A Twitch TV, a Mixer, o YouTube e o Facebook são plataformas de streaming que fazem sucesso no mundo inteiro. Nos últimos anos, no entanto, algumas apps de lives não conseguiram se firmar no mercado brasileiro e encerraram suas atividades. É o caso da Streamcraft, serviço de transmissões ao vivo que era voltado ao público gamer e faliu. A Cube TV também não exibe mais suas streams. A seguir, relembre plataformas que buscaram o sucesso no Brasil, mas que acabaram "fechando as portas" por aqui.
Azubu TV
Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Fundada em 2011, a Azubu TV cresceu em 2014 e virou uma grande rival da Twitch TV. O Brasil foi um dos países em que a plataforma mais investiu e fez diversas parcerias com ligas regionais, como a XLG da UOL e a ESL. O serviço também atraiu diversos influenciadores famosos, como Mateus "Yetz" Vieira e Ismael "Pato Papão" Zimerman.
No entanto, algum tempo depois, problemas administrativos atrapalharam esse sucesso. Segundo relatos de streamers, a falta de pagamentos a parceiros e funcionários teria sido um dos maiores problemas relacionados à perda de popularidade da Azubu TV, e ela entrou em decadência no final de 2016.
Uma esperança apareceu em maio de 2017, quando foi anunciada uma parceria com a Hitbox, outro serviço de streaming. Com isso, surgiu a Smashcast, uma reimaginação de ambas as plataformas. Mas a parceria não deu um resultado significativo, e a Azubu seguiu sofrendo com as inúmeras dívidas adquiridas. Hoje em dia, a Smashcast conta com um número pequeno de streamers e espectadores, o oposto daquilo que um dia a Azubu conseguiu conquistar.
Cube TV
A Cube TV surgiu para o público brasileiro já com um investimento milionário por trás dela. A plataforma pertence à Bigo, uma empresa de Singapura que recebeu grandes investimentos em 2018 vindos da YY, gigante rede social chinesa. A oportunidade chamou a atenção de nomes brasileiros famosos, como Felipe "brTT" Gonçalves e Joseph "Tecnosh" Touma.
Os problemas começaram a surgir ainda em 2018. Um dos primeiros a relatar turbulências com a Cube TV foi Guilherme "tixinha" Cheida, comentarista do CBLoL, que contou em seu Twitter decepção com a postura da empresa em relação a ele e ao seu contrato. Já em 2019, o ex-jogador de League of Legends (LoL) Whesley "Leko" Holler afirmou que algumas mudanças mais drásticas não o estavam o agradando. Já Shayene "Shay" Victorio e Renan "HUEstation" Souzones contaram que a Cube passava por problemas administrativos e que estaria à beira da falência.
A Cube TV nunca emitiu nenhuma nota oficial para declarar falência ou o encerramento suas atividades no Brasil. Seu site, no entanto, não conta mais com transmissões e suas redes sociais estão desatualizadas desde julho de 2019.
Streamcraft
A Streamcraft surgiu em 2017 alegando ser a plataforma de streaming que mais recompensava produtores de conteúdo e espectadores no mundo. Ela foi criada pela IGG, que também é desenvolvedora de Lords Mobile, um game de estratégia lançado para aparelhos Android e iPhone (iOS). A plataforma chamava bastante atenção com suas recompensas, como aquelas que os produtores de conteúdo conquistavam quando chegavam ao posto de melhor streamer da semana, ou do mês, rendendo ainda mais dinheiro para eles.
Apesar de sua fama crescente, a Streamcraft anunciou o encerramento global das suas operações no dia 11 de outubro de 2019. A razão dessa interrupção não foi divulgada oficialmente. A Stre
Via Dot Esports, Dot Esports, Smashcast, Tech in Asia, Tixinha Twitter, Leko Youtube, Cube Tv, shAy Twitter e Streamcraft
Não consegue ver lives pelo PC? Veja dicas no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Apple é acusada de piratear músicas de cantores famosos no Apple Music
- Após venda para Verizon, Yahoo! muda nome para Altaba e perde CEO
- Como desativar o antivírus McAfee temporariamente
- Novo golpe no WhatsApp usa contas falsas para pedir dinheiro; entenda
- CS:GO: ESL Pro League terá novo formato em 2019; veja regras da Season 9
- Como fazer os melhores dribles e chutes no jogo Dream League Soccer
- Como tirar print de tela no Moto Z2 Play
- YouTube inclui suporte HDR em vídeos
- Facebook permite que Páginas criem e vinculem grupos na rede social
- LG inova e lança LG G5 com bateria modular e três câmeras no MWC 2016
- Mundial de LoL 2019: FunPlus Phoenix vence a Invictus e está na final
- YouTube vai abandonar anúncio de 30 segundos obrigatórios em vídeos
- Donkey Kong: relembre as curiosidades e polêmicas dos jogos da série
- Como calcular frete dos Correios pelo celular
- Top 15 downloads mais acessados de 2014; baixe no seu PC e no celular
- Como fazer live no YouTube e Facebook ao mesmo tempo
- 'Ok Google' não funciona? Como resolver erros da assistente no celular
- The Forest: veja requisitos para fazer download do jogo no PC via Steam
- Como ver um Stories do Instagram por mais tempo
- Câmera vestível que tira foto instantaneamente ganha função vídeo