TikTok, WhatsApp e Zoom foram os aplicativos para celular mais baixados em todo o mundo no mês de março de 2020. A rede social de vídeos curtos e o mensageiro mais popular do Brasil mantiveram as primeiras posições garantidas em fevereiro. O app de chamadas de vídeo é uma das novidades da lista, embora tenha sido alvo de golpes e enfrentado polêmicas de privacidade durante o isolamento para o combate à Covid-19.
O levantamento, feito pela consultoria Sensor Tower e divulgado nesta quarta-feira (8), leva em conta downloads únicos feitos nas lojas Google Play Store e App Store, mas desconsidera jogos ou aplicativos pré-instalados nos celulares Android e iPhone (iOS).
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
No caso do TikTok, foram mais de 115 milhões de downloads, quase o dobro do mesmo período de 2019. O Brasil corresponde a 9,4% das instalações. O WhatsApp foi baixado pouco mais de 76 milhões de vezes, das quais 8,5% têm origem brasileira. A Índia é o país que mais baixou ambos os apps no período.
A lista geral também traz o trio Facebook, Messenger e Instagram, além do SHAREit, app para Android que permite compartilhar documentos entre dispositivos com o sistema operacional do Google. Outra novidade é o Google Classroom, que monta uma sala de aula virtual entre professor e alunos.
No ranking específico da loja da Apple, surgiram algumas surpresas em relação aos meses anteriores. Em terceiro, está o DingTalk, plataforma de comunicação e colaboração para empresas desenvolvida pelo grupo chinês Alibaba. Também aparecem na lista o VooV Meeting, app para videoconferência, o Microsoft Teams, para reuniões de equipes, e o Houseparty, aplicativo de chamadas de vídeo que foi acusado de roubar senhas de usuários.
Crescimento de delivery e streaming no Brasil com a quarentena
Enquanto o uso de aplicativos que promovem aulas virtuais e videoconferências cresce em nível global, observa-se no Brasil o crescimento de número de downloads de apps das categorias de fitness, e-commerce, finanças, streaming e delivery. Segundo pesquisa da Inteligência Mobile do RankMyAPP, essas categorias somadas acumularam cerca de 9 milhões de downloads só em março.
A mudança tem relação direta com o isolamento social, já que a quarentena voluntária fez surgir necessidades como adotar a entrega a domicílio e usar o Internet Banking em vez de ir ao banco. Já o streaming seria uma alternativa para entretenimento com o aumento do tempo livre em casa, enquanto o crescimento de fitness é reflexo do fechamento de academias e centros de atividade física.
Lista geral
App Store
Google Play Store
Via Sensor Tower
Qual é o melhor app que você tem no seu celular? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Facebook Messenger ganha novos emojis; veja como ficaram
- O que é Hotmart Sparkle? Como usar o aplicativo de comunidades
- 99Taxis: saiba como escolher uma mulher como motorista
- Como colocar emoji no TikTok
- Como usar os Guias do Instagram
- FIFA 19: desvende cinco mitos e verdades sobre o Ultimate Team
- Como ouvir músicas e notícias com a rádio FM do Moto C Plus
- Halo 5: Guardians terá edições especiais com preços entre R$ 140 e R$ 680
- Farming Simulator nos esports? Saiba tudo sobre franquia e nova liga
- Projetor portátil XGIMI CC Aurora oferece imagens em resolução HD
- Battlefield 5 não terá loot boxes; o que muda e o que isso significa
- Veja jogadores banidos após esquecerem de esconder hacks em lives
- Como assistir aos vídeos da Globo Play na TV; veja as dicas
- Mass Effect: Andromeda ganha data de lançamento e não terá Season Pass
- WhatsApp: veja quais fun??es voc? pode usar durante a chamada de voz
- Franquia Mario nos esports? Curiosidade sobre os jogos do personagem
- PlayStation 4: confira dicas para corrigir erros de conex?o no Wi-Fi
- Xbox One: como transmitir jogos usando o Mixer
- Instagram testa novas formas de fazer Boomerang
- Lutadores de Street Fighter serão jogáveis em Monster Hunter World