível, já que certos vírus tentam se aproveitar de vulnerabilidades ainda não corrigidas em aparelhos desatualizados. A providência nesse caso vale tanto para o sistema operacional quanto para os aplicativos instalados.
Qual o melhor antivírus otimizador para Android? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Notebook da Positivo não liga? Veja possíveis causas e como resolver
- Raspberry Pi ganha primeira case e promete mais acessibilidade
- Como pesquisar no PDF
- Aplicativo de ganhar gift card de graça: saiba como usar o Cash for Apps
- Aplicativo para desenhar no celular: 5 opções para Android e iPhone
- Xbox One X e PUBG foram os destaques da semana em jogos
- Cloudflare deixa de hospedar 8chan depois de tiroteios em massa nos EUA
- League of Legends: veja buffs, nerfs e rework de Volibear no patch 10.11
- Melhor do que Google Tradutor? Veja 5 concorrentes do serviço de tradução
- Melhores jogos de esporte de 2017
- Review Predator Triton 500: notebook gamer substitui PC com facilidade
- Deezer já tem opção de pagamento pré-pago; conheça os planos e preços
- Como baixar e instalar o Waze no Windows Phone?
- Lista traz dez mitos e verdades sobre o Nintendo Switch
- Seis coisas que os robôs sexuais vão poder fazer no futuro
- Smart TV 65 polegadas: veja dez modelos 4K à venda no Brasil em 2020
- Doodle do Google 'muda' cor da pele de famílias ao celebrar Dia das Mães
- Confira cinco melhores Android TV Box para transformar sua TV em Smart
- Mercado Livre: como ativar a verificação de identidade pelo celular
- Hearthstone: saiba o que esperar da nova expansão 'Goblins vs Gnomos'