O Brasil teve o melhor desempenho de banda larga fixa durante o segundo trimestre de 2020, de acordo com os dados da Ookla, dona do serviço de medição Speedtest. A pesquisa analisou as cinco maiores economias da América Latina e apontou que o Brasil teve latência média de 19 ms (milissegundos). Já em relação à banda larga móvel, a Argentina apresentou o melhor resultado, com 40 ms. O Brasil ficou em quarto nesse quesito, com 46 ms.
A latência mede o tempo de reação de uma conexão, sendo muito importante no universo dos games. Para ter uma melhor experiência de jogo, esse valor precisa ser de até 59 ms. A latência móvel tem relação com jogos criados para dispositivos móveis, enquanto a latência de banda larga fixa mede a conexão em computadores e consoles.
???? Confira os melhores celulares com os maiores descontos
???? Recarregar a bateria de celular vai levar apenas 15 minutos
A pesquisa ainda apontou que os investimentos recentes em fibra óptica em toda a região ajudaram a aumentar ainda mais a latência durante o período. Durante o período da pandemia do novo coronavírus, os investimentos em conexão também cresceram, fazendo com que todos os países do estudo apresentassem aumento no desempenho da internet móvel e da fixa.
Banda larga fixa
O Brasil foi o país que mais apresentou melhorias na latência da banda larga fixa em comparação com o segundo trimestre de 2019, diminuindo de 23 ms para 19 ms. Em seguida vem o Chile (24 ms), o México (31 ms) e a Argentina (34 ms). A Colômbia ficou em último lugar, com 43 ms. Apesar disso, todos os países apresentam internet dentro dos padrões mínimos de latência para jogos.
São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília apresentaram as melhores latências de banda larga fixa no país, com 18 ms, 20 ms e 21 ms respectivamente. As cidades brasileiras só ficaram atrás de Guadalajara, no México, com 17 ms.
Internet no celular
Em relação à latência da banda larga no celular, o México apresentou o maior avanço, passando de 57 ms para 44 ms no segundo trimestre de 2020. Apesar disso, a Argentina obteve o primeiro lugar, com 40 ms. Depois vem o Chile (41 ms), México (44 ms), Brasil (46 ms) e Colômbia (47 ms).
Em relação às cidades, São Paulo e Buenos Aires empataram na melhor latência móvel, com 31 ms. Em seguida aparece o Rio de Janeiro (35 ms). Brasília
Apesar de a implementação da internet 5G ter começado recentemente no Brasil, é esperado que ela aumente ainda mais a latência no país sobre a capacidade que os dispositivos 4G oferecem atualmente.
Com informações da Ookla
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Projetores: veja os aparelhos com o melhor custo-benefício
- Conheça cinco modelos de caixa de som com microfone para comprar
- Como escrever em GIF
- Facebook lança seção de privacidade; saiba ocultar amigos e publicações
- Golpes no WhatsApp prometem auxílio emergencial; saiba como se proteger
- Depois de Harry Potter, ‘O Chamado’ faz celular acender a lanterna
- My Talking Tom e Save The Girl são jogos mobile mais baixados de junho
- Galaxy Note 4: nas especificações, uma tela de 5,7”
- Qualcomm promete notebooks com internet 4G e bateria de 22 horas
- Black Friday 2020 começa com mais reclamações do que no ano anterior
- Oppo R7 Plus aposta em 'superbateria' para competir com Samsung
- Clássico Street Fighter 2 será relançado no Switch com novo nome
- Teraflops: entenda o que significa o termo usado em PCs e videogames
- Jogamos The Witcher 3: Blood and Wine; confira as impressões
- WhatsApp para iPhone salva sua mensagem de voz em caso de imprevistos
- HP ou Asus? Confira pr?s e contras dos notebooks das duas marcas
- Foxit ou Adobe Reader? Descubra qual o melhor para seu PC
- Netflix ou Globoplay? Compare catálogo, preço e recursos dos streamings
- Star Wars The Force Collection ganha cartas de Rogue One
- Seis robôs curiosos que chamaram atenção ao longo de 2020