Estudar para o Enem ou concursos públicos e vestibulares pelo celular é possível com aplicativos de estudo. Os apps fornecem ferramentas úteis para alunos, como fazer simulados e provas online com gabarito, aprender inglês e outros idiomas, montar cronograma de estudos e muito mais. Os serviços apresentam versões gratuitas disponíveis em Android e iPhone (iOS), e ajudam estudantes a revisar conteúdos ou se focar no aprendizado mesmo quando estiver sem a apostila em mãos. Confira, na lista a seguir, cinco aplicativos de estudos para praticar pelo celular para concursos no Brasil.
Quer comprar TV, celular e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Aprovado: fazer cronograma de estudos
O aplicativo Aprovado permite fazer cronograma de estudos com recursos como seleção de temas de matérias a serem revisadas, e cronômetro de tempo de estudo de cada um dos conteúdos. O app registra os horários e tem a opção de histórico de tempo utilizado pelo estudante com cada matéria. Desse modo, o estudante pode ter a medida exata da progressão quantitativa de seus estudos
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente, mas também oferece um pacote pago no valor único de R$ 14,99. A versão Premium remove anúncios da interface do Aprovado e oferece outras funcionalidades para o registro de exercícios e acompanhamento do desempenho do estudante.
2. Duolingo: aprender inglês e outros idiomas
O Duolingo é um aplicativo voltado para o estudo de idiomas, e pode ser baixado tanto na App Store como na Google Play Store. O app trabalha principalmente com traduções de palavras e frases curtas, além de treinar a compreensão oral por meio de áudios. Esses recursos tornam o Duolingo uma boa ferramenta auxiliar para conhecer os estágios iniciais de um idioma e treinar a memorização de vocabulário e regras gramaticais.
Um aspecto interessante do Duolingo é a distribuição do conteúdo em lições, o exige disciplina do estudante para acessar o app todo dia e cumprir as tarefas de modo gradual para desbloquear os próximos níveis. O app também permite a interação com outros usuários e estabelece competições por meio de pontos, o que é outra forma de incentivar o uso do app para aprender novos idiomas.
3. AppProva: fazer simulados para concursos
O AppProva trabalha com um banco de dados de questões de vestibulares passados. O usuário tem a chance de responder às perguntas, enquanto o aplicativo registra o tempo passado até a escolha da resposta e quantifica automaticamente os pontos acumulados. Caso o usuário erre alguma resposta, o aplicativo sugere uma dedicação maior a tópicos específicos do programa da matéria aos quais a questão se relaciona.
4. PhotoMath: estudar para prova de matemática
O PhotoMath é um aplicativo para fazer contas matemáticas. Disponível para celulares Android e iPhone, ele realiza operações e informa a solução para o usuário. É possível fornecer a conta a ser resolvida digitando no teclado do PhotoMath ou usando a câmera do celular para identificar a operação matemática escrita em outro suporte.
5. AppBlock: bloquear celular para estudar
O AppBlock ajuda alunos a se focarem nos estudos bloqueando aplicativos que distraem as pessoas, como o Facebook e o WhatsApp. O app permite a criação de "perfis de bloqueio", que podem funcionar com diferentes critérios. Por exemplo, é possível bloquear um app apenas quando estiver em um determinado local, ou ent
AppBlock é gratuito e pode ser baixado pela Google Play Store em celulares Android. Há também a versão premium, que oferece algumas funcionalidades extras e retira os anúncios do app. É possível escolher entre planos pagos para obter determinadas funções, ou assinar o pacote integral, de R$ 19,99, para ter todas os recursos disponíveis no app.
Quais são os melhores aplicativos para estudar para o Enem? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como jogar Brawl Stars, novo jogo dos criadores de Clash Royale
- Como compartilhar arquivos somente para leitura no Dropbox
- Como saber quanto tempo alguém passa no Instagram, Facebook e mais redes
- Oito sites e redes sociais que deixaram de existir nos últimos dez anos
- Micro montado
- Novos processadores e sistemas da Intel tem foco em Internet das Coisas
- YouTube para Android ganha editor de vídeo em atualização; conheça
- Campeonato internacional de CS:GO teve dois times brasileiros na final
- Dez formas de tornar seu Instagram mais privado e evitar os curiosos
- Spark é nova loja online de jogos para PC voltada ao público brasileiro
- Battle Copters, Subway Surfers e mais: veja os jogos para iOS da semana
- Aprenda a trocar o processador do seu computador
- Cifra Club
- Positivo lança 'câmera-porteiro' com assistente de voz e campainha
- Como assistir à Netflix na smart TV da Philco
- Google Meu Negócio: como colocar a sua empresa na Internet
- Google decreta fim dos celulares de metal; conheça outros materiais usados
- Swarm revive badges e prefeituras do Foursquare; restaure sua autoestima
- Além do CBLoL 2019: veja destaques das principais ligas de LoL do mundo
- Sete dicas para tirar melhores fotos com seu smartphone à noite