Um bug no sistema operacional da Apple pode travar os dispositivos da marca, como iPhone, macOS, Apple Watch e iPad, ao receber uma mensagem ou notificação com caracteres da língua sindi intercalados com emojis. O texto em questão congela o iPhone e impede o uso do touch, de forma que o usuário é forçado a reiniciar o smartphone. Relatos da falha surgiram nesta quinta-feira (23), e se espalharam pelo Twitter e no Telegram, segundo comentários de internautas no Reddit.
Não foi confirmado ainda quais versões do iOS são afetadas pelo bug, mas postagens online indicam que ele está presente em todas as edições do iOS 13. Uma solução para a falha está disponível no iOS 13.4.5 para testadores beta, e a previsão é que o conserto chegue a todos os usuários da variação estável em breve.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O texto que provoca o bug e congela iPhones circulou inicialmente na Internet com o emoji da bandeira da Itália, mas testes posteriores indicam que a falha acontece independentemente da escolha de figurinha inserida entre o caractere sindi. Receber notificações dos aplicativos nativos e-mail e iMessage basta para travar o smartphone, de acordo com reclamações online.
Entretanto, visualizar o texto defeituoso em outros apps, como Instagram, WhatsApp e Twitter, também provoca a falha. No caso das redes sociais, não é preciso receber diretamente a mensagem com emoji e letra sindi — se ela estiver presente no texto de alguma publicação no feed, o iPhone travará.
A suspeita é que todas as edições do iOS 13 apresentem a falha, mas não há consenso em versões anteriores, como o iOS 12. Por exemplo, um usuário no Reddit alega que o bug não acontece em um iPhone 7 Plus e outro 6 Plus, ambos com o update número 12.4.5.
O vídeo de demonstração do bug, publicado no Twitter, mostra que não é preciso usar os emojis da bandeira italiana para travar o iPhone com iOS 13.4.1. Quando a falha é ativada, o smartphone não responde aos comandos sobre a tela touch e congela na última página aberta. É necessário, então, reiniciar o iPhone para voltar a usar o celular. O bug não deixa sequelas sérias no sistema, mas pode incomodar os afetados.
A falha acontece no iOS devido à forma como o sistema renderiza textos. O caractere sindi demanda memória em excesso do celular para ser exibido, o que resulta em panes. Casos semelhantes já ocorreram no sistema da Apple, como o bug com escrita telugo em 2018, que travava aplicativos de mensagens ao receber o recado defeituoso.
A expectativa é que a solução seja liberada na próxima
iPhone 7 vale a pena em 2020? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como usar o Windows Defender para evitar programas indesejados no PC
- Roteador portátil conecta em qualquer tomada e melhora Wi-Fi pela casa
- Clash Royale: finalistas do Crown Championship dão dicas para jogar
- Como fazer uma enquete no Instagram Stories
- Google rastreia usuários mesmo com histórico de localização desativado
- Termina suporte da primeira versão do Windows 10; entenda o que muda
- Nova versão do WhatsApp tem emoji de 'dedo do meio’; veja como encontrar
- Celular com bateria recarreg?vel via energia solar ser? lan?ado no MWC
- Microsoft vai atualizar ícones presentes desde o Windows 95
- Como criar alerta de preço em produtos no Zoom
- Seguro Desemprego web: entenda como funciona o serviço online
- The Surge: jogamos o game que mistura Dark Souls com Dead Space
- App para tirar fundo de foto: como usar o Apagador de Fundos no Android
- 'Torradeira' smart promete recarregar seus smartphones e tablets
- Nuuvem lança promoção que dá jogos de graça, saiba como usar
- Far Cry, The Witcher e mais: games ganham descontos de até 85% na Páscoa
- Como usar o Portal Gov.br? Veja tudo que você pode fazer no site
- Mini system da LG: conheça melhores aparelhos de som à venda no Brasil
- Xiaomi supera Huawei e vira terceira maior empresa de celulares do mundo
- Como cortar músicas em trechos com o Hya-Wave