Suspeitas de que sua fonte de alimentação está queimada? Às vezes, precisamos usar o computador mas, ao ligá-lo, nada acontece. É como se ele estivesse morto, não esboçando nenhuma reação. Nesses casos, onde nem as ventoinhas (ou ventiladores) rodam, o problema mais provável seja na fonte. Mas como ter certeza sem ter uma segunda fonte de alimentação para testar? Simples! Usando um clipe de papel! Neste tutorial o TechTudo vai te ensinar a como testar a sua fonte de alimentação usando esta inusitada ferramenta e assim diagnosticar se ela está queimada ou não.
Quais as vantagens das novas placas com suporte à fibra ótica?
Passo 1. O primeiro passo é removermos a tampa lateral do gabinete. Ela fica oposta aos conectores traseiros da placa-mãe, conforme figura abaixo. Para remover esta tampa, basta tirar os dois parafusos que a prendem com uma chave apropriada, como a Philips;
Passo 2. Após isso, desconecte todos os cabos da fonte ligados na placa-mãe e demais periféricos, como HDs, drives ópticos e ventoinhas;
Passo 3. Agora é a hora de retirarmos a fonte de alimentação do gabinete. Para isso, precisamos remover os quatro parafusos que a seguram, localizados na traseira da fonte de alimentação. Depois disso, basta retirá-la de dentro do gabinete;
Dicas para montar um PC Gamer compativel em 2015! Comente no Fórum do TechTudo.
Passo 4. É a hora do clipe de papel entrar em cena. Vá “desdobrando-o” até que as duas pontas fiquem paralelas e mais ou menos do mesmo tamanho. O clipe deve ganhar o formato de “U”, como na imagem abaixo:
Passo 5. Pegue o conector ATX de 20/24 pinos, usado para ligar a fonte na placa-mãe. Ele é fácil de reconhecer: é o maior e mais grosso de todos. Localize o fio verde e o fio preto, que fica bem ao lado dele. Agora pegue o clipe de papel e insira uma ponta na entrada do fio verde e a outra ponta na entrada do fio preto, como na imagem a seguir:
Passo 6. Agora pegue o cabo de alimentação que você usa no PC, plugue-o na fonte e depois ligue-o direto na tomada. Se a ventoinha (ou ventilador) da fonte começar a girar, a fonte está funcionando. Se não, então já pode dar este componente como perdido. Terá que ser feita a troca.
Atenção: Se você usar um estabilizador ou filtro de linha, é provável que a sua fonte funcione em 110/115 volts. Como vai ligar direto na tomada, é importante ficar atento para alterar a chave seletora de tensão para a voltagem de 220/230, caso você more nas regiões do país que usam esta tensão na rede elétrica. Se você ligar uma fonte configurada para a tensão de 110 volts numa tomada de 220 volts, a fonte fatalmente queimará se estiver em boas condições.
Prontinho! Se a fonte estiver funcionando após esse teste, você deve encontrar o problema que está impedindo a sua máquina de ligar. Mas se ela não apresentar nenhuma ação, você já achou o problema.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como editar fotos no Photoshop
- Mortal Kombat 11 revela novo lutador Rambo com gameplay violento
- Google Drive: como checar o espaço disponível pelo app no Android
- Como ativar a Cortana em inglês no Windows 10
- Como silenciar sites no Google Chrome
- ?culos smart pode transformar maneira de dirigir carros; entenda
- PES 2018: Data Pack 4.0 traz uniformes inéditos e outras novidades
- Android vs iPhone (iOS): quem lançou qual função primeiro? Confira o quiz
- Como dar zoom no Google Maps com deslizar do mouse
- iOS 8.4, Apple Music e r?dio Beats 1 j? est?o dispon?veis para iPhone
- Processadores, SSDs e teclados: dez tendências tecnológicas para 2017
- Missão Viking do Coin Master: como funciona e dicas para ganhar no evento
- Grand Chase Mobile: veja dicas para montar o melhor time de personagens
- Como tirar print no celular com o botão Home do Android
- Como deixar suas fotos ‘perfeitas’ com o app Visage Lab
- Confira dicas tops para melhorar sua experiência com o Windows Phone
- Lista traz os melhores apps de teclado para iPhone
- Robô em formato de minhoca é flexível e promete superar qualquer obstáculo
- Yahoo lança Livetext, app de mensagens com vídeo para Android
- Widgetsmith: como arrumar o iOS 14 e personalizar widgets no iPhone