O Facebook Brasil enviou para a imprensa na noite desta sexta-feira (5) uma nota de correção sobre a polêmica envolvendo o player do YouTube no feed de notícias. A rede social, que havia confirmado anteriormente que os links do YouTube não poderiam mais rodar quando incorporados em posts, voltou atrás e disse que "a questão já está sendo corrigida". Isso significa que os vídeos do YouTube, que já estavam sendo "barrados" no feed e redirecionando o usuário para uma nova aba com o link original, voltarão a ser exibidos no feed por acesso desktop. No celular, conforme já acontece, abrirá no canvas.
AirDroid: atualização permite ver e responder mensagens do WhatsApp no PC
Conforme explica o Facebook em nota, houve, de fato, uma mudança na maneira como são exibidos os vídeos do YouTube e de outros sites externos como o Vimeo."Desde a última quarta-feira, porém, alguns usuários observaram uma alteração relacionada a exibição direta de vídeos externos dentro do Facebook", confirmam. Entretanto, "a questão está sendo corrigida" pela equipe de plataformas.
A mudança que permanece, e já não é nenhuma novidade para boa parte dos usuários, é a visualização de vídeos do YouTube no celular ou no tablet por meio do canvas, uma moldura em que o conteúdo é carregado. "Quando o usuário navega a partir de um desktop, poderá visualizar os vídeos externos normalmente em seus players no feed de notícias. Já para quem acessa pelo celular, a visualização acontecerá no canvas do Facebook ou na plataforma nativa (leia-se aplicativo do YouTube), onde esse vídeo está hospedado", diz a nota oficial.
Anteriormente, a rede social havia divulgado que, quando acessado via navegador para desktop, os links para vídeos do YouTube não abririam mais no player do Google no feed de notícias, em sim em uma nova aba, na página original do YouTube. O que obrigaria o usuário a sair do ambiente e interface da rede social. Em testes feitos pelo TechTudo, os vídeos do YouTube já estavam abrindo em outra aba. Porém, isso deve mudar já nas próximas horas.
O que é o Canvas?
O Canvas é um quadro/frame em que os desenvolvedores incorporam aplicativos ou jogos diretamente no Facebook.com. Segundo o artigo sobre o Canvas no Facebook Developers (developers.facebook.com), "o Canvas Frame é simplesmente uma tela em branco dentro do Facebook na qual é possível executar um aplicativo ... Isso resulta em um conteúdo exibido dentro do Facebook cromo padrão". Entretanto, o modo de exibição no Canvas está disponível apenas nos celulares.
Leia a nota do Facebook, na íntegra:
CORREÇÃO: Facebook mantém experiência de visualização de vídeos na plataforma
O Facebook tem como compromisso sempre oferecer a melhor experiência para o usuário. Neste ano, um foco importante de investimento foi em melhorias na visualização de vídeos compartilhados na plataforma. Todos os dias 31 milhões de brasileiros veem ao menos 1 vídeo dentro do Facebook. Por isso, gostaríamos de reforçar que não estamos limitando ou restringindo a exibição de vídeos de nenhum player externo. Ou seja, na prática, nada muda.
Desde a última quarta-feira, porém, alguns usuários observaram uma alteração relacionada a exibição direta de vídeos externos dentro do Facebook, mas a questão já está sendo corrigida.
Isso significa que, quando o usuário navega a partir de um desktop, poderá visualizar os vídeos externos normalmente em seus players no Feed de Notícias. Já para quem acessa pelo celular, a visualização acontecerá no canvas do Facebook ou na plataforma nativa, onde esse vídeo está hospedado. Esse formato de visualização em dispositivos móveis não é diferente do que acontece com qualquer outro conteúdo externo, como notícias, por exemplo.
"As pessoas têm uma experiência muito melhor quando assistem a um vídeo em sua plataforma de origem”, diz Camila Fusco, diretora de comunicação do Facebook no Brasil. "Ainda assim, a publicação e compartilhamento de vídeos de players externos continua igual, não há nenhuma mudança”.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como usar emojis no Mac
- Galaxy S6 e S6 Edge começam a receber Android Marshmallow no Brasil
- Os cinco celulares intermediários mais badalados no exterior
- SoulCalibur VI é anunciado no The Game Awards 2017
- F1 2015: trailer impressiona nas express?es dos pilotos e nos gr?ficos
- Como baixar drivers do Realtek no Windows 7
- Requisitos de Immortals Fenyx Rising e como baixar em todas plataformas
- God Of War terá novo modo que adicionará mais horas de jogo
- Fim da bagunça: Microsoft vai cortar apps inúteis da loja do Windows 10
- Lomadee é confiável? Entenda como funciona plataforma para afiliados
- LCK 2018: torneio de League of Legends tem classificados para fase final
- Como usar o leitor de QR Code da câmera do iPhone; dica funciona no iOS 11
- Seis maneiras de liberar espaço no HD no computador Windows
- Twitter Moments: 10 dicas para ler notícias no microblog
- Microsoft PowerPoint vai descrever fotos de slides para usuários cegos
- Microsoft muda nome do Xbox Music e Vídeo; conheça Groove e Movies & TV
- Adobe Premiere Pro: como configurar uma sequência para HD, Full HD ou 4K
- Hacks e cheats no CS:GO: 5 jogadores que foram banidos do jogo
- Mais de 1 bilhão de senhas da Netflix e LinkedIn vazam na Internet
- Athos Bulcão: centenário de artista brasileiro ganha Doodle do Google