A Intel apresenta nesta quinta-feira (29) os primeiros processadores de décima geração para desktop, com destaque para o Core i9 10900K. O chip é considerado pela marca o mais rápido do mundo voltado para jogos, trazendo velocidades de até 5,3 GHz, com 10 núcleos e 20 threads disponíveis. A fabricante também anunciou outros componentes da linha, que faz uso da nova arquitetura de 10 nanômetros.
Todas as novas CPUs têm overclock desbloqueado e promessa de bom desempenho térmico, muito por conta da aplicação de soldas mais eficientes. Por enquanto, ainda não foram revelados preços e datas de venda dos produtos no Brasil.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Segundo a Intel, os novos processadores da décima geração devem entregar performance até 18% maior do que a família anterior na edição de vídeo 4K. A melhoria de desempenho chega a 35% quando comparados a PCs de três anos atrás, segundo a marca. Para jogos, a marca também promete saltos expressivos, com ganhos de 10% em fps ao rodar PUBG, se comparado à geração anterior, ou de até 67% quando o parâmetro é um computador de três anos atrás.
A nova geração da Intel recebe reforço de novas tecnologias. Uma das inovações prometidas é a possibilidade de desligar o Hyper Threading de forma manual e granular. Dessa forma, o usuário pode desativar o recurso por núcleo, deixando que apenas as unidades com maior desempenho mantivessem o HT ativo. Desativar o recurso em núcleos menos eficientes do processador pode abrir mais margem de manobra para quem pretende realizar overclock, já que contribui para diminuição da temperatura do processador.
A ideia por trás da iniciativa tem a ver com a proposta de oferecer maior performance bruta em menos núcleos, o que seria mais interessante para rodar jogos e outras aplicações que dependem de frequências mais altas. A posição vai de encontro aos resultados recentes da rival AMD, que tem ampla vantagem em performance multinúcleo com os chips Ryzen.
Turbo, overclock e temperatura
O mesmo raciocínio explica o Turbo Boost 3.0: a tecnologia de turbo da Intel irá identificar quais são os dois melhores núcleos da CPU para acelerá-los sem precisar de um acréscimo na voltagem. Dessa forma, o processador vai trabalhar mais rápido sem necessariamente consumir mais energia.
O turbo também pode ser aplicado de diferentes maneiras. Dependendo da situação e demanda, a CPU pode acelerar todos os núcleos, o que levaria a um clock mais baixo do que o turbo acionado para apenas um ou dois núcleos. Na prática, isso vai tornar a tarefa de comparar processadores com a tecnologia um pouco mais complicada porque essas CPUs terão várias velocidades diferentes.
Um exemplo é o Core i9 10900K. A velocidade base do processador é de 3,7 GHz e pode bater 5,2 GHz com o Turbo Boost 3.0. Caso a situação térmica esteja sob controle, o turbo pode chegar a 5,3 GHz num único núcleo, ou a 4,9 GHz em todos os núcleos. O software Intel Extreme Tuning Utility ganhou uma nova versão com controle gráfico das curvas de voltagem e frequência, recursos voltados para usuários que utilizam overclock.
Outro ponto que a Intel destaca é uma construção interna do processador que usa componentes com espessura menor. A medida, chamada de Thin Die em referência à pastilha de silício em que o processador é construído, deve melhorar a capacidade de transferência de calor dos processadores, diminuindo temperaturas e aumentando eficiência.
Os novos processadores ganham suporte para memória RAM DDR4 de 2933 MHz, suporte aos chipsets da série
Confira os principais chips entre os Intel Core i de décima geração para desktops:
Existe "gargalo" entre processador e placa mãe? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Torneio Mundial de Call of Duty dará prêmio de mais de R$ 13 milhões
- WhatsApp: como enviar documentos em PDF
- Stickman Hook: como jogar e dicas para mandar bem no game para celular
- Como usar o RappiCréditos? Saiba como funciona no app de delivery
- Smart TV Sony XBR-A8F é boa? Veja análise de preço e ficha técnica
- Como pagar boleto com o PicPay
- Positivo S550 Kids: smartphone para crianças tem capa em formato de leão
- Veja a mudança da sua cidade com a máquina do tempo do Google Earth
- Como baixar itens de DLC em Sword Art Online: Hollow Fragment
- Review do Motorola One Vision, o celular que consegue ver no escuro
- 20 anos de Counter-Strike: relembre marcos do jogo que é sucesso até hoje
- Conheça Horizon: Forbidden West, novo game anunciado para o PS5
- Scanner portátil Plustek promete digitalizar e recuperar fotos antigas
- TCL anuncia que sua smart TV 8K QLED com IA chega ao Brasil em 2019
- Erangel no PUBG: veja melhores zonas de loot e estratégias para o mapa
- Dia dos Namorados ganha Doodle animado do Google
- Review Spider-Man
- Intel Optane 900P e Crucial MX500 estão entre principais SSDs de 2017
- Em três dias, Windows 10 ganha outra build 14367 para PC e celular
- Raspberry Pi ganha tela 'baratinha' de 7 polegadas sensível ao toque