O YouTube Music é o serviço de streaming de música do Google que substituirá o Google Play Music. Absorvendo o acervo variado do YouTube, a plataforma se diferencia da concorrência por oferecer remixes, versões alternativas, apresentações ao vivo, clipes e vídeos extraídos do site de vídeos. A ferramenta oferece planos gratuitos e de assinatura, download para ouvir offline e conta com apps oficiais para celulares Android e iPhone (iOS), além de rodar direto no navegador em PCs com Windows, macOS e Linux. Confira, a seguir, as características do serviço de streaming de músicas do Google e veja se vale a pena assinar o YouTube Music.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Como funciona o YouTube Music
O YouTube Music é o serviço de streaming de música do Google, atrelado ao YouTube, e que oferece um catálogo formado por álbuns, músicas avulsas, clipes, covers e até apresentações ao vivo. A plataforma pode ser acessada de forma gratuita, mas também há planos de assinatura que eliminam as propagandas e oferecem algumas outras vantagens.
Assim como outros serviços do gênero, o YouTube Music conta com algoritmos que prometem ajustar as recomendações de novas músicas e artistas de acordo com as preferências do usuário, permitindo encontrar algo novo e explorar o catálogo do serviço.
Veja também: Como fechar o app do YouTube e continuar ouvindo vídeos
A plataforma oferece suporte à criação e compartilhamento de listas de reprodução e possibilita que o usuário envie músicas para poder ouvi-las de onde quiser. Também é possível acessar a ferramenta em diversos dispositivos, já que o YouTube Music tem app oficial para celulares Android e iOS, além de contar com uma versão para navegadores, que permite curtir o serviço no computador.
Preços e planos
A plataforma oferece um plano básico completamente gratuito. Nessa modalidade, é possível usar o serviço normalmente, porém com algumas restrições: a primeira delas é que anúncios publicitários serão reproduzidos nos intervalos das músicas. Outra restrição é que não é possível deixar o app rodando em segundo plano. Além disso, a opção gratuita não permite baixar músicas para ouvir offline.
A assinatura elimina todas essas restrições. Com ela, não há anúncios, é possível deixar o YouTube Music tocando em segundo plano e até mesmo baixar canções para escutar quando não estiver conectado. No momento, a assinatura do YouTube Music custa R$ 16,90 ao mês com primeiro mês grátis.
Outra opção é assinar o YouTube Premium, pacote que vale não só para o YouTube Music, mas também para o YouTube convencional. Atualmente, o plano tem um mês de gratuidade no Brasil e custa R$ 20,90 ao mês.
Catálogo do YouTube Music
Segundo números oficiais do YouTube, o serviço oferece no momento mais de 50 milhões de títulos para os usuários. Nesse total estão inclusos canções e álbuns completos oficiais, como os encontrados em outros serviços, mas também material que o YouTube afirma não estar disponível em outros lugares, como remixes, gravações ao vivo, covers e versões de estúdio que não foram aproveitadas pelos artistas.
O número de “mais de 50 milhões” é o mesmo que o Spotify afirma compor seu catálogo atualmente. Entretanto, nessa plataforma, a oferta de faixas extras e versões que fogem às gravações comerciais de estúdio não é tão evidente.
Principais recursos
O grande diferencial do streaming em comparação a outros serviços é a integração com o YouTube. Isso significa que todo o histórico de músicas ouvidas no YouTube é automaticame
Outro destaque é o sistema de recomendações, que convida o usuário a escolher alguns artistas no primeiro uso do serviço. Essas escolhas iniciais são usadas para classificar melhor as sugestões da plataforma, que ficam mais precisas conforme novas buscas são realizadas.
Assim como outros serviços, o YouTube Music permite ouvir música offline por meio de downloads e oferece a capacidade de fazer upload de músicas para a plataforma, permitindo o streaming desse conteúdo a partir de qualquer dispositivo.
Plataformas compatíveis
A plataforma oferece versões para os sistemas móveis Android e iOS, além de contar com uma versão web que roda em navegadores de Internet. É possível também ter acesso ao YouTube Music no Android TV. Além disso, há compatibilidade com dispositivos da Amazon, como as caixas de som Echo que suportam a assistente Alexa.
Diferenciais em relação aos concorrentes
O grande diferencial da plataforma está na integração com o YouTube, o que acaba disponibilizando variedade maior de opções no catálogo do serviço, como as apresentações ao vivo ou mesmo videoclipes.
Um ponto em que o streaming de música do Google fica devendo é a oferta de app para Windows, macOS e Linux. Ao contrário de rivais como o Spotify, o YouTube Music está limitado ao uso em navegadores de Internet.
Via YouTube, Pocket-Lint, AndroidCentral e TechRadar
Problemas para carregar os vídeos do YouTube? Veja como resolver no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Asus atualiza Zenbook Duo de duas telas com chips Intel de 10ª geração
- Como pedir uma corrida UberBIKE para levar sua bicicleta
- Como ver fotos arquivadas no Instagram
- Montagem do YouTube celebra 10 anos de vídeos virais; veja quem participa
- Crussh é o app que descobre se paquera está a fim pelo bate-papo
- Você lembra? Veja jogos que fazem 10 anos em 2018
- Como denunciar e-mails como spam no Google Inbox
- O que é o Consumidor.gov.br? Conheça o site para reclamações de empresas
- Resident Evil ou Dead Space? Veja qual é a melhor série de terror
- Como obter o troféu raro My Enemy's Enemy no game Fe
- Microsoft cria Xbox One X especial de Deadpool 2
- Como usar a função 'Pessoas' na galeria de fotos do iPhone
- Como fazer folder no Word
- VAC bane mais de 500 mil contas da Steam em dezembro e bate recorde
- Caixas de som da JBL são as 'queridinhas' dos brasileiros em julho
- Minecraft: saiba como baixar e instalar mods no game de construir
- Snapdragon 700 traz inteligência artificial para smartphones mais baratos
- Review LEGO Os Incríveis
- Google em números: veja curiosidades sobre os 20 anos da empresa
- Fortnite: veja as skins mais 'bizarras' do Battle Royale da Epic Games