O PlayStation 5 (PS5) teve novos detalhes de gráficos revelados na última terça-feira (13), quando a Epic Games anunciou o Unreal Engine 5 com uma demonstração de tecnologia executada no console. A versão mais recente do motor utiliza recursos de renderização, chamados de Nanite e Lumen, para a criação de objetos com riqueza de detalhes e maior iluminação natural. A prévia, que não chega a ser um game completo, indica o que pode ser possível nos games da próxima geração com o novo motor gráfico.
Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Em vídeo que detalha as tecnologias por trás do Unreal Engine 5, a Epic explica o objetivo da nova geração do motor gráfico. Segundo a empresa, a proposta é oferecer aos desenvolvedores a capacidade de criar games com visuais que se aproximam da computação gráfica usada nas grandes produções de cinema e na vida real.
Nanite
Para esse fim, há duas tecnologias em ênfase na demo. O “Nanite” refere-se a um novo tipo de geometria para que elementos e objetos apresentados no jogo tenham um nível de detalhes muito superior. Atualmente, games precisam sacrificar um pouco da qualidade de seus objetos em um processo que troca o nível de detalhe e complexidade desses elementos conforme o usuário aproxima ou afasta a câmera deles. O método atual substitui texturas de maior ou menor resolução conforme o caso.
Com Nanite, essas limitações desaparecem. A Epic promete a capacidade de importar modelos 3D de forma bruta para o ambiente da Unreal Engine 5, o que permitiria gráficos realistas e games com visuais muito mais complexos e sem perda de qualidade. A novidade usa um processo de escala em tempo real para substituir o modelo anterior de texturas.
O resultado, na prática, é que artistas podem criar elementos extremamente complexos e de altíssima qualidade. Na demo, há estátuas formadas por 33 milhões de triângulos e que são importadas de forma “bruta” de um software de modelagem 3D para o jogo sem perda de qualidade.
Lumen
A outra novidade demonstrada pela Epic na demo é chamada de Lumen e faz referência a uma nova tecnologia de iluminação global. A Lumen promete simular de forma mais precisa e natural o comportamento da luz na vida real. A ideia é que, ao contrário do que é feito atualmente, desenvolvedores não precisem criar diferentes condições e níveis de iluminação de forma estática para cada trecho do jogo.
Na demo realizada no PS5, é possível ver o sistema de iluminação global dinâmico em ação com a lanterna que a personagem carrega, ou sendo projetada por aberturas em uma caverna. O sistema mostra a luz banhando o ambiente, incidindo sobre diferentes superfícies e se propagando de forma natural.
Embora a demonstração tenha sido apresentada rodando em um PS5, a tendência é de que essas técnicas beneficiem também jogos que sejam criados para Xbox Series X e PCs. Isso porque a Unreal Engine 5 é uma tecnologia multiplataforma.
Via Gamespot, Eurogamer e Digital Foundry
Quais são os melhores 10 jogos na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como escanear, adicionar e compartilhar snapcodes do Snapchat
- Pinterest lança autenticação de dois fatores e checa dispositivos da conta
- Luva smart pode controlar dispositivos de Realidade Virtual
- Fone QCY é bom? Veja seis modelos para comprar por até R$ 200 em 2021
- League of Legends recebe patch 9.7; veja o que deve mudar no meta do LoL
- Free Fire: conheça as skins mais raras do Battle Royale da Garena
- Fifa 16 terá modo Carreira com treinamentos individuais e mais novidades
- Aquário lança STV-2000, aparelho que transforma qualquer TV em smart
- Snapchat: como bater papo com os amigos
- Como salvar vídeos do YouTube para assistir mais tarde no celular
- Habitação Caixa: como fazer simulação de financiamento de imóvel pelo celular
- CS:GO: MIBR estreia ESL One Cologne 2018 com vitória; veja resultados
- Como girar objetos no The Sims 4
- Como baixar um vídeo da Netflix e assistir offline no PC Windows
- MSI 2019: Team Liquid e Flash Wolves se classificam para próxima fase
- Cinco curiosidades sobre Ninja, streamer de Fortnite na Twitch TV
- Lumia 950 e Lumia 950 XL aparecem ‘sem querer’ na loja da Microsoft
- Pen drive ‘smart’ monitora e acelera o processamento do seu computador
- Digimon: conhe?a ou relembre os melhores jogos da s?rie de monstrinhos
- Veja os principais ‘emojis temáticos’ que o Twitter já criou e sua origem