Crowdfunding é a arrecadação de dinheiro via Internet de maneira coletiva. Essa forma de ajuda só pode ser realizada por meio de sites especializados, como Vakinha ou Catarse, que mostram a meta da campanha e o quanto já foi arrecadado. Os motivos para realizar um crowdfunding são diversos e vão desde financiar projetos criativos, até ajudar pessoas que estão passando por problemas financeiros. Essa prática também é conhecida no Brasil como financiamento coletivo ou vaquinha virtual, o nome varia de acordo com a finalidade da campanha.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Formas de crowdfunding
Existem três formas bastante utilizadas de crowdfunding: doação, com recompensa e de ações. O de doação geralmente é utilizado por organizações sem fins lucrativos, pessoas que precisam do dinheiro para o tratamento de doenças, ajuda em casos de desastres naturais ou até mesmo apoio para festas de aniversário, casamentos e viagens. Em geral, essa forma de crowdfunding não determina um valor mínimo para a doação e é conhecida como vaquinha virtual.
Já o crowdfunding de recompensa é bastante utilizado para o financiamento de produtos, como livros, jogos e até mesmo eletrônicos. Em geral, essas campanhas possuem valores estipulados para a doação e, em troca, o apoiador recebe um presente ou o produto final que será desenvolvido com a ajuda do valor doado. Além disso, algumas dessas campanhas são "tudo ou nada", ou seja, o produto só será desenvolvido se a meta de arrecadação estipulada for alcançada 100% ou passar desse valor.
Por fim, o crowdfunding de ações também é utilizado para financiar novos produtos e empresas. Nessa forma de campanha, os apoiadores passam a ser donos parciais da criação financiada. Além disso, os investidores passam a ser acionistas do que será desenvolvido e recebem parte dos lucros obtidos com as vendas do produto final.
Principais sites para crowdfunding
O site norte-americano Kickstarter é bastante utilizado em diversos países, incluindo o Brasil. A plataforma é conhecida por apoiar projetos inovadores, principalmente os que envolvem tecnologia. Todas as campanhas realizadas no Kickstarter são "tudo ou nada" e, caso o financiamento não atinja a meta, o idealizador não recebe o crédito doado. Além disso, o site cobra uma taxa de 5% de cada doação e o usuário só recebe o valor arrecadado após 15 dias.
A plataforma Indiegogo é semelhante ao Kickstarter e também costuma ser usada para a criação de campanhas de financiamento para inovações tecnológicas. Entretanto, nela o usuário consegue escolher entre definir um valor fixo ou flexível para as doações. Caso escolha o valor fixo e não atinja a meta, ele não receberá o que foi arrecadado. O Indiegogo cobra uma taxa de 5% do valor arrecadado para os dois tipos de campanhas. Há também uma taxa de processamento de 4% e US$ 0,30 de cada doação e o valor mínimo arrecadado deve ser de US$ 500.
Já a plataforma brasileira Catarse é bastante utilizada para financiar projetos criativos, como podcasts, canais no YouTube, animações e livros. Nela, o usuário consegue definir a meta que deseja atingir para concretizar a ideia, realizar campanhas com valores fixos e oferecer recompensas para quem contribui. Além disso, o Catarse permite ao empreendedor definir se deseja a campanha "tudo ou nada" ou flexível. O site cobra uma taxa de 13% do total arrecadado.
O site Vakinha também é utilizado com frequência pelos brasileiros. Entretanto, as campanhas realizadas nele são de caráter donativo. Arrecadações para custear o tratamento de doenças, ajudar a custear os gastos com viagens para estudos e outras ações sociais são frequentemente exibidas no site. Ao co
Quem pode criar campanhas
Qualquer pessoa maior de idade e que possui uma conta bancária pode criar campanhas nos sites de crowdfunding. Para isso, basta escolher a plataforma certa de acordo com o modelo de arrecadação e iniciar a divulgação do projeto nas redes sociais. Os sites brasileiros exigem que o usuário informe CPF, endereço no país e que a conta bancária seja no Brasil.
Riscos ao apoiar um crowdfunding
Apoiar crowdfundings pode trazer alguns riscos aos apoiadores. Um exemplo é que a campanha pode ser falsa, pois qualquer um pode criar para aplicar golpes nos usuários que esperam receber as recompensas prometidas. Além disso, como as transações são realizadas via Internet, os dados bancários do apoiador podem ser obtidos por hackers e utilizados para realizar movimentações financeiras.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Carmageddon: Reincarnation ter? open beta no meio de fevereiro
- Dia das Mães: como criar um cartão de mensagem de graça com o BeFunky
- Delfín x Santos: como assistir ao jogo da Libertadores ao vivo e de graça
- Seis serviços de e-mail alternativos ao Gmail
- Google Drive: como checar o espaço disponível pelo app no Android
- Halo, BBQ King e mais: veja os jogos para Windows Phone da semana
- Como deixar Chrome e Firefox mais rápidos desativando imagens pesadas
- GoPro: conheça acessórios para surfe e tire fotos de ondas perfeitas
- Aprenda a mudar a cor do teclado no Android e personalize seu smart
- Facebook compara desempenho da sua página com concorrentes
- Windows 10 vai ganhar nova central de segurança no Creators Update
- Como adicionar filtros em fotos postadas no Facebook pelo iPhone?
- Twitter lança opção para compartilhar tuítes no Instagram e Snapchat
- TechTudo ganha aplicativo oficial: saiba como usar
- Instagram: como usar várias contas ao mesmo tempo no iPhone e Android
- Como diminuir o tamanho dos aplicativos na tela do celular
- Sony anuncia PlayStation Classic em versão mini e com 20 jogos na memória
- Punch Club, Color Switch e mais: veja os jogos para Android da semana
- Vírus impacta lucros de empresas e afeta até fabricante do Oreo
- Xiaomi Mi 10 em detalhes: veja ficha técnica, preço, prós e contras