Um bug no sistema operacional da Apple pode travar os dispositivos da marca, como iPhone, macOS, Apple Watch e iPad, ao receber uma mensagem ou notificação com caracteres da língua sindi intercalados com emojis. O texto em questão congela o iPhone e impede o uso do touch, de forma que o usuário é forçado a reiniciar o smartphone. Relatos da falha surgiram nesta quinta-feira (23), e se espalharam pelo Twitter e no Telegram, segundo comentários de internautas no Reddit.
Não foi confirmado ainda quais versões do iOS são afetadas pelo bug, mas postagens online indicam que ele está presente em todas as edições do iOS 13. Uma solução para a falha está disponível no iOS 13.4.5 para testadores beta, e a previsão é que o conserto chegue a todos os usuários da variação estável em breve.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O texto que provoca o bug e congela iPhones circulou inicialmente na Internet com o emoji da bandeira da Itália, mas testes posteriores indicam que a falha acontece independentemente da escolha de figurinha inserida entre o caractere sindi. Receber notificações dos aplicativos nativos e-mail e iMessage basta para travar o smartphone, de acordo com reclamações online.
Entretanto, visualizar o texto defeituoso em outros apps, como Instagram, WhatsApp e Twitter, também provoca a falha. No caso das redes sociais, não é preciso receber diretamente a mensagem com emoji e letra sindi — se ela estiver presente no texto de alguma publicação no feed, o iPhone travará.
A suspeita é que todas as edições do iOS 13 apresentem a falha, mas não há consenso em versões anteriores, como o iOS 12. Por exemplo, um usuário no Reddit alega que o bug não acontece em um iPhone 7 Plus e outro 6 Plus, ambos com o update número 12.4.5.
O vídeo de demonstração do bug, publicado no Twitter, mostra que não é preciso usar os emojis da bandeira italiana para travar o iPhone com iOS 13.4.1. Quando a falha é ativada, o smartphone não responde aos comandos sobre a tela touch e congela na última página aberta. É necessário, então, reiniciar o iPhone para voltar a usar o celular. O bug não deixa sequelas sérias no sistema, mas pode incomodar os afetados.
A falha acontece no iOS devido à forma como o sistema renderiza textos. O caractere sindi demanda memória em excesso do celular para ser exibido, o que resulta em panes. Casos semelhantes já ocorreram no sistema da Apple, como o bug com escrita telugo em 2018, que travava aplicativos de mensagens ao receber o recado defeituoso.
A expectativa é que a solução seja liberada na próxima
iPhone 7 vale a pena em 2020? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como jogar X-Plane 11 no PC
- Lista traz os clássicos dos fliperamas com versões para iOS e Android
- Como enviar stickers com o Gboard pelo celular Android
- Netflix lança trailers de 90 segundos com prévia que 'ajuda a escolher'
- Bing lança Fact Answer; buscador da Microsoft fica 'mais perto' do Google
- AnimEVO divulga os 19 jogos que terão torneios paralelos à EVO 2018
- Como diminuir a luz do notebook
- Como calcular a moda no Excel
- O que é griefing? Entenda prática proibida no LoL, CS:GO e mais jogos
- UserBenchmark: como descobrir performance do PC
- Como configurar a PlayStation Camera do PS4 para transmissão de jogos
- Narradores do canal Combate avaliam o game EA Sports UFC 3
- Como encaminhar imagens e links pelo chat do Facebook no celular
- JBL Flip: veja as mudanças da caixa de som Bluetooth desde seu lançamento
- Project Cars: como jogar com Lykan Hypersport, o carro de Velozes e Furiosos
- Como impedir que links do Gmail sejam abertos no Chrome para iOS?
- Caixa de som com LED: veja modelos disponíveis no Brasil em 2020
- Conhe?a o Vessel, o novo rival do YouTube
- YouTube estreia chat com vídeos compartilhados; aprenda a usar com amigos
- JBL Duet BT ou Sony MDR-XB650BT? Qual o melhor fone Bluetooth