O ZigBee é um protocolo que tem sido bastante utilizado em dispositivos IoT (sigla para Internet das coisas, em português). Com a popularização dos aparelhos conectados, as empresas buscam maneiras de simplificar a comunicação entre eles. Atualmente, marcas como Philips, Samsung, LG e Pixel TI trabalham com o padrão, presente em lâmpadas inteligentes, sensores, eletrodomésticos, entre outros produtos.
O protocolo está em sua versão 3.0, que, entre outras características, permite a integração das diferentes vias de atuação em redes conectadas. Confira a seguir mais detalhes sobre o ZigBee e entenda como funciona o padrão e sua importância nas tecnologias de casa conectada.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O que é o protocolo?
O ZigBee é um protocolo de comunicação sem fios destinado a aparelhos IoT, com foco em dispositivos de baixa potência. Esses, por sua vez, são equipamentos que possuem uma demanda energética limitada, com autonomia que pode chegar a anos com uma única bateria. A tecnologia foi pensada para interligar essas unidades de dispositivos inteligentes, criando uma espécie de rede ZigBee, independente do Wi-Fi.
A promessa, portanto, é de criar uma comunicação autônoma entre esses produtos, o que pode significar maior velocidade e segurança para a casa conectada. Entre as principais aplicações da tecnologia estão: hubs domésticos, iluminação inteligente, controle de temperatura, controle de segurança e coleta de dados.
Como funciona?
Utilizando um sistema de malha, no qual cada dispositivo pode receber e retransmitir os dados, e fazendo uso de um protocolo de criptografia AES-128, o ZigBee cria a interconexão entre aparelhos inteligentes da casa ou empresa, promovendo a interação em uma mesma rede. O sistema permite ainda que, caso um dispositivo apresente falha na comunicação, todo o sistema automaticamente migre a transmissão para outro dispositivo próximo, procedimento conhecido como salto. Entre cada produto, o alcance máximo é de cerca de 100 metros no protocolo 3.0, mais atual.
Em uma única rede, o ZigBee pode suportar até 65 mil dispositivos, permitindo o uso do sistema inclusive em instalações de grande porte. A certificação ZigBee garante o funcionamento da tecnologia nos aparelhos, assim como a confiabilidade e segurança do sistema. O protocolo já é encontrado em diversos equipamentos inteligentes como luzes, eletrodomésticos e assistentes virtuais.
Relação Zigbee e Wi-Fi Mesh
Uma rede ZigBee tem algumas semelhanças com as redes Mesh, principalmente em relação aos nós, ou pontos que estendem o alcance da conexão inicial. Em cada rede ZigBee existe um dispositivo coordenador, que tem a função de criar a rede e controlar seus parâmetros. O mesmo acontece em redes Mesh, nas quais apenas um dos pontos precisa estar conectado à rede externa para retransmitir os dados para os demais retransmissores.
Como mencionado anteriormente, caso um dos pontos apresente uma falha, o sistema automaticamente muda o caminho dentro da rede mantendo a comunicação entre os dispositivos disponíveis e funcionais, assim como também acontece nas redes Mesh.
Produtos com suporte
Atualmente já existem diversas linhas de produtos inteligentes com suporte ao protocolo ZigBee. Entre eles estão os dispositivos Samsung SmartThings, como sistemas de segurança, robôs de limpeza e eletrodomésticos, as lâmpadas inteligentes da linha Philips H
Como o desenvolvimento das tecnologias de casa conectada ainda é algo recente, ainda não existe um único protocolo padrão na indústria. Além do Zigbee, que é aberto, existem alternativas como o Z-Wave, exclusivo da Silicon Labs, que restringe o uso do mesmo para preservar sua confiabilidade. Esse é o padrão presente em dispositivos da Amazon, por exemplo.
Via ZigBee Alliance
Como saber quem está usando o meu Wi-Fi? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como desativar notificação e silenciar contato no Android Mensagens Web
- Microsoft inaugura primeira loja oficial no Brasil e dá fim às da Nokia
- Golpe no WhatsApp para consulta ao PIS afeta mais de 200 mil pessoas
- Lembra do botão Turbo no PC antigo? Intel quer trazer ele de volta
- Halo 5 ou Destiny? Descubra qual é o melhor FPS com temática futurista
- Como editar vídeos no celular com Quik e Splice, dois apps da GoPro
- Como forçar o download do Windows 10 Anniversary Update
- Robin: smartphone Android que salva arquivos e apps na nuvem faz sucesso
- MacBook Air 2020 fica mais fácil de consertar com novo teclado, diz site
- App para ficar velho: FaceApp volta a fazer sucesso com efeito de idoso
- The Sims 4 terá edição de terrenos e nova profissão blogueira de moda
- Descubra como medir seu nível de estresse com o app S Health pelo celular
- O que é KaiOS? Sistema operacional deixa celular mais simples e barato
- GTA 5: fantasma em mina abandonada intriga jogadores
- Microsoft Teams ganha versão grátis; veja como usar
- Cabo USB-C: solução para carregamento rápido ganha aprovação internacional
- PlayStation Vita ganha novos temas; saibá como instalá-los no portátil
- Como mudar o toque de chamada do Galaxy J2 Prime
- ZenBook 3 Deluxe vs MacBook Pro: compare ficha técnica dos notebooks
- Realidade virtual: aparelhos podem deixar experiência ‘perfeita’