Em tempos de quarentena devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), é normal buscar o que fazer no tempo livre. Os fãs de esports e videogame competitivos têm algumas opções. Plataformas de streams, como a Twitch, transmitem torneios ao vivo, e também há opções de jogos para baixar de graça, cursos para fazer e melhorar na jogatina e até filmes e documentários sobre o universo gamer para assistir. Tudo gratuito. Confira, a seguir, cinco opções de entretenimento para quem ama esports e videogames durante o isolamento social.
Jogar de graça e subir nas ranqueadas
Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O tempo extra pode ser bom para quem quer subir nas ranqueadas dos jogos competitivos. Praticar jogadas, descobrir seu estilo de jogo e função com a qual se identifica mais em um time são alguns pontos que podem ser aprimorados com mais tempo disponível. Jogos competitivos para encarar não faltam, pois a maioria é gratuita para jogar.
Os fãs de Battle Royale podem baixar Fortnite, Apex Legends, PUBG ou Free Fire. Para quem prefere shooters, destaque para o Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), Point Blank e Crossfire. Os jogadores de MOBA podem encarar partidas de League of Legends (LoL) e DotA 2, Mobile Legends e Arena of Valor. Os card games estão representados com Magic: The Gathering Arena, Hearthstone, Clash Royale e GWENT. Todos têm download grátis.
Fazer cursos
A Games Academy, de Gabriel "FalleN" Toledo, liberou todas as suas aulas gratuitamente. A instituição oferece cursos para quem quer melhorar sua performance no CS:GO e, quem sabe, ser um jogador profissional. Ao todo são 327 lições, onde o capitão da MIBR cobre inúmeros temas, como dicas rápidas de TR e CT na Nuke, posições roubadas nos principais mapas e análise de DEMO.
Para o jogador de LoL, a dica é o Prota Games. Embora o site de cursos online tenha conteúdo pago, em seu canal do YouTube são publicadas algumas aulas gratuitamente. O canal Makilândia também tem um curso completo de LoL, ensinando pontos como controle de grupo, wardar, farm e o que fazer numa teamfight.
Assistir aos torneios online
Com a quarentena, os principais torneios de esports estão acontecendo online. Entre os campeonatos em andamento, destaque para as Pro Leagues de CS:GO e Rainbow: Six Siege (R6), a FLASHPOINT de CS:GO e as ligas de Overwatch e Call of Duty. A League of Legends Championship Series NA (LCS) e a League of Legends Championship Series da Europa (LEC) também migraram para os confrontos online, ao invés dos presenciais.
Existem ainda os campeonatos de esportes tradicionais que, com a paralisação, ganharam versões digitais nos videogames. É o caso da Fórmula 1, Fórmula Indy, NASCAR e a liga de rugby dos EUA. Algumas partidas das principais ligas de futebol do mundo também ganharam edições digitais com o FIFA 20.
Por último, vale destacar os eventos amistosos beneficentes. O CBolão de League of Legends foi um destaque brasileiro. O país voltará a entrar na luta em 6 de abril com o Brazilians Against Time 2020, maratona que irá reunir os maiores speedrunners do país para arrecadar fundos para luta contra Covid-19. O mesmo fará o Games Done Quick (GDC) em sua nova maratona, que acontece entre 17 e 19 de abril.
Fazer lives
O tempo de quarentena pode ajudar quem deseja fazer lives. Abrir um canal de streams exige tempo e dedicação, desde a escolha da plataforma, configuração de equipamentos e programas, e
Assistir à filmes e documentários
A Red Bull liberou em seu site alguns documentários relacionados aos esports, os quais podem ser assistidos de graça. São eles "Mind of a Beast" (www.redbull.com/br-pt/films/mind-of-a-beast), sobre a carreira de Daigo Umehara no Street Fighter, primeiro pro player japonês. Já "The Art of Street Fighting" (www.redbull.com/br-pt/films/the-art-of-street-fighting) mostra os bastidores da preparação dos principais nomes do Street Fighter, como Daigo e Zeng "Xiao Hai" Zhuojun.
A série "Esports Unfold" (www.redbull.com/br-pt/shows/esports-unfold) conta a historia de grandes nomes de DotA 2 e LoL, e a série "Part of the Game" (www.redbull.com/int-en/shows/part-of-the-game-1) retrata o cenário de esports ao redor do mundo, incluindo no Brasil.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Pesquisadores criam app antitédio que acerta em 83% dos casos
- TikTok dá dinheiro? Entenda como famosos lucram com app
- Shadow of the Colossus e Nanatsu no Taizai são lançamentos esta semana
- League of Legends recebe atualização 6.14 que foca em Ryze e Leona
- Jackal no Rainbow Six: Siege: guia para jogar com o operador
- Twitter lança Moments Analytics; saiba como funciona sua audiência
- Retro Freak: novo console rodará jogos de plataformas retrô em HD
- Celular arrecada R$ 84 milhões em 15 segundos; conheça o Oppo Find X3
- Gear IconX: veja se vale investir no fone de 2016 ou esperar a nova geração
- Twitter facilita modo de ver conversas em tempo real; veja mudanças
- Fortnite é acusado de roubar dança de rapper americano 2 Milly
- Outlook não abre? Saiba o que fazer quando o ‘e-mail não está respondendo’
- LG G3 ou Galaxy S5: qual top antigo vale mais a pena atualmente?
- Lista traz curiosidades sobre o novo game de terror Resident Evil 7
- Crosshair do Stewie2K no CS:GO: veja como configurar mira do jogador
- Como usar protocolo IMAP para receber e-mails do Gmail no Outlook
- Angry Birds recebe versão para fliperamas com estilingue de verdade
- Como usar o WhatsApp para enviar arquivos em PDF no Windows Phone
- Cabos HDMI ganham novo selo de qualidade que garante transmissão em 4K
- Review Need for Speed Payback