Aplicativos para fazer vídeo podem ser úteis na hora de editar clipes pelo celular. Os apps podem facilitar o compartilhamento do vídeo no YouTube, além de terem recursos como transições, efeitos de movimento, filtros de cores e legendas. Cada editor de vídeo para celular tem suas vantagens, então é comum ter dúvidas na hora de escolher o ideal para você. Por isso, a lista a seguir traz dez opções diferentes de serviços de edição de vídeo disponíveis para celulares Android ou iPhone (iOS).
Na lista há ferramentas avançadas como iMovie, Splice e InShot, além de aplicativos de vídeo para edições básicas, como Likee, VivaVideo e Filmr — este último, um editor de vídeos grátis desenvolvido por brasileiros. Confira a lista completa para descobrir qual o melhor editor de vídeo para você.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. InShot
O InShot é um aplicativo gratuito que permite fazer vídeo com fotos. Disponível para Android e iPhone, ele tem uma interface simples e intuitiva e aceita montar projetos com vídeos, áudios, imagens e efeitos populares. InShot identifica a faixa de áudio do vídeo e permite realizar edições ou acrescentar trilha sonora a partir de músicas da biblioteca do celular.
O editor ainda oferece redimensionamento para diferentes tipos de visualização, como vídeos horizontais e verticais, e padrões para diferentes redes sociais. Além disso, é possível aplicar efeitos de zoom e modificar fundos. O vídeo editado pode ser baixado ou compartilhado em redes sociais e mensageiros.
2. iMovie
O iMovie é um programa de edição de vídeo gratuito da Apple. Disponível somente para iOS, a ferramenta conta com recursos poderosos que podem ajudar a criar projetos de qualidade mesmo sem conhecimento técnico de edição. A plataforma oferece temas para aberturas, legendas, descrições e efeitos diversos que podem ser aplicados sobre as cenas.
A interface do aplicativo oferece a tradicional linha do tempo para adicionar ou remover diferentes clipes de vídeo e faixas de áudio. Os vídeos criados no iMovie são importados para o celular em tamanhos variados e podem ser compartilhados diretamente em mensageiros e redes sociais.
3. Likee
Disponível para iPhone e Android, Likee é um app para fazer vídeo na hora ou importar arquivos da biblioteca do celular. A ferramenta não se compara a outras alternativas da lista no que diz respeito a interface profissional, já que o Likee também é uma rede social. No entanto, usuários de aplicativos como Instagram ou TikTok podem encontrar mais facilidade para trabalhar em seus vídeos.
O app permite inserir efeitos especiais, figurinhas, legendas e trilha sonora. Ao final da edição, é possível compartilhar no feed de usuário no Likee e exportar a mídia para a galeria do smartphone. A plataforma também funciona como uma rede social em que usuários podem seguir perfis e realizar comentários em produções de vídeos de outras pessoas.
4. Filmr
O brasileiro Filmr foi escolhido pela Apple como um dos melhores aplicativos de 2019. A plataforma oferece interface simples e recursos de edição intuitivos para que criadores de conteúdos possam realizar produções pelo celular com um fluxo de trabalho mais dinâmico. O aplicativo de fazer vídeo oferece recursos que podem melhorar significativamente uma produção, como transições, filtros e efeitos diversos para alterar o aspecto das cenas.
Como diferencial, o Filmr oferece a opção nativa para gravação de vídeos com inserção de elementos de realidade aumentada, intitulados de Filmr Toys. O aplicativo conta com integ
5. GoPro App
O GoPro App é um app de vídeo que oferece recursos de edição e compartilhamento de clipes no celular. Ele funciona para mídias criadas em diferentes dispositivos, como câmeras DSLR, smartphones e, é claro, em uma GoPro. A interface oferece gráficos de efeitos, legendas com fontes estilosas, filtros e transições que podem elevar a qualidade de qualquer produção. O aplicativo também oferece dezenas de opções de músicas para trilha sonora.
O compartilhamento das mídias nas redes sociais é simples. Além disso, a plataforma oferece dicas de engajamento, como a duração ideal de um vídeo para determinada rede social — recurso que pode ser interessante para criadores de conteúdo. A interface de edição permite mesclar, em um projeto, diferentes clipes de vídeo, áudio e até mesmo fotos.
6. KineMaster
O editor de vídeo para Android KineMaster conta com uma interface amigável, o que torna o processo de edição mais intuitivo. Com download gratuito, essa ferramenta oferece edição em linha do tempo para adicionar efeitos, transições entre clipes e trilhas sonoras personalizadas.
Ele também oferece temas com características pré-definidas que agilizam o processo de edição dos vídeos. O processo para exportar as mídias é realizado em diferentes tipos de resolução e o compartilhamento é direto com o Facebook, YouTube, Dropbox e Google Drive.
7. Splice
Disponível gratuitamente para iPhone, o Splice oferece ajustes diversos em imagens e ferramentas de edição avançadas. Usuários podem adicionar transições, efeitos de câmera, filtros, legendas, sobreposições, ajuste de velocidade, trilhas sonoras, narração, efeitos de áudios e outros recursos profissionais.
Um projeto, assim como em outros aplicativos desta lista, pode receber diferentes clipes de vídeo e faixas de áudio que serão mescladas em um único arquivo. O arquivo gerado pode ser compartilhado diretamente com o YouTube, Instagram, Facebook e mensageiros online. A totalidade de recursos, entretanto, é liberada a partir de uma assinatura semanal, mensal ou anual.
8. VivaVideo
O VivaVideo é uma ferramenta simples e direta. Ele oferece a possibilidade de editar vídeos gravados no celular com efeitos especiais e vinhetas temáticas. A ferramenta organiza os principais recursos em diferentes telas, como captura de vídeo, edição, estúdio de criação, materiais de efeitos visuais e colagens. A dinâmica foge um pouco de outros aplicativos do gênero, mas pode ser ideal para pessoas que não são familiarizadas com softwares para edição de vídeos.
A plataforma também permite criar vídeos com fotos. Dessa maneira, é possível criar um slide com imagens acrescentando legendas e outros efeitos, tornando o resultado final dinâmico e rico em edições. O app oferece compartilhamento com o Facebook, Instagram e YouTube. Além disso, há o compartilhamento por e-mail e a possibilidade de salvar tudo na biblioteca do smartphone.
9. Vizmato
O Vizmato permite incluir efeitos em vídeos gravados pelo celular de forma simples. Disponível para Android e iPhone, a ferramenta traz recursos como aceleração de quadros, slow motion, espelhamento, zoom, imagens em espiral e inserção de adesivos sobre as cenas.
Ele é uma boa opção de editor de vídeo para YouTube, já que permite usar novos canais de áudio para adicionar efeitos especiais como palmas, risadas e efeitos de ambientação como ecos. O app também oferece uma rede social interna para compartilhamento de vídeos e análise de produções de outros usuários.
10. Enlight Videoleap
O Enlight VideoLeap já foi eleito pela Apple como o melhor app do ano. Ele oferece ferramentas como filtros de cores, transições, inserção de legendas com fontes estilizadas, narrações, trilhas sonoras e efeitos diversos. O app é indicado para realizar tanto edições mais simples como criar projetos elaborados com elementos profissionais, como padrões de efeitos de tela, descrição em texto e transições animadas.
As mídias podem ser exportadas em diferentes tipos de resolução que o usuário deve definir e que se ajustem melhor aos diferentes sites e serviços de armazenamento. O arquivo pode ser baixado para a biblioteca do celular ou ser diretamente compartilhado nas redes sociais e mensageiros online.
Quais os melhores editores de vídeos para celular? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Instagram agora permite reservar e comprar ingressos de cinema pelo app
- Veja dicas para se proteger ao baixar Fortnite no Android
- Como postar várias fotos no Instagram pelo PC
- Dell G3 vs Samsung Odyssey 2: compare os notebooks gamer intermediários
- Google Maps: como adicionar uma empresa ao mapa pelo celular
- GTA Clássico, jogos de anime e Batman estão nas ofertas da semana
- LG G7 faz tudo certo, mas esbarra na inovação das outras marcas
- Xperia Z2 usado: veja se ainda vale a pena comprar; preço chega a R$ 900
- Microsoft defende que Edge é o navegador que consome menos bateria
- Como recuperar/mudar senha do e-mail Messenger, Hotmail e OneDrive
- Pokémon Sword and Shield: veja criaturas mais poderosas para campeonatos
- Zenfone 4: saiba diferenças entre os celulares vendidos pela Asus no Brasil
- Capas de Facebook criativas: como fazer uma imagem no Canva
- Entenda o processo de como tornar um game 'Gold' e a sua importância
- Vulnerabilidade digital afeta marca-passos, alertam pesquisadores
- Nubank é seguro? Confira como se proteger no aplicativo
- Como consultar CPF e emitir o documento digital no celular
- Novos 'HDs' wireless para PC e celulares da Seagate chegam ao Brasil
- Encurtador de URL do Google vai acabar: saiba fazer o backup dos links
- Como denunciar abuso, spam e perfis falsos no Snapchat