O Ministério da Saúde lançou um bot no WhatsApp nesta quinta-feira (26) para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus. A ferramenta consiste em um atendimento automático que responde perguntas do usuário de acordo com os números enviados no aplicativo de mensagens. A oferta de questões permite questionar como é transmitido o Sars-Cov-2 (vírus causador da doença), dá recomendações sobre como agir em caso de suspeita de Covid-19, ensina como se prevenir e desmente boatos sobre o coronavírus.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Para acessar o bot, você deve mandar um “oi” para o número do WhatsApp do Ministério da Saúde (61) 9938-0031. Também é possível conversar com a instituição a partir do endereço direto da campanha: bit.ly/sauderesponde
Em seguida, uma resposta automática surgirá na tela do celular, com dez opções de temas sobre a pandemia, como transmissão e sintomas do coronavírus. Basta digitar o número referente ao assunto que você quiser, de um a dez, que as informações solicitadas serão disponibilizadas na conversa do WhatsApp. Os profissionais da saúde também contam com um tópico específico para orientação em casos suspeitos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) disponibilizou, na última semana, um bot no WhatsApp para esclarecer dúvidas sobre o novo coronavírus. O recurso está disponível apenas em inglês, e funciona de forma semelhante ao atendimento automático do Ministério da Saúde no Brasil. O contato acontece ao conversar com o número 41 22 501 75 96 no WhatsApp. O bot da OMS, por exemplo, é capaz de informar o número de casos de coronavírus em nível mundial, e quantas mortes aconteceram até então.
Outras medidas do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde também dispõe outro número de WhatsApp para tratar exclusivamente o combate à desinformação sobre o coronavírus. O canal (61) 99289-4640 serve para verificar a veracidade de textos e de imagens que circulam em redes sociais.
Na luta contra o novo coronavírus, o Ministério da Saúde lançou neste mês figurinhas para WhatsApp. O pacote de figurinhas pode ser baixado por meio do aplicativo Sticker.ly, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). "Tamo junto contra o coronavírus", "lave bem as mãos", "desinfete objetos usados frequentemente" e "busque ajuda m�
O aplicativo do Ministério da Saúde Coronavírus SUS, lançado no último mês, também busca desmentir fake news sobre a Covid-19 e auxilia cidadãos com casos suspeitos do novo coronavírus.
Coronavírus: como limpar o celular? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Internacional x Olimpia ao vivo: onde assistir ao jogo da Libertadores
- Som mais limpo: veja os melhores fones de ouvido com cancelamento de ruído
- Revista Time revela os dez melhores eletrônicos da década
- Emojis do Facebook podem em breve ganhar foto dos usuários; entenda
- GoPro Hero8 Black e GoPro MAX chegam ao Brasil: veja preços
- Google Maps começa a mostrar se ônibus, trens e metrô estão lotados
- Como bloquear sites no roteador TP-Link pelo celular
- Como transferir fotos e arquivos do celular Xiaomi para o PC
- Bing cria atalho de busca que funciona dentro de outros apps no Android
- Seis golpes para ficar atento em 2020
- CBLoL 2020: INTZ vence KaBuM e está na final do 2º split
- Claro vira alvo do Procon-SP por 4.5G; Proteste cita “jogada de marketing”
- Galaxy S8 ou Zenfone 3 Deluxe? Compare a ficha técnica dos celulares
- Como abrir documentos do Word, Excel e PowerPoint no iPhone?
- Como mudar o toque de chamada no Moto E4
- Los Grandes demite jogadora de Free Fire após comentário racista
- Spotify atualiza aplicativo para TVs Samsung e fica disponível para usuários gratuitos
- Mouse Logitech traz bolinha de volta com design 'diferentão'
- PUBG Mobile e Free Fire são eleitos melhores jogos para celular de 2018
- Adobe Reader: seis coisas que você pode fazer no leitor de PDF