O Google removeu da Play Store mais de 1,7 mil apps com o malware Bread, também conhecido como Joker, que poderia causar prejuízos financeiros às vítimas. De acordo com texto no blog oficial de segurança da companhia, publicado nesta quinta-feira (9), os engenheiros estariam monitorando as atividades do código malicioso desde 2017, e classificaram esta como uma das ameaças mais persistentes dos últimos anos.
A dificuldade de combater o Joker se dá por dois motivos principais. Primeiro, porque ele se adapta às atualizações de segurança do Google Play Protect, o que dificulta a sua identificação em muitos casos. Segundo, porque o algoritmo costuma trabalhar de forma furtiva, aplicando técnicas para se manter escondido na maior parte do tempo.
Como o malware é focado em fraude financeira, ele não era ativado em países que não possuíssem serviços de assinatura por SMS ou similares, para evitar ser detectado. Além disso, de acordo com o site The Next Web, o Joker não estava presente nas primeiras versões dos apps que utilizou para atuar, o que facilitou a aprovação deles na Google Play Store antes de apresentarem indícios maliciosos.
Como o Joker funciona?
Em um primeiro momento, o Joker utilizava a técnica do SMS para fazer assinaturas de conteúdo no nome do próprio usuário atingido, que recebia a cobrança em sua conta do cartão de crédito, gerando prejuízo financeiro.
Assim que o Google fechou as portas para essa estratégia, os hackers por trás do Joker mudaram a operação para a conexão WAP. Eles utilizavam os dispositivos infectados para acessar páginas de pagamento por meio do chamado Wireless Application Protocol ("protocolo de aplicação sem fio", em tradução livre). Desse modo, a cobrança era feita diretamente na conta telefônica do usuário.
Como se proteger?
Os softwares maliciosos já foram removidos da Play Store, e a partir deste ponto, já não é possível baixar o malware Joker, de acordo com o Google. Entretanto, vale sempre o alerta para não fazer o download de apps com origem duvidosa. Procure sempre os programas de desenvolvedores conhecidos ou indicados pela loja virtual.
O TechTudo publicou, em setembro de 2019, uma lista de 24 apps que comprovadamente tinham o Joker (ou Bread) instalado. Se você fez uso de algum deles, desinstale-o do seu smartphone e revise as credenciais de assinatura da sua
Via Google, ZD Net e TheNextWeb
Celular mostrando propaganda e anúncios: como remover? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Flickr 4.0: site e apps ficam 'de cara nova' para postar até 1 TB de fotos
- Como cadastrar um método de pagamento no Cabify
- Como saber valores de tarifas no Uber em um trajeto do Google Maps
- Overwatch Archives 2020 traz novas skins e modos; veja patch notes
- Ashley Madison nega que perfis de mulheres sejam falsos e diz crescer
- Watch Dogs 2: aprenda como funciona o modo online do game da Ubisoft
- Lente transforma câmera DSLR normal em 3D; conheça
- PUBG Mobile Lite terá nova versão para celulares menos potentes
- Como subir no ranking nas partidas mundiais de Dragon Ball FighterZ
- FIFA: veja os jogadores brasileiros que mais lucraram com torneios
- Como resetar e configurar o roteador da TP-Link pelo celular
- Windows 10 chega aos smartphones Lumia em dezembro
- Apple imita Xiaomi e passa a exibir propaganda dentro do iPhone
- Sem tempo? Saiba como marcar uma conversa do Facebook como n?o lida
- Nova tecnologia pode recarregar celular via wireless dentro de carros
- Free Fire fica fora do ar no Brasil após erro de conexão de rede
- GTA 5 ganhará missões para coordenar assaltos com seus amigos
- Como editar vídeos no celular com o app Filmr
- Android 8.1 vai dedurar os vilões do consumo de bateria no smartphone
- Como o iFood funciona para o entregador? Veja perguntas e respostas