O Twitter anunciou o lançamento dos Fleets, nova função exclusiva para o Brasil, nesta quarta-feira (4). A ferramenta consiste em posts momentâneos que ficam disponíveis por 24 horas na página inicial e no perfil do usuário. As publicações podem ser respondidas por outras pessoas por meio de uma mensagem direta (DM), e, ao contrário dos tuítes tradicionais, não permitem receber curtidas, comentários públicos ou compartilhamentos.
Os Fleets podem conter fotos, vídeos ou GIFs, mas a proposta do Twitter é que os usuários priorizem as publicações em texto, o que estimula conversas na rede social e diferencia a ferramenta dos Stories do Instagram. A novidade começou a ser liberada nesta quarta-feira e estará disponível no decorrer da semana, exclusivamente no aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS), durante um período de testes.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O que são os Fleets?
Os Fleets são posts momentâneos no Twitter que desaparecem após 24 horas. A ideia por trás da ferramenta é permitir que o usuário se sinta confortável em dizer o que pensa. Além disso, é possível ter um controle maior sobre o conteúdo postado, sem se preocupar que no futuro alguém divulgue posts antigos comprometedores, ou que aconteçam possíveis “ataques” públicos de outros usuários, já que as publicações ficam no ar temporariamente.
Em entrevista ao TechTudo, o gerente de produto do Twitter Mo Al Adham disse que a empresa entende que os usuários vão se sentir mais à vontade para compartilhar ideias cotidianas ou casuais com a nova função. “Os Fleets são uma forma de compartilhar os seus pensamentos momentâneos. Você pode compartilhar algo casual por 24 horas, e então, irá desaparecer. Sem retuítes, respostas públicas ou likes”, explicou o executivo.
Quanto à privacidade, qualquer pessoa que entrar no seu perfil poderá visualizar seus Fleets, caso a conta não seja protegida. O mesmo vale para as mensagens diretas (DMs), se forem abertas. Qualquer usuário poderá responder com textos, GIFs ou emojis, e assim, iniciar uma conversa. Dessa forma, o Twitter pretende estimular ainda mais a interação entre as pessoas. “Nós realmente queremos que seja possível que as pessoas conversem de uma nova forma, sem tanta pressão, com um maior controle, e que vá além de um tuíte e mensagens diretas”, disse Suzanne Xie, gerente de produto do Twitter durante a entrevista.
Veja também: como acessar os Trending Topics do Twitter pelo celular
Função exclusiva para o Brasil
Por ser um dos países que mais consomem e produzem conteúdo para o Twitter, o Brasil foi escolhido para que a ferramenta seja testada durante alguns meses. Mo Al Adham explica que a empresa espera receber os feedbacks dos usuários no país para aprimorar os Fleets. "Os brasileiros são bastante engajados, seguem uns aos outros com frequência. Por esses motivos, o Brasil é um ótimo lugar para testar essa função", afirmou o executivo. Como se trata de um período de testes, ainda não é possível afirmar que esse será um lançamento permanente. No futuro, os testes devem ser estendidos para novos países e, só então, o recurso poderá ser disponibilizado em outros lugares.
Diferenças em relação aos Stories
O Twitter deve enfrentar alguns desafios em relação à concorrência, visto que posts instantâneos já podem ser encontrados em diversos outros aplicativos, como nos Stories do Instagram e do Facebook, nos Status do WhatsApp e no próprio Snapchat. No entanto, a rede social promete se diferenciar, porque os Fleets foram desenvolvidos principalmente para estimular novas formas de conversas entre os usuários. E
Dessa forma, a rede social espera que os usuários possam conversar ainda mais entre si, expondo pensamentos do cotidiano. "O desafio é que algumas pessoas não se sentem confortáveis em compartilhar suas ideais no Twitter atualmente. Os tuítes podem ser desconfortáveis por serem permanentes e oferecerem métricas como curtidas e retuítes, além de comentários públicos. Para essas pessoas, essa é uma oportunidade de apresentar um novo formato para o compartilhamento de ideias", explicou Mo Al Adham em entrevista ao TechTudo.
Como usar os Fleets no app do Twitter
Os Fleets começam a chegar hoje no aplicativo do Twitter para celulares Android e iPhone (iOS). As postagens de todas as pessoas que você segue ficaram disponíveis no topo da página inicial. Basta tocar em cima de uma delas para visualizá-la. Já para postar, é só tocar no ícone referente ao seu perfil e compartilhar suas ideias.
Não consigo tuitar: como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- PC para stream: veja como montar a máquina ideal para transmitir jogos
- Snapchat tem todos os aplicativos removidos da loja do Windows Phone
- Pesquisadores criam Wi-Fi de maior alcance e três vezes mais rápida
- NES, da Nintendo, ganha réplica de LEGO com cartucho do Super Mario Bros
- Como trocar de personagens em Dragon Ball FighterZ
- iOS 11.2.2 corrige falha Spectre no iPhone; saiba como atualizar
- Mensagens filtradas do Facebook podem ter feito você perder conversas
- Yakuza: conheça a história de todos os games da saga
- Huawei Mate XS: novo celular dobrável ganha reforço na dobradiça
- Relembre os sete maiores golpes online de 2020
- Novo Core i7 da Intel é o primeiro com 10 núcleos voltado para gamers
- Como ter um metrônomo no celular para praticar seu ritmo no violão
- Samsung lança novos notebooks Galaxy com design ultrafino e alto desempenho
- Como agendar ligações no Facebook Messenger para iPhone
- Veja as pesquisas mais curiosas em nanotecnologia já feitas na atualidade
- Como impedir que membros alterem dados no grupo do WhatsApp para iPhone
- Celular na Black Friday 2019: Galaxy domina buscas e Xiaomi ganha destaque
- Instagram aumenta tempo de anúncios em vídeo para 1 minuto
- Como marcar textos em arquivos PDF no Mac
- Samsung abocanha mercado mundial de celulares dobráveis